Ambipar ESG

Quanto custa a ISO 9001?

É muito comum falarmos de ISO 9001 e imediatamente pensarmos na certificação em si. A ideia que se tem é como se a certificação fosse um diploma a ser conquistado pela empresa. De fato, ter o selo da norma atrelado à marca pode ser um diferencial e uma vantagem até mesmo para aquele contrato que a empresa desejava obter, mas só seria possível após a certificação.

É inquestionável que alcançar a certificação é extremamente relevante.
Todavia, empreendedores visionários se questionam: mas é só um selo?
Um papel na parede?
Quais os reais benefícios da implementação da ISO 9001?
O que eu realmente ganho com isso?

Entendendo o Contexto da Organização

Importante determinar as questões internas e externas que podem impactar o negócio da empresa e a satisfação do cliente. Portanto, faz-se necessário analisar a organização como um todo. E, a partir de então, definir alguns itens da organização: o escopo, os processos e os seus objetivos. Destaca-se, no entanto, que é preciso identificar as partes interessadas pertinentes ao SG, de modo que este não seja impactado. Salienta-se, contudo que, mapear todos os processos da organização é de fundamental importância. Pois, é através do mapeamento que os resultados podem ser alcançados com mais eficiência. E, falando em eficiência, deve-se entender que o papel da Liderança é significativo no SG. Isso porque, é a Liderança responsável pelo comprometimento de todos os processos mapeados.

A Política da Qualidade na Organização

Toda Organização que preze pela qualidade e melhoria contínua de seus produtos e/ou serviços deve se comprometer com a Política de qualidade estabelecida pela Organização e se comprometer com todo o processo de SG. Sendo assim, deve-se estabelecer um Planejamento do Sistema de Gestão, definindo os objetivos a serem atingidos ao final da implementação. Quando uma organização cria o seu planejamento, é possível identificar seus riscos e oportunidades.

Para que o Planejamento seja desenvolvido e atendido, é necessário deter-se de alguns recursos necessários. Seja implementação, manutenção ou melhoria do sistema de gestão, recursos de monitoramento e medição, conhecimento organizacional.

Executando a Operação na Organização

É o momento no qual o consultor poderá atuar, diretamente, nas atividades da Organização. Essas atividades podem ser as mais diversas, por exemplo, prestação de serviço, entrega, produção, dentre outras. E, a partir da atuação frente as operações da organização, é possível verificar se há cumprimento dos objetivos.

Fazendo uso das Ações Corretivas na Organização

Durante o processo de Operação, poderá ser observada algum eventual problema. Será, portanto, criada uma metodologia para tratar a causa, evitando sua ocorrência. Através do sistema SOGI, é possível monitorar com mais precisão e assertividade a identificação de não conformidade e tratamentos para cada uma das ações.

Realizando a Auditoria interna na Organização

Esse é o momento mais esperado. É nesta etapa que todos os procedimentos são implementados, preparando a Organização para receber o Órgão Certificador. Os Consultores Verde Ghaia possuem experiência técnica e prática, de modo que a Organização possa se sentir segura para receber a auditoria o Órgão Certificador sem passar por qualquer problema. Zelamos pela transparência com os nossos clientes.

Conquistando a Certificação

Se for preciso, a Organização pode solicitar a Verde Ghaia acompanhamento durante todo o processo de Auditoria com o Órgão Certificador.
O nosso objetivo é dar tranquilidade ao cliente, assegurando que tudo foi feito com responsabilidade, comprometimento e qualidade.

Quer saber mais sobre as novas versões das normas?

Confira o material orientativo que a equipe de Consultoria Técnica e Jurídica da Verde Ghaia preparou.

Quanto custa a ISO 9001


Baixe seu Ebook ISO 9001
Baixe seu 
Ebook ISO 14001

Para mais informações acesse: Consultoria Online Verde Ghaia

Sair da versão mobile