×

7° Café Conectado: Sistema de Gestão da Qualidade / ISO 9001:2015


 

No 7o Café conectado o tema discutido foi sobre a Interpretação da NBR ISO 9001 versão 2015. Em outras palavras, discute-se sobre Sistema de Gestão da Qualidade nos processos das Organizações.

A proposta tem como finalidade, discutir sobre a organização dos processos internos, melhorar a gestão da empresa.  Inegavelmente, a NBR ISO 9001:2015 é utilizada por milhares de empresas de todo o mundo.  Sem dúvida, implementar a norma, significa ir em busca de melhorias na qualidade dos seus produtos e serviços.

7º Café Conectado:  ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade

Por certo, quase uma commoditie, a ISO 9001 é essencial para profissionais que buscam reduzir seus custos através de melhorias em seus processos.  Desse modo, pensa-se na satisfação do cliente como ponto crucial da norma. Isto porque, ao implementar e cumprir a Norma, ela se estabelece uma relação de confiança entre a empresa e cliente.

Nesse 7o Café Conectado, você assistirá com detalhes todos os requisitos da nova norma de Gestão da Qualidade. Em seguida, vale a pena dar um “UP” no seu conhecimento. Por esse motivo, o Grupo Verde Ghaia oferece os mais diversos cursos online.  Antes de mais nada, vale a pena dar uma conferida sobre o curso: Norma ISO 9001:2015.

Em resumo, as vídeo-aulas, os infográficos, as apostila, os slides e as avaliações foram elaborados por Auditores Líderes do Grupo Verde Ghaia. Bem como, todos os nossos consultores são profissionais com experiência prática e teórica no tema.

O Curso é voltado para Gestores e técnicos da qualidade, representantes da direção e profissionais. Bem como, para todos aqueles que queiram se atualizar na nova versão da norma.

Conteúdo: O que você verá no Curso Online?

A fim de exemplificar o Curso Online, mencionamos abaixo alguns dos conteúdos a serem estudados.

  • Evolução das Normas
  • Estrutura de Alto Nível – Anexo SL
  • Sistemas de Certificação
  • Conceitos
  • PDCA
  • Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001:2015
  • Contexto da Organização
  • Liderança
  • Planejamento
  • Suporte
  • Operação
  • Avaliação do desempenho
  • Melhoria

Certificado após a conclusão do Curso

Antes de mais nada, o certificado é gerado automaticamente pelo sistema. Isto é, desde que o usuário conclua o curso e alcance a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. Em seguida, o certificado é emitido com o nome do curso, carga horária, nome do colaborador. Além disso, há a assinatura do coordenador do curso, assinatura do responsável pela instituição, data de conclusão e CNPJ da instituição. E, finalmente, todas as características obrigatórias para validade do documento.

Confira o vídeo do Café Conectado sobre a ISO 9001:2015! Clique aqui!

Quer saber mais sobre as novas versões das normas?

Afinal, ao se falar sobre Gestão da Qualidade, a ISO 9001:2015 tem sido mais exigente. Isso porque, é necessário ter mais controle dos processos. direcionando-os para o contexto da Organização. Ademais, deve-se pensar no SGQ como uma ferramenta para gerir o seu negócio. Decerto, o seu negócio conseguirá elaborar melhor suas estratégias.

Confira mais conteúdo sobre o assunto com a equipe de Consultoria Técnica e Jurídica da Verde Ghaia ou entre em contato com a Consultoria Online Verde Ghaia.

Quero saber mais sobre a ISO 9001:2015
Baixe o seu e-book e saiba tudo sobre as Normas ISO 2015.

