×

7° Café Conectado: Sistema de Gestão da Qualidade / ISO 9001:2015


 

No 7o Café conectado o tema discutido foi sobre a Interpretação da NBR ISO 9001 versão 2015. Em outras palavras, discute-se sobre Sistema de Gestão da Qualidade nos processos das Organizações.

A proposta tem como finalidade, discutir sobre a organização dos processos internos, melhorar a gestão da empresa.  Inegavelmente, a NBR ISO 9001:2015 é utilizada por milhares de empresas de todo o mundo.  Sem dúvida, implementar a norma, significa ir em busca de melhorias na qualidade dos seus produtos e serviços.

7º Café Conectado:  ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade

Por certo, quase uma commoditie, a ISO 9001 é essencial para profissionais que buscam reduzir seus custos através de melhorias em seus processos.  Desse modo, pensa-se na satisfação do cliente como ponto crucial da norma. Isto porque, ao implementar e cumprir a Norma, ela se estabelece uma relação de confiança entre a empresa e cliente.

Nesse 7o Café Conectado, você assistirá com detalhes todos os requisitos da nova norma de Gestão da Qualidade. Em seguida, vale a pena dar um “UP” no seu conhecimento. Por esse motivo, o Grupo Verde Ghaia oferece os mais diversos cursos online.  Antes de mais nada, vale a pena dar uma conferida sobre o curso: Norma ISO 9001:2015.

Em resumo, as vídeo-aulas, os infográficos, as apostila, os slides e as avaliações foram elaborados por Auditores Líderes do Grupo Verde Ghaia. Bem como, todos os nossos consultores são profissionais com experiência prática e teórica no tema.

O Curso é voltado para Gestores e técnicos da qualidade, representantes da direção e profissionais. Bem como, para todos aqueles que queiram se atualizar na nova versão da norma.

Conteúdo: O que você verá no Curso Online?

A fim de exemplificar o Curso Online, mencionamos abaixo alguns dos conteúdos a serem estudados.

  • Evolução das Normas
  • Estrutura de Alto Nível – Anexo SL
  • Sistemas de Certificação
  • Conceitos
  • PDCA
  • Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001:2015
  • Contexto da Organização
  • Liderança
  • Planejamento
  • Suporte
  • Operação
  • Avaliação do desempenho
  • Melhoria

Certificado após a conclusão do Curso

Antes de mais nada, o certificado é gerado automaticamente pelo sistema. Isto é, desde que o usuário conclua o curso e alcance a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. Em seguida, o certificado é emitido com o nome do curso, carga horária, nome do colaborador. Além disso, há a assinatura do coordenador do curso, assinatura do responsável pela instituição, data de conclusão e CNPJ da instituição. E, finalmente, todas as características obrigatórias para validade do documento.

Confira o vídeo do Café Conectado sobre a ISO 9001:2015! Clique aqui!

Quer saber mais sobre as novas versões das normas?

Afinal, ao se falar sobre Gestão da Qualidade, a ISO 9001:2015 tem sido mais exigente. Isso porque, é necessário ter mais controle dos processos. direcionando-os para o contexto da Organização. Ademais, deve-se pensar no SGQ como uma ferramenta para gerir o seu negócio. Decerto, o seu negócio conseguirá elaborar melhor suas estratégias.

Confira mais conteúdo sobre o assunto com a equipe de Consultoria Técnica e Jurídica da Verde Ghaia ou entre em contato com a Consultoria Online Verde Ghaia.

Quero saber mais sobre a ISO 9001:2015
Baixe o seu e-book e saiba tudo sobre as Normas ISO 2015.

