Ambipar ESG

SGA – Sistema de Gestão Ambiental na Agroindústria

É importante e necessário ter um Sistema de Gestão Ambiental implementado na sua empresa? A resposta é Sim !

Conforme abordamos nos artigos anteriores, ter um sistema de gestão de qualidade, segurança ocupacional e ambiental na Agroindústria é extremamente importante e necessário, como meio estratégico e gerencial de uma organização.

Ressaltamos aqui a importância e participação da Agroindústria no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, principalmente nesse momento de crise que enfrentamos no Brasil e no mundo.

Implementar um SGA na Agroindústria

O tema “Sustentabilidade” é amplamente abordado em todo o mundo, e o Brasil sempre foi referência em matéria ambiental, seja no âmbito legal ou em práticas e medidas de controle ambiental. Entretanto, sabemos que muito ainda deve ser feito em relação a preservação ambiental, criação de novas tecnologias a favor da redução e geração de resíduos, novas políticas ambientais e melhoria no que tange padrões e legislação ambiental.

Nesse sentido, implementar e manter um SGA – Sistema de Gestão Ambiental favorece e possibilita a organização:

Agenda de Sustentabilidade

Em 2013 teve início um processo de negociação mundial, contando com o Brasil em suas discussões e definições a respeito de uma “Agenda de Sustentabilidade” com Objetivos e Metas a serem cumpridos (acordo global sobre a mudança climática, ações contra a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, e proteção do meio ambiente.

Em setembro de 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, foi apresentada uma Agenda Mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais: Social, Econômica, Institucional e Ambiental. Nesse contexto, foram estabelecidos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome Zero e Agricultura Sustentável
  3. Saúde e Bem Estar
  4. Educação e qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

Nota-se que a Agricultura possui uma abordagem objetiva nessa agenda, tanto pela questão de fornecimento de alimentos, quanto pela sustentabilidade.

Importância do SGA na Agroindústria

Diante do exposto, fica clara a importância do SGA na agroindústria e em toda cadeia produtiva, pois favorece a organização no atendimento aos requisitos legais e de gestão, produção de qualidade, condições saudáveis dos processos e o atendimento aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Mundial).

A Verde Ghaia possui equipe altamente qualificada e competente para lhe auxiliar na implantação de Sistemas de Gestão na Agroindústria.

Além disso, temos o Módulo GAIA – Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais, que oferecemos para a Agroindústria utilizar como software de gestão de aspectos e impactos ambientais, e riscos e oportunidades, além de nossas consultorias e auditorias.

Entre em contato conosco e converse com nossos consultores.

Edson Filho |Consultor Verde Ghaia / Advogado


Referência Bibliográfica

ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental

https://www.cepea.esalq.usp.br/br/pib-do-agronegocio-brasileiro.aspx

https://nacoesunidas.org

Sair da versão mobile