BAIXE SEU E-BOOK – ISO 9001
BAIXE SEU E-BOOK – ISO 14001

 


6° Café Conectado: Saúde e Segurança no Trabalho


 

6o Café Conectado: Saúde e Segurança no Trabalho

O curso de Interpretação da OHSAS 18001:2007 dispõe sobre todos os requisitos da norma. Não obstante, é ela que rege, internacionalmente, as empresas na área de saúde e segurança no trabalho. Em resumo, essa norma visa:

  • Atender a legislação de segurança e saúde dos colabordores;
  • Identificar quais são os riscos e perigos das atividades da organização.
  • Atuar preventivamente na saúde e segurança dos colaboradores;
  • Conscientizar os colaboradores sobre a saúde e integridade física dos colaboradores.

Conteúdo aboradado no Curso Online

  • O que é OHSAS
  • Termos e definições
  • Requisitos do sistema de gestão da SST
  • Requisitos gerais
  • Política de SST
  • Planejamento
  • Verificação

Qual a proposta do Curso OHSAS?

Desse modo, as empresas precisam estar cada vez mais, adequadas às normas de saúde e segurança do trabalho. Além disso, deve-se evitar os acidentes de trabalho, assim como as doenças ocupacionais. Assim sendo, é necessário evitar processos trabalhistas por falta de interesse no bem-estar do seu colaborador.

Por isso, é essencial que elas tenham profissionais que conheçam o que é aprovado internacionalmente como essencial para as empresas nestes quesitos. Por isso, entender a OHSAS 18001:2007 é um diferencial na carreira dos profissionais que trabalham com saúde e segurança no trabalho.

Profissional com interesse pela área da saúde e segurança do trabalho. Não é necessária formação específica na área.

Confira a discussão sobre o tema, através do link do vídeo: Café Conectado!

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema, assim que o usuário concluir o curso e alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. O certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, assinatura do coordenador do curso e data de conclusão.

Conheça alguns cursos na área de Saúde e Segurança no Trabalho. Clique aqui!

 


5° Café Conectado: Legislação Ambiental


 

5o Café Conectado: Legislação Ambiental

No 5o Café Conectado, falamos sobre a Legislação Ambiental. Posto que, é a Legislação Ambiental que fornece os parâmetros para balizamento, assim como a identificação das ações de manejo ambiental. Buscando, portanto, estar em conformidade com a legislação.

E, quando se fala em Legislação Ambiental Brasileira, logo vem a mente a complexidade. Em contrapartida, é a lei mais completa, com a finalidade de reduzir as consequências devastadoras ao meio ambiente. E, para andar dentro da Lei e não sofrer infrações e multas, deve-se segui-las com afinco. Nessa perspectiva, temos uma Lei voltada tanto para pessoas físicas quanto Jurídicas.

Por conseguinte, as Leis ambientais devem ser compreendidas e praticadas em sua totalidade. Espera-se, contudo, que a sociedade (pessoa física e jurídica), adotem posturas responsáveis e comprometidas.

Curso Teórico

O Curso Online – Verde Ghaia, discute as principais obrigações previstas na Regulamentação Federal, abrangendo a temática Ambiental. De tal forma, espera-se possibilitar uma compreensão mais ampla sobre a importância da Gestão preventiva. Estima-se, portanto, que esta seja eficiente quanto ao atendimento às obrigações ambientais.

Sob o mesmo ponto de vista que a Legislação, o curso tem como objetivo, propiciar ao aluno entendimento estratégico dos impactos e das penalidades associadas à gestão ambiental. Todo o material do curso é constituído por apostila, slides, debate e avaliação.

Conteúdo

Meio Ambiente e Legislação
Política Nacional de Meio Ambiente
Gestão de Recursos Hídricos
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Flora
Responsabilidade Ambiental
Educação Ambiental

Público alvo

Supervisores,
Coordenadores e demais Responsáveis pelas Áreas de gestão ambiental da organização;
Profissionais da área de gestão ambiental que atuem em atividades empresariais/industriais;
Advogados que atuem na ambiental;
Profissionais que atuem com sistema de gestão de empresas e
Demais interessados pela área de gestão ambiental.

