Arquivos Blog | Grupo Verde Ghaia
×

20° Café Conectado: Atendimento às Normas Regulamentadoras – NRs


 

Normas Regulamentadoras – Como atendê-las?

Normas Regulamentadoras é o assunto do 20Café Conectado da Verde Ghaia! E quem mandou bem sobre o assunto NR foi Francisco de Paula ao lado de Deivison Pedroza. Nosso colaborador é fera em NRs, ele é aquele cara que sabe tudo. Quando cliente tem dúvida sobre NR, é com ele que vão tirar as dúvidas. Por isso, ele foi o nosso convidado do dia para tomar um Cafézinho e discutir o tema com vocês!

Aproveitem ao máximo desse Cafézinho Conectado!

Riscos e Oportunidades das Normas Regulamentadoras

Hoje serão discutidos dois assuntos importantes para um excelente sistema de gestão empresarial. São eles, aspecto ambientais do item 6.1.2 da NBR 14001. Sendo este, um dos temas mais discutidos na última semana. E, além deste, as Normas Regulamentadoras.

Importância das NR dentro do Sistema de gestão

Pela sua experiência de Consultor do grupo Verde Ghaia, Francisco explica que diversos tipos de indústrias e ramos de atividade, a maior dificuldade é a implantação de um SG na área da Saúde e Segurança. Isso porque, existem muitas NRs burocráticas e outras operacionais, que geram altos custos para a empresa. Ele ainda destaca o maior gargalo. As principais são as NR 10 – eletricidade, NR 12 – máquinas e equipamentos e a NR 13 – caldeira, vaso de pressão, tubulação. Isso ocorre porque as empresas alegam envolver um alto custo, por causa da necessidade de adaptação de máquinas e equipamentos.

Deivison Pedroza aproveitou para acrescentar que, embora estejamos no processo de implementação, como o da OHSAS da 18001, por exemplo, o empreendedor destaca os custos elevados. No entanto, não é caro implementar um SG, afirma Deivison Pedroza. Justificando que as consequências pelo não atendimento as NRs podem ser muito mais altas e prejudiciais a imagem da empresa.

Enteder o funcionamento e a aplicabilidade

Entender a aplicabilidade e como cada NR funciona é importante, portanto, quando for implementar o seu Sistema de Gestão. Porém, para ficar por dentro, aconselhamos a pegar uma xícara de café e participar desse bate papo super importante.

Ou se preferir acesse ao video do 20o Café Conectado, clicando na imagem.


Conheça a Auditoria de Conformidade Legal


 

Quer saber o que é auditoria de Conformidade Legal? E, saber como atender aos seus Requisitos Legais?
Mas, ainda tem algumas dúvidas sobre o assunto? Vamos explicar tudo no nosso e-book a respeito desse processo e como ele funciona.

Auditoria de Conformidade Legal e seus objetivos

Como dito, anteriormente, o objetivo desta auditoria é verificar se você está atendendo à todos os Requisitos Legais. E se esses Requisitos estão condizentes ao seu ramo de atividade. Mas, para que isso aconteça, é necessário passar por um processo de avaliação por profissionais, devidamente capacitados. Visto que, serão esses profissionais responsáveis pela verificação da sua documentação. E que deverão analisá-los de modo, que seja possível apresentar evidências de conformidades ou não. Para que logo depois, ele possa emitir um relatório final, apontando todas as necessidades de melhoria. Para saber mais, temos um passo a passo de como são realizadas a auditoria de Conformidade Legal.

Por que planejar uma Auditoria de Conformidade

Ao planejar sua auditoria de conformidade legal e executá-la com assertividade, você conseguirá gerir seus recursos e processos de tal modo, que será capaz de mensurar os riscos para a organização. Além disso, você terá mais embasamento para tomar decisões estratégicas, priorizar seus recursos, fazer investimentos e gerar relatórios do seu desempenho legal. E quando você cumpre adequadamente seus requisitos, você evita uma não-conformidade, ou mesmo perda da certificação. A perda acontece quando ocorre uma reincidência de uma não-conformidade.

Este serviço é decisório e preparatório para a conquista da certificação internacional, por isso é aconselhável que o processo seja realizado antes da auditoria externa de certificação, manutenção da certificação ou recertificações.

Leia o nosso conteúdo sobre “A Auditoria de Conformidade Legal” e saiba mais sobre o assunto no nosso Blog.


Blog VG