BAIXE SEU E-BOOK – ISO 9001
BAIXE SEU E-BOOK – ISO 14001

 


6° Café Conectado: Saúde e Segurança no Trabalho


 

6o Café Conectado: Saúde e Segurança no Trabalho

O curso de Interpretação da OHSAS 18001:2007 dispõe sobre todos os requisitos da norma. Não obstante, é ela que rege, internacionalmente, as empresas na área de saúde e segurança no trabalho. Em resumo, essa norma visa:

  • Atender a legislação de segurança e saúde dos colabordores;
  • Identificar quais são os riscos e perigos das atividades da organização.
  • Atuar preventivamente na saúde e segurança dos colaboradores;
  • Conscientizar os colaboradores sobre a saúde e integridade física dos colaboradores.

Conteúdo aboradado no Curso Online

  • O que é OHSAS
  • Termos e definições
  • Requisitos do sistema de gestão da SST
  • Requisitos gerais
  • Política de SST
  • Planejamento
  • Verificação

Qual a proposta do Curso OHSAS?

Desse modo, as empresas precisam estar cada vez mais, adequadas às normas de saúde e segurança do trabalho. Além disso, deve-se evitar os acidentes de trabalho, assim como as doenças ocupacionais. Assim sendo, é necessário evitar processos trabalhistas por falta de interesse no bem-estar do seu colaborador.

Por isso, é essencial que elas tenham profissionais que conheçam o que é aprovado internacionalmente como essencial para as empresas nestes quesitos. Por isso, entender a OHSAS 18001:2007 é um diferencial na carreira dos profissionais que trabalham com saúde e segurança no trabalho.

Profissional com interesse pela área da saúde e segurança do trabalho. Não é necessária formação específica na área.

Confira a discussão sobre o tema, através do link do vídeo: Café Conectado!

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema, assim que o usuário concluir o curso e alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. O certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, assinatura do coordenador do curso e data de conclusão.

Conheça alguns cursos na área de Saúde e Segurança no Trabalho. Clique aqui!

 


5° Café Conectado: Legislação Ambiental


 

5o Café Conectado: Legislação Ambiental

No 5o Café Conectado, falamos sobre a Legislação Ambiental. Posto que, é a Legislação Ambiental que fornece os parâmetros para balizamento, assim como a identificação das ações de manejo ambiental. Buscando, portanto, estar em conformidade com a legislação.

E, quando se fala em Legislação Ambiental Brasileira, logo vem a mente a complexidade. Em contrapartida, é a lei mais completa, com a finalidade de reduzir as consequências devastadoras ao meio ambiente. E, para andar dentro da Lei e não sofrer infrações e multas, deve-se segui-las com afinco. Nessa perspectiva, temos uma Lei voltada tanto para pessoas físicas quanto Jurídicas.

Por conseguinte, as Leis ambientais devem ser compreendidas e praticadas em sua totalidade. Espera-se, contudo, que a sociedade (pessoa física e jurídica), adotem posturas responsáveis e comprometidas.

Curso Teórico

O Curso Online – Verde Ghaia, discute as principais obrigações previstas na Regulamentação Federal, abrangendo a temática Ambiental. De tal forma, espera-se possibilitar uma compreensão mais ampla sobre a importância da Gestão preventiva. Estima-se, portanto, que esta seja eficiente quanto ao atendimento às obrigações ambientais.

Sob o mesmo ponto de vista que a Legislação, o curso tem como objetivo, propiciar ao aluno entendimento estratégico dos impactos e das penalidades associadas à gestão ambiental. Todo o material do curso é constituído por apostila, slides, debate e avaliação.

Conteúdo

Meio Ambiente e Legislação
Política Nacional de Meio Ambiente
Gestão de Recursos Hídricos
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Flora
Responsabilidade Ambiental
Educação Ambiental

Público alvo

Supervisores,
Coordenadores e demais Responsáveis pelas Áreas de gestão ambiental da organização;
Profissionais da área de gestão ambiental que atuem em atividades empresariais/industriais;
Advogados que atuem na ambiental;
Profissionais que atuem com sistema de gestão de empresas e
Demais interessados pela área de gestão ambiental.