Metodologia

O aluno receberá o cerificado de conclusão do curso, visto que, ele alcance 70% da pontuação total na prova final. A prova poderá ser realizada até 60 dias após a matrícula. Assim sendo, para se capacitar para esta prova o aluno deverá:

Assistir à(s) aula(s) ao vivo
Acessar slides e apostilas
Assistir aos vídeos e infográficos
Participar de debate no Fórum

Em caso de dúvidas, o aluno poderá enviá-las ao(s) tutor(es) que estarão disponíveis durante todo o curso.

 Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema. Assim que o usuário concluir o curso. Ressalva-se que é preciso alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. O certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, assinatura do coordenador do curso e data de conclusão.

Assista ao vídeo do 5o Café Conectado!


4° Café Conectado: ISO 22000:2006 – Gestão de Segurança de Alimentos


 

ISO 22.000 – Gestão de Segurança de Alimentos

A ISO 22000 é a responsável por definir os requisitos do sistema de gestão de segurança de alimentos.  As suas normas buscam adequar todos os processos da cadeia alimentar das organizações. Em outras palavras, a Norma visa melhorias nos processos envolvendo tanto os produtores de equipamentos, agentes de limpeza, materiais de embalagem quanto os ingredientes e aditivos.

Por conseguinte, é comum organizações buscarem integrar seu SGQ ao Sistema de Segurança de Alimentos. Visto que, após a integração é possível implementar controles de risco em todo o processo. Em suma, é através da integração que as Organizações melhoram seus processos.

Conteúdo

Curso de Interpretação da NBR ISO 22000. Aprenda com detalhes todos os requisitos da norma de Gestão de Segurança de Alimentos.

O curso é constituído por vídeo-aulas, infográficos, apostila, slides e avaliações. Todo o material foi montado pelos auditores líderes da Verde Ghaia. Em suma, você terá profissionais com experiência prática e teórica no tema.

Introdução
Requisitos gerais e documentação
Responsabilidade da direção
Gestão de recursos
Planejamento e Etapas preliminares da análise de perigos
Análise de perigos
Verificação, rastreabilidade, controle de não conformidades e recolhimento
Validação, verificação e melhoria do sistema de gestão de segurança de alimentos

Objetivo

O domínio dessa norma é essencial para profissionais que atuam, ou têm interesse na área de gestão da segurança de alimentos, que trabalham no campo, em uma pequena cozinha ou até em grandes fábricas de alimentos. A norma é cada vez mais buscada por empresas que se preocupam em diminuir contaminações tanto na produção, fabricação ou transporte de alimentos.

Quem pode fazer o curso?

Profissional com interesse pela área de gestão da segurança de alimentos.
Não é necessária formação específica na área.

Metodologia do Curso

O aluno receberá o cerificado após a conclusão do curso. Desde que ele, alcance 70% da pontuação total na prova final. A prova poderá ser realizada até 30 dias após a matrícula.

Para se capacitar para esta prova o aluno deverá:

Assistir à(s) vídeo-aula(s)
Acessar slides e apostilas
Assistir aos vídeos e infográficos
Participar de debate no Fórum

Em caso de dúvidas, o aluno poderá enviá-la ao(s) tutor(es) que estarão disponíveis durante todo o curso.

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema, assim que o usuário concluir o curso e alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações.

Ademais, o certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, assinatura do coordenador do curso e data de conclusão.

ASSISTA AO VÍDEO – 4o CAFÉ CONECTADO!


3° Café Conectado – Gerenciamento de Resíduos


 

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O gerenciamento de resíduos tem sido ponto de muitas discussões nas organizações. Empresas de todos os portes tem buscado por  melhores formas de gestão. Isso porque, gerir o controle de receitas e despesas, por área geradora, por exemplo, é um desafio árduo. Em contrapartida, as organizações que gerenciam seus processos com eficácia todas as etapas de coleta, conseguem como resultado, a redução de custos.

Portanto, ao se falar em gerenciamento de resíduos, certamente se fala em um conjunto de procedimentos de gestão. Antes de mais nada, a gestão de resíduos não é tão complicada quanto parece. No entanto, é essencial planejar e buscar por ferraments funcionais que possam minimizar os impactos ambientais. Todavia, isso signifca evitar prejuízos como multas e motificações.

