×

Vantagens do SOGI


 

Software de Gestão Integrada – SOGI

As vantagens do SOGI são inúmers para o seu negócio.
O SOGI possui várias vantagens para o seu negócio, principalmente se for Corporativo. Com essa plataforma, é possível monitorar os requisitos legais aplicáveis às todas as plantas do seu negócio. Além disso, o SOGI também monitora os aspectos e impactos ambientais, os perigos e riscos à sua atividade.

É uma plataforma fácil de manusear, intuitiva e possível de ser personalizada. Isto é, a Equipe de Desenvolvimento da Verde Ghaia pode incluir itens considerados imprescindíveis para o seu negócio. Confira no Blog do SOGI as principais notícias sobre as funcionalidades da ferramenta na prática.

Aproveite ao máximo o SOGI

Auditorias internas
Auditoria de conformidade legal
Gerenciamento das não conformidades
Gerenciamento dos seus fornecedores.

Mantenha-se atualizado atráves do histórico. Uma vez que é possível a visualização de toda a transação de e-mails e modificações efetuadas no sistema, tais como, inserções, alterações ou exclusões de dados. Além disso, o usuário poderá filtrar informações como módulo, período e usuário. Reduzindo assim, o campo de busca.

O que a Ferramenta oferece?

Acesso online, sem necessidade de Instalação.
Número ILIMITADO de usuários
Garantia de Segurança e sigilo das informações.

Através do Painel de Bordo, o SOGI oferece estatísticas de atendimento da planilha LIRA (Lista de Requisitos Aplicáveis). Desse modo, você será capaz de verificar cda gráfico do módulo, além de ter acesso ao calendário cujas informações irão te orientar quanto as pendências. O sistema eviará automaticamente as notificações.

Outro destaque são as opção para a edição do usuário logado e acesso a outras unidades para empresas corporativas. Os acessos podem ser, certamente, serem definidos para cada tipo de usuário. Sendo eles definidos como Administrador, Tutor e Visitante.

Quer ter uma gestão sustentável? 

Este é o caminho, pois através dos módulos do sistema, você será capaz de buscar por melhoria contínua do seu processo. Fator este, imprescindível para as tomadas de decisão. Com tudo, a plataforma ajudará a manter o alto desempenho do seu SGI, promovendo, agilizando e facilitando sua gestão.

Aumente o desempenho do seu Negócio

O SOGI é perfeito para a gestão de requisitos de normas internacionais, pois é uma plataforma de Soluções para Gestão Integrada com módulos desenvolvidos conforme a Metodologia Verde Ghaia. Salienta-se que todos os Módulos são orientados pelas Normas Internacionais de Certificação, tais como, ISOs, OHSAS e outras.

Oferecemos soluções práticas para o Monitoramento de SGI

Se sua empresa já monitora Sistemas de Gestão ou pretende monitorar, lembre-se de que não basta implantar! Tem que viver o Sistema de Gestão! E é nesse momento que o soGi entra na sua vida! O soGi é uma plataforma de Soluções para Gestão Integrada. Seus módulos foram desenvolvidos de acordo com a metodologia Verde Ghaia e orientados pelas normas internacionais de certificação como as ISOs, OHSAS e outras. O objetivo é oferecer ferramentas úteis para promover, agilizar e facilitar sua gestão.

Conheça as vantagens do SOGI
Sistema de gestão integrada da Verde Ghaia


Conheça a Verde Ghaia


 

História do Grupo Verde Ghaia

A história do Grupo Verde Ghaia começa com o Sr. Deivison Pedroza, aos 24 anos de idade, com programas de educação ambiental infantil. Sendo que, este primeiro projeto acabou desencadeando em Consultorias de Meio Ambiente. Quando ele mesmo viajava por todo o país para atender seus clientes.

Inovação e Tecnologia Verde Ghaia

Ao mesmo tempo, Deivison Pedroza pensava em como melhorar o processo de monitoramento das legislações federais, estaduais e municipais dos seus clientes. Isso porque, tudo era feito apenas através de planilhas Excel. Sendo assim surgiu o soGi, primeira plataforma de monitoramento de requisitos legais on-line. Atualmente, se transformou em um completo software de Gestão e Desempenho em Sustentabilidade.

Com o soGi, várias portas se abriram, inclusive internacionais.  E então, diversos serviços da área começaram a compor o portfólio da Verde Ghaia. E sempre pensando na qualidade de atendimento ao cliente. Consequentemente, foi necessário expandir os horizonte. Abrir novas empresas com foco em serviços inovadores, como Consultoria Online e VG Resíduos.  Assim, buscamos melhoria contínua em nosso atendimento ao cliente. E contínuamos a expandir nossas atividades, atavés de novas frentes de trabalho em parceria com a VG Franchising.

