Ambipar ESG

ISO 45001: Principais motivos para implementar ISO de SSO

ISO 45001 foi planejada para reduzir a fragmentação no mercado global. Almejando assim, a permissão para que os mesmos critérios de gestão de SSO fossem usados pelas organizações em todo o mundo. 

Essa fragmentação ocorria por falta de um padrão internacional. Isto é sua responsabilidade é o de estabelecer os requisitos para a gestão de saúde e segurança ocupacional.

O que a ISO 45001:2048 especifica?

A ISO 45001 especifica requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO). Desse modo, a nova Norma traz orientações para que a organização possa promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.

E assim, prevenir lesões, doenças e fatalidades relacionadas ao trabalho e, consequentemente, melhorando proativamente o desempenho de SSO. Aproveite para ler o conteúdo sobre Termos e Conceitos desta nova versão.

Diferença entre a ISO 45001 e OHSAS 18001

A primeira grande diferença entre a ISO 45001 e a OHSAS 18001 é a estrutura de cada uma delas. Isto é, a ISO 45001 é baseada no “Anexo SL”, que define uma estrutura de alto nível. Além disso, são textos, termos e definições comuns para a próxima geração de sistemas de gerenciamento. Sendo estas definições já seguidas, por exemplo, pela ISO 9001 e ISO 14001.

A ISO 45001:2018 traz mais ênfase ao gerenciamento de riscos de SSO. E, principalmente de oportunidades de SSO, abordando a necessidade de atuar em qualquer oportunidade de melhoria resultante da identificação de perigos, avaliação de risco e outras atividades da organização, incluindo o seu contexto.

Agora, no entanto, as Organizações deverão agora determinar, avaliar e, quando necessário, tomar ações para abordar qualquer risco ou oportunidade que impactar negativa ou positivamente a sua capacidade em atingir o desempenho pretendido com o Sistema de Gestão de SSO.

Inicialmente, pode parecer algo complicado, mas a nova norma vem com a proposta de facilitar e agilizar o gerenciamento do Sistema de Gestão das organizações.

Baixe o e-book que trata sobre as mudanças e a importância da Implementação da Norma para o seu negócio!

ISO 45001: Principais motivos para implementar ISO de SSO

Sair da versão mobile