O Grupo Verde Ghaia apresenta nesse curso, uma gestão completa do processo e monitoramento, discutindo pontos importantes para as tomadas de decisões estratégicas.

Conteúdo do Curso

Gerenciamento de resíduos
Controle de geração
Caracterização e classificação
Manuseio
Armazenamento temporário
Transporte externo
Disposição e destinação final

Objetivo

Proporcionar aos participantes informações sobre os impactos ambientais causados por resíduos sólidos e os processos de gerenciamento nas etapas de coleta, transporte, tratamento e destino final do lixo. Esse curso é direcionado para:

Gestores e técnicos da área de meio ambiente
Estudantes

Metodologia

O aluno será aprovado no curso, caso alcance 70% da pontuação total, na prova final. A prova poderá ser realizada até 30 dias após a matrícula. Para se capacitar para esta prova o aluno deverá:

Acessar slides e apostilas
Assistir aos vídeos e infográficos
Realizar avaliações

Em caso de dúvidas, o aluno poderá enviá-la ao(s) tutor(es) que estarão disponíveis durante todo o curso.

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema. Assim que o usuário concluir o curso e alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. O certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, bem como a assinatura do coordenador do curso e data de conclusão.

 

ASSISTA AO VÍDEO – 3º CAFÉ CONECTADO!


2° Café Conectado: Direito Ambiental para Não Advogados


 

Falando sobre Direito Ambiental para Não Advogados

Quando falamos de Legislação muitos se assustam, principalmente quando o assunto é Meio Ambiente. Sabe-se que a legislação ambiental brasileira é extremamente complexa. Pois, estamos falando de leis municipais, estaduais e federais que constantemente estão sendo atualizadas. Faz-se necessário, portanto, compreender em sua totalidade a Legislação Ambiental, de tal modo que seja possível influenciar os mais diversos setores da Infraestrutura e da indústria brasileira.

Sabe-se que hoje, há inúmeros diplomas legislativos e diversas ferramentas que primam pela regulamentação das ações humanas, a fim de minimizar os impactos ao meio ambiente.  Porém, a criação destes pode resultar, para as organizações e profissionais da área ambiental, algumas dificuldades para identificar a melhor conduta a ser seguida.

Diante desse cenário, o curso pretende abordar de forma simples e objetiva um panorama geral da legislação ambiental.  A princípio, busca-se influenciar diretamente o trabalho do dia-a-dia dos profissionais que lidam com a temática ambiental, mas que não possuem formação na área jurídica.

Conteúdo

O curso apresentado pelo Grupo Verde Ghaia, aborda temas importantes vinculadas à base do direito ambiental. Sendo que, que todos os conteúdos serão aprofundados. Como, por exemplo:

As competências ambientais,
Responsabilidade ambiental
Os riscos jurídicos ambientais,
A implementação do compliance ambiental nas organizações,
A qualificação ambiental de fornecedores,
O licenciamento ambiental.

Outros temas que também serão discutidos, visto a sua importância. Por exemplo:

Legislação ambiental
Licenciamento ambiental
Resíduos sólidos em geral
APP
Reserva legal
Outorga de recursos hídricos

Metodologia

O aluno receberá o cerificado de conclusão do curso, caso alcance 70% da pontuação total na prova final.Salienta-se que a prova poderá ser realizada até 60 dias após a matrícula. Para se capacitar para esta prova o aluno deverá:

Acessar slides e apostilas
Assistir aos vídeos e infográficos
Participar de debate no Fórum

Em caso de dúvidas, o aluno poderá enviá-la ao(s) tutor(es) que estarão disponíveis durante todo o curso.

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema. Assim que, o usuário concluir o curso e alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. O certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, assinatura do coordenador do curso. Além disso, há a assinatura do responsável pela instituição, data de conclusão e CNPJ da instituição, características obrigatórias para validade do documento.

