Ambipar ESG

Quando o Ar Condicionado causa incêndio: quais cuidados tomar?

Por mais que pareça algo inusitado, as causas de incêndio envolvendo aparelhos de ar condicionado não é tão incomum. Isso se deve a que uma série de requisitos não são observados, seja na verificação dos parâmetros de voltagem, seja na escolha do aparelho e até mesmo na capacidade de resfriamento do mesmo.

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar que novos acidentes aconteçam.

Cuidados a serem tomados com ar condicionado.

Segundo informações do corpo de bombeiros, uma das causas mais comuns é a incompatibilidade da rede elétrica e da tensão do equipamento, que muitas vezes não é revisada antes da instalação.

Conforme explicou um agente do corpo de bombeiros ao Jornal Campo Grande News, “se a fiação não é adequada para uma tensão mais forte, o fio esquenta e acaba derretendo a capa dos fios, que se encontram e entram em curto. [E] como muitas vezes a forração dos prédios é de madeira, o fogo se alastra e acabam ocorrendo incêndios”.

Ar Condicionado ligado por muito tempo

Outra coisa que os bombeiros alertam é para o fato de os aparelhos de ar-condicionado ficarem ligados por muito tempo. O mesmo agente do corpo de bombeiros citado acima ressalta que: “com exceção de geladeiras, freezers e bebedouros, não é aconselhado que aparelhos elétricos fiquem ligados, quando não estão em uso, seja ar condicionado, televisor ou computadores, por exemplo”. Mantê-los desligados, quando não estão em uso, ajuda a evitar acidentes.

Curso da CIPA conforme a NR 5!

Portanto, deve-se estar atento diante de qualquer anormalidade que se apresente nos aparelhos de ar condicionado, tais como:

– Cheiro de queimado no ambiente, vindo diretamente do ar condicionado;

– Equipamento, com frequência, parando de funcionar;

– Sons estranhos vindo do aparelho durante seu funcionamento;

– Superaquecimento do plugue ou cabos;

– Alteração na coloração de plugues;

– Cabos corroídos, frouxos ou lesionados.

Caso ocorra qualquer um desses efeitos recomenda-se desligar o aparelho, desconecta-lo da tomada ou desarmar o disjuntor.

Essa é mais uma dica da CIPA – Verde Ghaia

Maria de Lourdes Fructuoso Cerqueira / Consultor Jurídico Internacional Verde Ghaia

Sair da versão mobile