Metodologia

O aluno receberá o cerificado de conclusão do curso, visto que, ele alcance 70% da pontuação total na prova final. A prova poderá ser realizada até 60 dias após a matrícula. Assim sendo, para se capacitar para esta prova o aluno deverá:

Assistir à(s) aula(s) ao vivo
Acessar slides e apostilas
Assistir aos vídeos e infográficos
Participar de debate no Fórum

Em caso de dúvidas, o aluno poderá enviá-las ao(s) tutor(es) que estarão disponíveis durante todo o curso.

 Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema. Assim que o usuário concluir o curso. Ressalva-se que é preciso alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. O certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, assinatura do coordenador do curso e data de conclusão.

Assista ao vídeo do 5o Café Conectado!


4° Café Conectado: ISO 22000:2006 – Gestão de Segurança de Alimentos


 

ISO 22.000 – Gestão de Segurança de Alimentos

A ISO 22000 é a responsável por definir os requisitos do sistema de gestão de segurança de alimentos.  As suas normas buscam adequar todos os processos da cadeia alimentar das organizações. Em outras palavras, a Norma visa melhorias nos processos envolvendo tanto os produtores de equipamentos, agentes de limpeza, materiais de embalagem quanto os ingredientes e aditivos.

Por conseguinte, é comum organizações buscarem integrar seu SGQ ao Sistema de Segurança de Alimentos. Visto que, após a integração é possível implementar controles de risco em todo o processo. Em suma, é através da integração que as Organizações melhoram seus processos.

Conteúdo

Curso de Interpretação da NBR ISO 22000. Aprenda com detalhes todos os requisitos da norma de Gestão de Segurança de Alimentos.

O curso é constituído por vídeo-aulas, infográficos, apostila, slides e avaliações. Todo o material foi montado pelos auditores líderes da Verde Ghaia. Em suma, você terá profissionais com experiência prática e teórica no tema.

Introdução
Requisitos gerais e documentação
Responsabilidade da direção
Gestão de recursos
Planejamento e Etapas preliminares da análise de perigos
Análise de perigos
Verificação, rastreabilidade, controle de não conformidades e recolhimento
Validação, verificação e melhoria do sistema de gestão de segurança de alimentos

Objetivo

O domínio dessa norma é essencial para profissionais que atuam, ou têm interesse na área de gestão da segurança de alimentos, que trabalham no campo, em uma pequena cozinha ou até em grandes fábricas de alimentos. A norma é cada vez mais buscada por empresas que se preocupam em diminuir contaminações tanto na produção, fabricação ou transporte de alimentos.

Quem pode fazer o curso?

Profissional com interesse pela área de gestão da segurança de alimentos.
Não é necessária formação específica na área.

Metodologia do Curso

O aluno receberá o cerificado após a conclusão do curso. Desde que ele, alcance 70% da pontuação total na prova final. A prova poderá ser realizada até 30 dias após a matrícula.

Para se capacitar para esta prova o aluno deverá:

Assistir à(s) vídeo-aula(s)
Acessar slides e apostilas
Assistir aos vídeos e infográficos
Participar de debate no Fórum

Em caso de dúvidas, o aluno poderá enviá-la ao(s) tutor(es) que estarão disponíveis durante todo o curso.

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema, assim que o usuário concluir o curso e alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações.

Ademais, o certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, assinatura do coordenador do curso e data de conclusão.

ASSISTA AO VÍDEO – 4o CAFÉ CONECTADO!


3° Café Conectado – Gerenciamento de Resíduos


 

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O gerenciamento de resíduos tem sido ponto de muitas discussões nas organizações. Empresas de todos os portes tem buscado por  melhores formas de gestão. Isso porque, gerir o controle de receitas e despesas, por área geradora, por exemplo, é um desafio árduo. Em contrapartida, as organizações que gerenciam seus processos com eficácia todas as etapas de coleta, conseguem como resultado, a redução de custos.