Quer escutar sobre o assunto?

Assista ao nosso vídeo – 2º Café Conectado: Direito Ambiental para Não Advogados


1° Café Conectado: Legislação de Saúde e Segurança no Trabalho


 

Legislação de Saúde e Segurança no Trabalho.

Inegavelmente, as empresas têm investido com mais afinco em Saúde e Segurança no Trabalho. Isto porque, elas têm percebido melhorias nas suas relações comerciais, que por sua vez, exigem gerenciamento de riscos e perigos mais eficientes.

Desenvolver uma Gestão Preventiva e eficiente

Além disso, com a constante cobrança advindas das Leis, é possível elaborar uma gestão preventiva e eficiente para o atendimento às obrigações de Saúde e Segurança do Trabalho. E, certamente, muitas organizações buscam por um gerenciamento mais responsável e trasnparente com os seus colaboradores diretos e indiretos.

Portanto, é importante capacitar os participantes quanto ao entendimento das principais obrigações previstas na regulamentação federal, abrangendo a temática de saúde e segurança do trabalho. E, em especial, as previstas nas Normas Regulamentadoras – NR´s  do Ministério do Trabalho;

Contudo, é preciso que as Organizações e seus colaboradores estejam atentos e compreendam a importância de um planejamento estratégico dos riscos e penalidades associadas à gestão de Saúde e Segurança no trabalho.

Cursos Online: aprendizado para vida toda

O conteúdo no Curso Online Verde Ghaia perpassa por vários caminhos. Apresentaremos para você desde História da Saúde e Segurança do Trabalho, o seu surgimento e evolução dos regulamentos até as NRs. Acima de tudo, apresentaremos temas que abordam a gestão de SST e seu atendimento, conforme a legislação brasileira.

Todos os Cursos Online Verde Ghaia são realizados por profissionais capacitados. São profissionais experientes, que atuam no dia a dia e vivenciam as mais diversas situações. Dessa forma, todos os tutores estão devidamente preparados para orientá-lo na sua jorndas de aprendizado.

Público alvo: a quem se destina?

Supervisores, Coordenadores e demais Responsáveis pelas Áreas Segurança no trabalho, Higiene Ocupacional e/ou Recursos Humanos das atividades Industriais;

Profissionais da área de Segurança do Trabalho (Técnicos de Segurança, Engenheiros, etc.) que atuem em atividades empresariais/industriais;

Advogados que atuem na área de Segurança do Trabalho;

Profissionais que atuem com sistema de gestão de empresas e demais interessados pela área de Saúde e Segurança no Trabalho.

Metodologia utilizada pelo Grupo Verde Ghaia

O aluno receberá o cerificado, após a conclusão. Isto se ele alcançar 70% da pontuação total na prova final. A prova deverá ser realizada até 60 dias após a matrícula. Para se capacitar para esta prova o aluno deverá, por exemplo:

Acessar slides e apostilas
Assistir aos vídeos e infográficos
Participar de debate no Fórum

Em caso de dúvidas, o aluno poderá enviá-las ao(s) tutor(es) que estarão disponíveis durante todo o curso.

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema. Assim que, o usuário concluir o curso e alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. Além disso, o certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, assinatura do coordenador do curso e data de conclusão.

Informe-se mais!

Conheça alguns cursos na área de Saúde e Segurança no Trabalho.
Fique por dentro da discussão!
Assista o 1o CAFÉ CONECTADO: LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.


14° Café Conectado: adequação das novas versões ISO 9001 e ISO 14001


 

Novas versões ISO 9001 e ISO 14001. Adequação das novas versões e as principais dificuldades. Esse é o tema de hoje, no 14o Café Conectado com a presença de Deivison Pedroza e Paula Baptista.

Pegue sua xícara de café e venha fazer parte desse bate-papo com quem entende de Sistema de Gestão.

