Ambipar ESG

O que é Risco Legal?

Quando se trata especificadamente do Risco Legal, este ocorre quando a empresa não está em conformidade com as normas obrigatórias estabelecidas para sua atividade, ou seja, está descumprindo a legislação e seus códigos de regimento.

Já a palavra Risco pode ter várias interpretações dependendo do seu contexto, sendo definida de maneira genérica como a probabilidade de que algo possa vir a acontecer ou a ameaça consequente de determinado evento.

Os Riscos são intrínsecos a qualquer ramo ou organização e, em uma empresa, eles são o principal motivo de prejuízos econômicos ou de imagem.

Por esse motivo, é determinante que cada risco legal seja identificado com antecedência para evitar adversidades que poderiam resultar penalidades ou danos à imagem da empresa, por falta de desconhecimento da lei ou senso de prioridade.

Gestão de Leis com Inteligência Artificial

Uma gestão de riscos eficiente também é capaz de proporcionar a empresa um aumento da vantagem competitiva diante do mercado.

Além de promover confiança na tomada de decisões e oferecer proteção para o seu negócio, sendo o planejamento de risco essencial não apenas para prever os eventuais percalços que possam atrapalhar o negócio (risco negativo), mas também para enxergar as oportunidades (risco positivo).

Por que muitas empresas sólidas conseguem acabar em ruínas?

O que é e para que serve uma Matriz de Riscos?

A matriz de riscos, também conhecida como matriz de probabilidade e impacto, é uma ferramenta visual que classifica as adequações, referentes aos riscos identificados, de acordo com sua prioridade.

Exemplo de Matriz de Probabilidade e Impacto

Tendo como prioridade alta as omissões com grau de penalizações mais severas nos âmbitos administrativo, civil e penal.

Facilitando a compreensão do processo de forma geral e estimulando o envolvimento das equipes da organização, pois cada empregado identificará perfeitamente seu papel no cumprimento dos requisitos destinados ao seu setor.

Na Matriz de Risco Legal, que é personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente por uma equipe de especialistas, os riscos são avaliados conforme dois critérios: sua probabilidade de acontecer e o impacto que trará para a empresa.

A criticidade do risco pode ser baixa, moderada ou muito alta, sendo adotadas as cores verde, amarelo e vermelho para identificar cada um deles, respectivamente.

Nesse caso, a empresa possui autonomia para redefinir o nível de prioridade que deseja dar aos riscos, conferindo preferência até mesmo aos riscos sob criticidade moderada, baseando-se no seu modelo de gestão.

E-book gratuito sobre a Importância do Sistema de Gestão Integrada

5 dicas para desenvolver um Gerenciamento de Risco Legal bem-sucedido na sua empresa

Na prática, você deve observar alguns passos para alcançar uma gestão eficiente.

1. Determine os riscos prioritários

Vejamos: um incêndio no prédio de sua empresa representa um risco? Sim!

No entanto, qual é a chance real de que ele ocorra? Pequena, provavelmente, principalmente se a CIPA for ativa e houver todos os cuidados referentes à prevenção.

Sugestão de leitura: O que é e para que serve e CIPA (NR-5)

Agora, quais são as chances de uma recessão no mercado, que reduz o poder de compra do consumidor ou o investimento dos clientes, ocorrer em relação ao um incêndio na sua empresa? Definitivamente maiores e por isso, o segundo exemplo é mais relevante.

Portanto, é preciso determinar as prioridades da empresa, pois perder tempo com possibilidades ao invés de probabilidades só desencadeará em atrasos para a sua gestão.

2. Tenha sempre em mente os componentes do risco

Esta análise tem como base três pontos principais, chamados componentes do risco, são eles:

Evento, Probabilidade e Impacto.

O evento é determinado pela causa raiz, ou seja, aquilo que gera o risco, bem como seus efeitos.

A probabilidade é a chance de tal risco efetivamente ocorrer.

Já o impacto, é a extensão da consequência, o quanto ela vai afetar a empresa.

Para calcular sua exposição ao risco (Ex), basta multiplicar a probabilidade de ocorrência (Pr) pelo impacto (Im) que o evento pode vir a causar, ou seja, quanto maior a probabilidade de um risco acontecer e maior for seu impacto, maior é sua relevância para a empresa.

3. Determine um limite entre o micro gerenciamento de atividades e a gestão focada em objetivos e metas

Tal limite é imposto pelo nível de detalhamento do planejamento, que não pode ser minimalista a ponto de constar apenas a lista de funcionalidades a serem desenvolvidas.

Nem tampouco extremamente exagerado em controles, burocracias e reuniões em excesso e capazes de prejudicar a agilidade da equipe no desenvolvimento da solução.

4. Identifique a interdependência entre atividades

Este passo permite que você estruture os fluxos de trabalho de modo preciso, garantindo que cada membro da equipe compreenda seu papel e evitando assim que o gestor necessite intervir de maneira constante e sufocante.

5. Determine a disponibilidade de cada colaborador

Como nenhum funcionário pode parar seus afazeres para se entregar exclusivamente à gestão de riscos, é necessário criar um calendário que estabeleça os períodos para se dedicar aos projetos em andamento.

Para mais dicas, leia também: Qual o segredo para uma boa gestão de risco na organização?

Considerações Finais

A gestão de riscos não se trata apenas de calcular os riscos do cenário em que seu negócio atua, também analisa profundamente os processos internos de sua empresa.

Dito isto, quando você conhece os desafios que vai enfrentar e aplica as estratégias certas para lidar com os riscos, exerce-se uma liderança com menos surpresas, criando planejamentos mais eficientes, descartando burocracias desnecessárias, impulsionando resultados e melhorando o relacionamento entre todas as partes interessadas.

Para saber mais a respeito da definição de prioridade e avaliação das sanções em virtude do descumprimento de normas, entre em contato com o Departamento de Análise de Risco Jurídico.

Fale conosco e evite riscos desnecessários!

Sair da versão mobile