Prazo para Cadastro Técnico do IBAMA

1668

Será encerrada em 30/09 a primeira etapa para o recadastramento obrigatório no Cadastro Técnico do IBAMA.

O Cadastro é previsto como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio ambiente, Art.9º da Lei Federal nº 6.938/81, e regulamentado pela Instrução Normativa do IBAMA nº 06/2013, visando ao controle e monitoramento ambiental das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais.

Dessa forma, o cadastramento e o recadastramento são obrigatórios para empreendedores (pessoas físicas ou jurídicas), cujas atividades utilizam recursos naturais.

Confira os prazos:

30/09/2013

Pessoas jurídicas usuárias do sistema DOF (Documento de Origem Florestal) e as de grande porte, bem como suas respectivas pessoas físicas inscritas como responsáveis legais.

31/12/2013

Pessoas jurídicas de porte médio e as entidades sem fins lucrativos não filantrópicas, bem como seus respectivos representantes legais.

31/12/2013

Pessoas físicas inscritas que não se enquadram na condição de responsável legal de pessoa jurídica.

28/02/2014

Pessoas jurídicas de pequeno porte, microempresas, entidades públicas e entidades sem fins lucrativos filantrópicas, bem como seus respectivos representantes legais – pessoas físicas.

O recadastramento pode ser realizado através do site do IBAMA http://www.ibama.gov.br. Caso não efetue dentro do prazo estabelecido, o empreendedor poderá ter o acesso bloqueado a todos os sistemas geridos pelo IBAMA, além da suspensão aos sistemas estaduais de gestão ambiental.

O empreendedor deverá ficar atento, pois o prazo do Cadastro não altera os prazos de entrega do Relatório Anual de Atividade ou do Ato Declaratório Ambiental – ADA.

Para mais informações sobre o Cadastro Técnico do IBAMA, confira a próxima edição do Boletim Jurídico Verde Ghaia, disponível em meio físico a partir de setembro (projur@verdeghaia.com.br).

Fonte: Gerência de Comunicação e Pessoas  / Projetos Jurídicos – Verde Ghaia

Related posts:

  1. Cadastro Técnico Federal: empresas de médio porte têm até dia 31 para se recadastrar
  2. Publicado regulamento sobre o Cadastro Técnico Federal
  3. Adiamento do início do prazo de preenchimento do relatório anual de atividades previstas no Cadastro Técnico Federal do IBAMA
  4. IBAMA publica norma de execução referente ao recadastramento junto ao CTF/APP
  5. Prazo para recadastramento obrigatório no CTF/APP começou em 01-07-2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ cinco = 7

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>