Ambipar ESG

A importância da Comunicação no Sistema de Gestão Integrado – SGI

O e-book de hoje vai apresentar a importância e a relevância da Comunicação no SGI. Sabe-se que a Comunicação é fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. Visto que muitas vezes são as falhas, as interferências e a falta dela que atrapalham o alinhamento das equipes.

Portanto, se a sua equipe não acredita e não trata a comunicação como fator importante, sua equipe estará fadada ao fracasso.

Determinando a Comunicação Interna e Externa

É de responsabilidade da organização determinar quais serão as comunicações internas e externas, pertinentes ao sistema de gestão. Por exemplo, na Norma ISO 9001 e 14001 no item 7.4, trata-se, exclusivamente sobre o assunto. A Comunicação. E fica como dica o uso da ferramenta “5W2H” que ajudará na hora de enviar o comunicado.

Segundo o item da Norma, é possível interpretarmos e defirmos, por exemplo:

Sobre o que comunicaremos;
Quando será feita a comunicação;
Com quem será realizada a comunicação;
Como comunicaremos;
E para quem será enviada a comunicação;

Deste modo, deve-se enxergar a Comunicação como parte do processo de melhorias é fundamental. Ela também visa apoiar outros itens normativos, tais como, os itens 7.3 e 8.2.O primeiro se refere a Política da Qualidade e o segundo item a Política ambiental. Entretanto, ambos os itens, solicitam que a comunicação aconteça tanto para as partes interessadas quanto divulgadas a todos na organização.

Como Implementar a Comunicação do SGI

Sugerimos abaixo algumas possibilidades de implementar e melhorar a comunicação do seu SGI. Contudo, você deve primeiramente, avaliar quais serão as melhores estratégias e que serão assertivas. Pois, não adianta só divulgar, todos os colaboradores precisam ter acesso fácil e rápido ao comunicado.

Deve-se ficar atento às outras formas de comunicar. Visto que temos duas formas: a comunicação interna e a externa, isso significa que são “alvos” diferentes. E que que precisam se manter informados, mas que utilizam outros formas de interação.

Quer saber como funciona e como implementar isso tudo?
E quais as ferramentas você pode utilizar para ter sucesso no seu processo de comunicação?

Leia o nosso e-book “QUAL A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO SEU SGI?” E fique informado. A comunicação contribuirá para o seu sucesso!

Sair da versão mobile