Portanto, ao se falar em gerenciamento de resíduos, certamente se fala em um conjunto de procedimentos de gestão. Antes de mais nada, a gestão de resíduos não é tão complicada quanto parece. No entanto, é essencial planejar e buscar por ferraments funcionais que possam minimizar os impactos ambientais. Todavia, isso signifca evitar prejuízos como multas e motificações.

O Grupo Verde Ghaia apresenta nesse curso, uma gestão completa do processo e monitoramento, discutindo pontos importantes para as tomadas de decisões estratégicas.

Conteúdo do Curso

Gerenciamento de resíduos
Controle de geração
Caracterização e classificação
Manuseio
Armazenamento temporário
Transporte externo
Disposição e destinação final

Objetivo

Proporcionar aos participantes informações sobre os impactos ambientais causados por resíduos sólidos e os processos de gerenciamento nas etapas de coleta, transporte, tratamento e destino final do lixo. Esse curso é direcionado para:

Gestores e técnicos da área de meio ambiente
Estudantes

Metodologia

O aluno será aprovado no curso, caso alcance 70% da pontuação total, na prova final. A prova poderá ser realizada até 30 dias após a matrícula. Para se capacitar para esta prova o aluno deverá:

Acessar slides e apostilas
Assistir aos vídeos e infográficos
Realizar avaliações

Em caso de dúvidas, o aluno poderá enviá-la ao(s) tutor(es) que estarão disponíveis durante todo o curso.

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema. Assim que o usuário concluir o curso e alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. O certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, bem como a assinatura do coordenador do curso e data de conclusão.

 

ASSISTA AO VÍDEO – 3º CAFÉ CONECTADO!


2° Café Conectado: Direito Ambiental para Não Advogados


 

Falando sobre Direito Ambiental para Não Advogados

Quando falamos de Legislação muitos se assustam, principalmente quando o assunto é Meio Ambiente. Sabe-se que a legislação ambiental brasileira é extremamente complexa. Pois, estamos falando de leis municipais, estaduais e federais que constantemente estão sendo atualizadas. Faz-se necessário, portanto, compreender em sua totalidade a Legislação Ambiental, de tal modo que seja possível influenciar os mais diversos setores da Infraestrutura e da indústria brasileira.

Sabe-se que hoje, há inúmeros diplomas legislativos e diversas ferramentas que primam pela regulamentação das ações humanas, a fim de minimizar os impactos ao meio ambiente.  Porém, a criação destes pode resultar, para as organizações e profissionais da área ambiental, algumas dificuldades para identificar a melhor conduta a ser seguida.

Diante desse cenário, o curso pretende abordar de forma simples e objetiva um panorama geral da legislação ambiental.  A princípio, busca-se influenciar diretamente o trabalho do dia-a-dia dos profissionais que lidam com a temática ambiental, mas que não possuem formação na área jurídica.

Conteúdo

O curso apresentado pelo Grupo Verde Ghaia, aborda temas importantes vinculadas à base do direito ambiental. Sendo que, que todos os conteúdos serão aprofundados. Como, por exemplo:

As competências ambientais,
Responsabilidade ambiental
Os riscos jurídicos ambientais,
A implementação do compliance ambiental nas organizações,
A qualificação ambiental de fornecedores,
O licenciamento ambiental.

Outros temas que também serão discutidos, visto a sua importância. Por exemplo:

Legislação ambiental
Licenciamento ambiental
Resíduos sólidos em geral
APP
Reserva legal
Outorga de recursos hídricos

Metodologia

O aluno receberá o cerificado de conclusão do curso, caso alcance 70% da pontuação total na prova final.Salienta-se que a prova poderá ser realizada até 60 dias após a matrícula. Para se capacitar para esta prova o aluno deverá:

Acessar slides e apostilas
Assistir aos vídeos e infográficos
Participar de debate no Fórum

Em caso de dúvidas, o aluno poderá enviá-la ao(s) tutor(es) que estarão disponíveis durante todo o curso.

