Ambipar ESG

Vamos dar um upgrade nas auditorias?

Auditoria com foco em Compliance. “Integridade e compliance não somente são a base, mas também uma oportunidade para uma organização sustentável e bem-sucedida.[1]

O trecho acima foi retirado da parte introdutória da ISO 19600:2014, publicada em junho/2016, que traz as diretrizes para um Sistema de gestão de compliance, tema cada vez mais associado e difundido em todos os níveis das organizações.

Compliance nas Auditorias das Organizações

Atualmente há uma enxurrada de regulamentos que norteiam toda e qualquer atividade, sejam contábeis, fiscais, financeiros, trabalhistas, ambientais, dentre vários outros.

Como garantir que os gestores e todas as equipes da empresa tenham conhecimento e, principalmente, coloquem em prática as obrigações legais aplicáveis ao negócio da organização?

Sugestão de leitura: Auditoria de Conformidade Legal e o atendimentos às obrigações

Como tratar os desvios identificados? O que priorizar?

As condutas (ou omissões) que podem expor a marca, as pessoas e o meio ambiente devem ser diagnosticadas o quanto antes, de forma independente e completamente imparcial e por meio de profissionais experientes e qualificados.

A Verde Ghaia, por exemplo, é uma empresa de Compliance em Sustentabilidade que conta com a expertise de consultores e auditores proficientes e aptos para realizar tal diagnóstico/auditoria de modo a  oferecer indústrias e empresas, em geral, o levantamento dos desvios de atendimento aos regulamentos vigentes, em especial os relacionados a meio ambiente, saúde e segurança, qualidade, segurança de alimentos, responsabilidade social e gestão de energia.

Muitas vezes, um documento indicando quais os desvios foram identificados pode ser suficiente para um determinado tipo de empresa, levando em conta a complexidade de seus negócios ou o formato de sua gestão.

No entanto, porque não apresentar, além dos desvios, um estudo que aborde os riscos aos quais a empresa está sujeita pelo não atendimento a uma determinada legislação?

Sugestão de leitura e vídeo: Diagnóstico do Sistema de Gestão e seus Requisitos Legais

Auditoria com foco em Compliance

Os relatórios de auditoria de conformidade legal realizados pela Verde Ghaia são emitidos com base em metodologia própria para trazer para você e sua empresa informações estratégicas para tomada de decisões com base nos itens diagnosticados como não conformes que merecem uma atenção especial.

Imagine ter conhecimento, não apenas das conformidades, mas ir mais além: receber um material contemplando os riscos, as penalidades e até mesmo as estimativas dos valores das multas que poderiam ser aplicadas pelo descumprimento das legislações?

A Verde Ghaia oferece a seus clientes essa importante ferramenta, avaliando as práticas adotadas para gestão dos requisitos legais e trazendo uma avalição dos riscos através de dados reais para tornar o negócio de sua organização sustentável. Quer fazer um upgrade na sua Auditoria?

Fale com um de nossos especialistas!

Ricardo Cardoso – Jurídico Verde Ghaia


[1] ISO 19600:2014, publicada em junho/2016 – Sistema de gestão de compliance — Diretrizes


Sair da versão mobile