Resultado dos Investimentos

Hoje, com quase duas décadas de experiência no ramo, mais de 2.000 clientes e 120 colaboradores. O Grupo Verde Ghaia está presente em todo o Brasil, América Latina (Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai) e África (Moçambique).

O Grupo é composto pelas empresas Verde Ghaia, Verde Ghaia BioenergiaVerde Ghaia Franchising, Verde Ghaia Consultoria Online e pelo Instituto OKSIGENO. E muitos prêmios conquistados, veja abaixo algumas das conquistas.

Em 2009, o Grupo Verde Ghaia certificou-se nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, o que mantém até hoje. A certificação colaborou ainda mais com seu crescimento, melhoria de procedimentos, na gestão de pessoas e financeira. A Verde Ghaia vende o que realmente acredita.

 

Conheça a Verde Ghaia

 

Conheça também nossos Cursos Online – EAD


SOGI: Apresentação do Módulo Lira da Plataforma SOGI


 

SOGI: Apresentação do Módulo Lira da Plataforma SOGI

SOGI: Módulo Lira

Um dos Módulos do SOGI é o módulo LIRA.

Nesse Módulo, você vai conhecer mais sobre os Requisitos Legais aplicáveis ao negócio da sua empresa. Portanto, será possível visualizar de modo mais completo todo o seu monitoramento. Isto significa que serão monitorados não apenas os requisitos, mas também as evidências objetivas identificadas.

Por conseguinte, este módulo, inclui todos os sistemas que foram contratados. Por exemplo:

Meio Ambiente (MA),
Saúde e Segurança no Trabalho (SST),
Responsabilidade Social (RS),
Qualidade (QL),
Lira NR (NORMAS  REGULAMENTADORAS publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego ),
Lira Outros Requisitos,
Lira NBR (Lista de Normas Técnicas Brasileiras publicadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas com ementários).

Destaca-se, no entanto, que o usuário consegue acessar a planilha, separada por sistema, através do menu LIRA. Para entender melhor o passo a passo do Módulo Lira, leia o post sobre o assunto, no nosso blog.

Assegurando um monitoramento assertivo

Lira é um módulo do SOGI.

A solução que o Módulo Lira oferece ao seu negócio é o monitoramento mais assertivo. Contudo, listar, analisar e interpretar todos os requisitos aplicáveis à sua empresa é uma tarefa e tanto. Sendo assim, a Equipe do Grupo Verde Ghaia oferece a você todas as orientações necessárias para o seu negócio.

LIRA: Módulo do SOGI

Saiba quais são os requisitos legais que sua empresa deve atender!

Através do Lira, sua atividade e o seu sistema de gestão ficam resguardados. Dessa maneira, você evita danos financeiros para o seu negócio e para a imagem da sua empresa.

Conheça mais sobre o Módulo Lira e mantenha a Gestão da sua empresa em dia! Caso deseje, você pode entrar em contato com um dos nossos consultores e solicitar uma apresentação. Aproveite e peça ao seu consultor para te apresentar o modelo outsourcing.

 


Módulo LIRA: Organize os Requisitos Legais da sua empresa


 

Como organizar Requisitos Legais de sua empresa

Organizando seus Requisitos Legais

Organizar os Requisitos Legais aplicáveis à sua organização, não é tarefa fácil. Sabe-se que o Brasil é um dos países que mais possui requisitos a serem seguidos. Isto porque, temos legislação em âmbito federal, estadual e municipal que muitas vezes, não se relacionam.

Desse modo, quem sofre são as empresas para monitorar tanto requisito.

Como agilizar o monitoramento?

O Módulo Lira, da plataforma SOGI é capaz de listar todos os requisitos aplicáveis à sua empresa. Além disso, temos uma equipe técnica e jurídica que capta as leis, analisa e interpreta. Logo em seguida, são inseridas no Módulo LIRA.

Além disso, o módulo Lira permite que você tenha acesso às obrigações que os requisitos legais geram para sua empresa. Portanto, com este módulo, sua empresa será capaz de fazer todo o gerenciamento, por meio das evidências ou doe não cumprimento. Tudo de maneira assertiva!

O Módulo é sempre atualizado

O módulo Lira possui atualização mensal. Além disso, oferecemos todo Suporte Técnico e Jurídico necessários para o bom andamento da sua gestão. De agora em diante, monitorar seus requisitos aplicáveis ficou mais fácil!

Benefícios que o Módulo Lira Oferece

Gestão: Seja capaz de gerir todos os dados confiáveis através de planos de ações adequados, coesos e exequíveis. Para isso, é consideranda todas as necessidades e prioridades da sua empresa.

Organização: Monitore os seus requisitos, organizando-os por sistema de gestão, contratado. NBRs, outros requisitos ou requisitos não validados.

