Ambipar ESG

Direito ambiental – As novas tendências e desafios

Direito Ambiental: As novas Tendências e Desafios

Direito Ambiental: As novas Tendências e Desafios
Analisar o que está por vir é, atualmente, não só uma necessidade, mas também um dever de todos.

Não há como falar em tendências sem analisar as experiências passadas com os modelos de gestão adotados e as reações a cada crise apresentada.

As novas tendências e desafios do

Nos dias atuais, fala-se principalmente sobre a crise econômica que se iniciou em 2008 nos Estados Unidos. Além disso, escuta-se muito a respeito da crise energética, crise social, educacional, moral e ecológica.

A degradação e poluição ambiental estão tomando dimensões preocupantes e alarmantes. Todas estas crises se encontram numa fundamental: a sociedade dos tempos modernos. Indubitavelmente, esta é uma crise global, pois este formato se difundiu no mundo todo.

A economia capitalista é alicerçada na privatização dos lucros e na socialização dos prejuízos, vez que poucos se beneficiam com grande abundância de bens, muitas vezes desnecessários a um estilo de vida sustentável, enquanto a grande maioria carente se supre do que é essencial, quando possível.

Os desafios em evidência

O um dos grandes desafios do Direito Ambiental é contribuir com a mudança de mentalidade da sociedade. Isso porque, tem-se percebido que os maiores danos ambientais são causados, principalmente pela ação direta do indivíduo.

É necessário, portanto, que o indivíduo se torne mais consciente de suas ações e de sua condição enquanto causador da degradação ambiental. Um exemplo dessas condutas do indivíduo é o consumo excessivo e o descarte de resíduos.

De acordo com as pesquisas realizadas pela Abrelpe, Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil chegou a produzir em 2010 1,152kg por habitante/dia. E, o grande mistério é entender o destino de todo esse resíduo gerado. A geração de resíduos é pauta de discussão em voga, uma vez que ocasiona graves impactos ambientais e sociais.

No entanto, em 2010, foi-se sancionado a PNRS, Política Nacional dos Resíduos Sólidos. A PNRS visa ações mais sustentáveis, buscando distribuir as responsabilidades à toda a sociedade e não apenas às organizações. Além disso, outras medidas foram ressaltadas, como a logística reversa.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o e-book!

Direito Ambiental: As novas Tendências e Desafios

Boa Leitura!

Sair da versão mobile