Modalidade de Implantação do Sistema de Gestão

Tempo e Gastos maiores com o processo de implantação e certificação. Esses são dois itens que mais escutamos na hora de fazer a migração. Mas, afinal, porque muitas organizações reclamam desses dois itens?

Isso ocorre, porque o último ano de migração é quando mais se procura por auditores e consultores para adequação das novas normas ISO 9001 e 14001. E, consequentemente com a oferta e demanda, o mercado eleva seus preços. Por tanto, o melhor é se adequar antes do prazo final. Setembro de 2018.

Uma das modalidades que vem sido realizada pelo Grupo Verde Ghaia nesses últimos anos é a modalidade Online. Desse modo, contribuímos com a diminuição de despesas e, principalmente de tempo.

A nossa Consultora Paula Baptista vai explicar um pouco sobre as modalidades: distância (online) e a presencial. Embora, muitas organizações estejam acostumadas a presencial, a online tem sido muito requisitada. Visto que, ela oferece baixo custo de implantação, além de agilizar todo o processo.

Lembrando que o processo de adequação termina em setembro. Não deixe para a útlima hora!

Dificuldade de adequação as novas versões ISO 9001 e 14001

Houve muitos processos novos para implantação das novas versões, assim como novas metodologias. Dentre elas, podemos citar, por exemplo, matriz SWOT, gestão de riscos, melhoria do planejamento estratégico. Essas novas metodologias tem deixado os processos de implantação mais caros. e morosos. Principalmente, para as organizações que tendem a deixar para a última hora o processo de adequação da novas versões da norma ISO 9001 e 14001.

E você já está revendo seu planejamento e adequando seus processos as novas versões ISO 9001 e 14001? Se já começou ou se ainda está aguardando,venha tomar um Café conosco e implementar melhorias nos seus processos.

Esperamos por você no 14o Café Conectado

Ou clique na imagem para assistir!

 

Quer saber mais sobre as novas versões das normas?

Confira o material orientativo que a equipe de Consultoria Técnica e Jurídica da Verde Ghaia preparou:

Para mais informações acesse:
Consultoria Online Verde Ghaia


13° Café Conectado: Nova Deliberação Copam 214


 

A pauta de hoje é sobre as leis relacionadas a Educação Ambiental – Deliberação COPAM 214. E para discutir esse assunto, no 13o Café Conectado, Deivison Pedroza bate um papo com Robert Andrade, Gestor do Instituto Oksigeno.

Então pega rápido o seu cafézinho e vamos bater um papo sobre a nova deliberação COPAM 214.

Gestão em Educação Ambiental no Brasil

Robert Andrade, Gestor da OSCIP Oksigeno discutirá sobre as deliberações no Estado de Minas Gerais e no Brasil. Assunto importante para um sistema de gestão educativo eficiente. Educação Ambiental é responsabilidade de todos.E, principalmente para os empresário, junto a comunidade.

A extinção da COPAM 110 ocorreu devido a sua limitação e somente com a 214 é que conseguiu expandir a sua ára de abragência. Além disso, a 214 já informa o usuário quais são os empreendimentos e atividades que não necessitam de elaborar o PEA.

Para quem não entende sobre as terminologias, PEA significa Programa de Educação Ambiental. Há ainda o EIA – Estudo de Impacto Ambiental e RIMA – Relatório de Impactos Ambientais.

Mudanças nos Eixos Temáticos – COPAM 214

H0uve uma grande mudança. Anteriormente, na 110 havia muitos detalhes dos eixos temáticos, quando fossem pertinentes. A 214, no entanto, retirou os eixos temáticos e orientou que devria ser contemplado o contexto sócio-econômico, biótico e físico.

Isso significa que agora, deverá ser dado enfâse na área onde o seu projeto de Educação Ambiental será executado. Sendo esta uma determinação.

Informações sobre a Deliberação COPAM 214

Você quer mais informações sobre a Deliberação 214? Pegue sua xícara e venha participar do 13o Café Conectado. 

Clique na imagem para assistir:


Blog VG

WhatsApp chat