Ambipar ESG

2° Café Conectado: Política Ambiental na ISO 14001:2015

De acordo com a Norma ISO 14001, as organizações precisam definir sua Política Ambiental conforme o escopo do SGA (Sistema de Gestão Ambiental). Para isso, é necessário contextualizar a natureza da orgnização, bem como a escala dos aspectos e, principalmente, impactos ambientais das atividade desempenhadas.

É justamente, a Norma ISO 14001 que dará direcionamentos, através dos seus objetivos que especificam os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental eficiente, independentemente do seu porte.

A partir das definicões, as organizações serão capazes de colocar em ação práticas sustentáveis em seus negócios.

O que é Política Ambiental – ISO 14001?

De acordo com a Lei nº 6.938/81, a Política Nacional do Meio Ambiente visa a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, assegurando condições de desenvolvimento socioeconômico e à proteção à dignidade da vida humana.

Portanto, pode-se entender que a Política Ambiental é um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas pelas empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável.

Desse modo, quando se estabelecem as políticas ambientais, as empresas devem seguir os princípios e os valores ambientais estabelecidos pela ISO 14001.

Qual a estrutura da Política Ambiental?

A estrtutura da política visa os requisitos ambientais, portanto o primeiro passo deve ser a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Isto porque através de um SGA, a organização será capaz de elaborar sua Política da Qualidade, demonstrando seu compromisso com as partes interessadas.

Venha participar do Café Conectado com Deivison Pedroza e saber mais sobre Política Ambiental.

Sair da versão mobile