Dashboard: Visualize o cenário real da sua empresa. Aproveite para monitorar seus requisitos legais através de indicadores de atendimento. Tudo com base nas informações registradas no seu sistema.

Gerenciamento de ações: Tenha tudo à suas mãos! Visualize e monitore seu Status, evidências objetivas, datas de vencimento, requisito legal, obrigações e outros. Além disso, você pode definir responsáveis, custo do não cumprimento e índice de recorrências.

Relatórios: Acompanhe os requisitos legais aplicáveis de forma rápida através de gráficos e estatísticas.

Cartas de atualização: Receba diretamente os descritivo de legislações que foram revogadas, incluídas, excluídas ou alteradas no último mês.

Evite multas: Consiga reduzir os riscos de acidentes de trabalho, crimes ambientais ou trabalhistas, monitorando suas obrigações.

Sustentabilidade: Acompanhe os Índices de Sustentabilidade através de metodologia única e eficaz.  Desenvolvida pelo Grupo Verde Ghaia.

Agilidade: Atráves do Módulo LIRA, sua empresa consegue economizar tempo, ganhar em assertividade e ainda  verificar e monitorar as obrigações aplicáveis e não aplicáveis.

Solicite uma apresentação para um de nossos Consultores ou acesse o e-book Apresentação Módulo Lira!

 

 Como organizar Requisitos Legais de sua empresa


PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos


 

PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. É basicamente um documento do SGA de uma organização. No e-book que elaboramos, você vai entender mais um pouco para que serve. Que tipo de empresa contrata e principalmente os benefícios conquistados.

Em que se baseia o PGRS?

Esse programa é baseado nos princípios da não geração e na minimização da geração de resíduos.  Através desse documento, as organizações visam a proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

Muitas organizações contratatam os serviços de PGRS, pois é uma exigência legal para que as atividades possam ser classificadas. A classificação se dá quanto à origem e a periculosidade dos resíduos gerados pela empresa. Além disso, ocorre também em função de liberação de licença ambiental e Alvará sanitário.

Elabore seu Plano de Gerenciamento de Resíduos e saia na frente!

Saiba mais no nosso e-book: Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Saúde.


Conheça a Auditoria de Sistema de Gestão


 

Você precisa realizar uma Auditoria de Sistema de Gestão, mas não sabe se vale a pena? Nós vamos te ajudar a entender melhor a sua funcionalidade e seus benefícios.

O que é Auditoria de Sistema de Gestão

Através dessa auditoria, você é capaz de mensurar seus resultados com precisão. Isto é, mensurar conforme as ações e procedimentos planejados e se a implementação do seu SG foi assertivo e eficaz. Além de ajudá-lo nas adequações dos objetivos definidos para as estratégias da organização.

Como a Auditoria pode te auxiliar

Primeiramente, ao realizar uma auditoria, seja ela interna ou externa, você tem a oportunidade de tirar dúvidas minuciosas. Além disso, é possível desenvolver a sua Matriz de Risco que o ajudará a tomar decisões mais assertivas, sem medo de afetar a imagem da organização.

Portanto, atender e monitorar os requisitos vão ajudá-lo a alacançar não apenas a certificação, mas contribuir para medir seu desempenho. Bem como, mensurar seus resultados, seus procedimentos e avaliar se a implementação foi eficaz e adequada às metas definidas.

Definindo as Auditorias

Dentro do conceito de auditoria, podemos classificá-las, por exemplo:

Auditoria Interna, responsável pelo desempenho relativo ao Sistema de Gestão, considerando as obrigações normativas. Elas ainda auxiliam na avaliação de Conformidade ou Adequação.

Auditoria em Fornecedores está relacionada aos players a cadeia de suprimento. Sendo os critérios, previamente definidos como, por exemplo, seus requisitos legais.

Auditoria Compulsoria é aplicada conforme o ramo de atividade da organização. Portanto, os critérios são definidos pelos requisitos legais e normas específicas.

Acompanhamento de Auditoria Externa são realizados pelos Órgãos Certificadores, responsável a dar suporte a equipe auditada, visando conferir os resultados apresentados.

Duo Auditoria responsável pela avaliação da Conformidade Legal integrada à avaliação da Auditoria de Sistema de Gestão. Seu objetivo principal é medir o desempenho das obrigações e requisitos.

Através do nosso e-book, “Auditoria do Sistema de Gestão” você entenderá com mais detalhe sobre a Auditoria de Sistema de gestão. Aproveite para acessar o Blog e se informar mais sobre o assunto.

 

 


Conheça a Auditoria de Conformidade Legal


 

Quer saber o que é auditoria de Conformidade Legal? E, saber como atender aos seus Requisitos Legais?
Mas, ainda tem algumas dúvidas sobre o assunto? Vamos explicar tudo no nosso e-book a respeito desse processo e como ele funciona.

