Ambipar ESG

Alterações das Instruções Normativas-NR 11 e 12 | IBAMA

https://youtu.be/tKGNHi68Az0

Recentemente, o Ibama publicou as Instruções Normativas número 11 e 12, que regulamentam o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP).

No Projeto Colunistas de hoje, a consultora jurídica Ana Paula dos Santos, esclarece as principais alterações trazidas pelas novas publicações. Fique por dentro desse assunto!

O Ibama publicou em abril desse ano as Instruções Normativas número 11 e 12, que regulamentam o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP).

De acordo com a presidente do Ibama, Suely Araújo “Com as novas instruções normativas, o CTF/APP ganha mais importância como instrumento estruturante do Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente) e da Política Nacional do Meio Ambiente”.

Alterações importantes trazidas pela Instrução Normativa Nº11

A Ibama n°11 altera o artigo 2° da instrução normativa 6, tratando de forma mais clara as atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais descritas nas alíneas a e b.

Já no inciso IV do mesmo artigo, a Ibama 11 apenas dá o conceito do que seria o CTF/APP, ou seja, Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais.

É o cadastro que identifica as pessoas físicas e jurídicas e sua localização, em razão das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais por elas exercidas, nos termos do inciso I do art. 2º e relacionadas no Anexo I.

Alterações importantes trazidas pela Instrução Normativa Nº12

A Instrução Normativa nº 12 institui o Regulamento de Enquadramento de pessoas físicas e jurídicas no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais.

Sendo assim, a Ibama n° 12 traz em seus anexos as atividades e seus enquadramentos, constituindo-se em um instrumento normativo de identificação de correspondência entre as atividades e suas respectivas descrições, sob a ótica da legislação ambiental, especialmente da Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA.

Ana Paula dos Santos | Consultora Jurídica / Colunista Verde Ghaia


Assista ao vídeo e tenha acesso ao conteúdo completo da Coluna!

Fique por dentro das atualizações ocorridas em 2019 na Norma Regulamentadora – NR 12

Sair da versão mobile