Auditoria de Conformidade Legal e seus objetivos

Como dito, anteriormente, o objetivo desta auditoria é verificar se você está atendendo à todos os Requisitos Legais. E se esses Requisitos estão condizentes ao seu ramo de atividade. Mas, para que isso aconteça, é necessário passar por um processo de avaliação por profissionais, devidamente capacitados. Visto que, serão esses profissionais responsáveis pela verificação da sua documentação. E que deverão analisá-los de modo, que seja possível apresentar evidências de conformidades ou não. Para que logo depois, ele possa emitir um relatório final, apontando todas as necessidades de melhoria. Para saber mais, temos um passo a passo de como são realizadas a auditoria de Conformidade Legal.

Por que planejar uma Auditoria de Conformidade

Ao planejar sua auditoria de conformidade legal e executá-la com assertividade, você conseguirá gerir seus recursos e processos de tal modo, que será capaz de mensurar os riscos para a organização. Além disso, você terá mais embasamento para tomar decisões estratégicas, priorizar seus recursos, fazer investimentos e gerar relatórios do seu desempenho legal. E quando você cumpre adequadamente seus requisitos, você evita uma não-conformidade, ou mesmo perda da certificação. A perda acontece quando ocorre uma reincidência de uma não-conformidade.

Este serviço é decisório e preparatório para a conquista da certificação internacional, por isso é aconselhável que o processo seja realizado antes da auditoria externa de certificação, manutenção da certificação ou recertificações.

Leia o nosso conteúdo sobre “A Auditoria de Conformidade Legal” e saiba mais sobre o assunto no nosso Blog.


Saiba por que é importante você monitorar seus Requisitos Legais


 

Ainda há organizações, embora poucas, que não sabem por que monitorar seus requisitos legais. Isso ocorre há alguns anos. Pois, o monitoramento dos requisitos era realizado apenas próximo aos processos de certificação. E em outras vezes para evitar penalidades severas à organização. No entanto, ressalta-se que enxergar o monitoramento para este fim, está muito aquém do seu real propósito.

Abrangência do Monitoramento dos Requisitos Legais

Cada empresa tem seu motivo ao optar pelo monitoramento dos requisitos legais. No entanto, é importante ressaltar que monitorar seus requisitos legais é buscar adequação à Conformidade Legal dos seus processos. Seja identificando os requisitos para atendimento às Normas de Gestão ISO. Ou seja para atender a qualificação dos fornecedores, controlar a conformidade legal do negócio.

Há ainda os Requisitos legais sustentáveis. Eles têm como base a legislação ambiental cuja proposta é coligar o desenvolvimento do negócio aos processos da Organização.

Por que gerenciar é importante?

Quand0 uma empresa decide realizar o monitoramento, ela está disposta a alcançar maior controle com a finalidade de avaliar possíveis melhorias para o cumprimento de seus requisitos legais. É comum que as organizações busquem por ferramentas que agilize seus processos.

Sendo assim, é importante criar uma rotina de gerenciamento. E caso seja necessário, inserí-lo na cultura organizacional da empresa para benfeitorar os processos do negócio. Assim como, conseguir mitigar as sanções legais, perdas financeiras desnecessárias e problemas na operação dos processos.

Qual as dificuldades enfrentadas pelas Organizações?

Portanto, ao implantar um Sistema de Gestão que visa atender a todos os requisitos legais, relacionados ao seu negócio é preciso se estar alinhado ao Dept. Jurídico. Será este departamento o responsável pelo acompanhamento e interpretação, para que possa orientar a organização na rotina de seus processos/procedimentos.

O Dept. Jurídico da sua empresa ou de uma empresa especializada, deve ser capaz de buscar de estar por dentro do grande número de legislações Federal, Estadual e Municipal.  E a partir da sua interpretação comunicar quais são os requisitos que a organização deve atender.

Contudo, conhecer o fluxo do atendimento às obrigações é importante para que o gerenciamento do requisitos legais seja atendido com assertividade. Mas, o grande problema é como ter acesso a tantas leis e ainda dar prioridade a sua rotina de trabalho. É por bem dizer inviável e quase impossível. Por isso, a Verde Ghaia investe em ferramentas de gestão. E além disso, faz questão de manter uma equipe jurídica especializada e associada à uma Equipe de Banco de Dados para atualizas diariamente os requisitos legais existentes e vigentes no país.

Leia o nosso e-bookPORQUE MONITORAR OS REQUISITOS LEGAIS e saiba mais sobre as etapas de monitoramento, procedimentos de atualização, estruturação da gestão e ferramentas que agilizam os processos de gerenciamento dos seus requisitos legais.

 

 

 


Blog VG

WhatsApp chat