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema. Assim que, o usuário concluir o curso e alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. O certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, assinatura do coordenador do curso. Além disso, há a assinatura do responsável pela instituição, data de conclusão e CNPJ da instituição, características obrigatórias para validade do documento.

Quer escutar sobre o assunto?

Assista ao nosso vídeo – 2º Café Conectado: Direito Ambiental para Não Advogados


1° Café Conectado: Legislação de Saúde e Segurança no Trabalho


 

Legislação de Saúde e Segurança no Trabalho.

Inegavelmente, as empresas têm investido com mais afinco em Saúde e Segurança no Trabalho. Isto porque, elas têm percebido melhorias nas suas relações comerciais, que por sua vez, exigem gerenciamento de riscos e perigos mais eficientes.

Desenvolver uma Gestão Preventiva e eficiente

Além disso, com a constante cobrança advindas das Leis, é possível elaborar uma gestão preventiva e eficiente para o atendimento às obrigações de Saúde e Segurança do Trabalho. E, certamente, muitas organizações buscam por um gerenciamento mais responsável e trasnparente com os seus colaboradores diretos e indiretos.

Portanto, é importante capacitar os participantes quanto ao entendimento das principais obrigações previstas na regulamentação federal, abrangendo a temática de saúde e segurança do trabalho. E, em especial, as previstas nas Normas Regulamentadoras – NR´s  do Ministério do Trabalho;

Contudo, é preciso que as Organizações e seus colaboradores estejam atentos e compreendam a importância de um planejamento estratégico dos riscos e penalidades associadas à gestão de Saúde e Segurança no trabalho.

Cursos Online: aprendizado para vida toda

O conteúdo no Curso Online Verde Ghaia perpassa por vários caminhos. Apresentaremos para você desde História da Saúde e Segurança do Trabalho, o seu surgimento e evolução dos regulamentos até as NRs. Acima de tudo, apresentaremos temas que abordam a gestão de SST e seu atendimento, conforme a legislação brasileira.

Todos os Cursos Online Verde Ghaia são realizados por profissionais capacitados. São profissionais experientes, que atuam no dia a dia e vivenciam as mais diversas situações. Dessa forma, todos os tutores estão devidamente preparados para orientá-lo na sua jorndas de aprendizado.

Público alvo: a quem se destina?

Supervisores, Coordenadores e demais Responsáveis pelas Áreas Segurança no trabalho, Higiene Ocupacional e/ou Recursos Humanos das atividades Industriais;

Profissionais da área de Segurança do Trabalho (Técnicos de Segurança, Engenheiros, etc.) que atuem em atividades empresariais/industriais;

Advogados que atuem na área de Segurança do Trabalho;

Profissionais que atuem com sistema de gestão de empresas e demais interessados pela área de Saúde e Segurança no Trabalho.

Metodologia utilizada pelo Grupo Verde Ghaia

O aluno receberá o cerificado, após a conclusão. Isto se ele alcançar 70% da pontuação total na prova final. A prova deverá ser realizada até 60 dias após a matrícula. Para se capacitar para esta prova o aluno deverá, por exemplo:

Acessar slides e apostilas
Assistir aos vídeos e infográficos
Participar de debate no Fórum

Em caso de dúvidas, o aluno poderá enviá-las ao(s) tutor(es) que estarão disponíveis durante todo o curso.

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pelo sistema. Assim que, o usuário concluir o curso e alcançar a média de 70% de aproveitamento nas avaliações. Além disso, o certificado é composto pelo nome do curso, carga horária, nome do colaborador, assinatura do coordenador do curso e data de conclusão.

Informe-se mais!

Conheça alguns cursos na área de Saúde e Segurança no Trabalho.
Fique por dentro da discussão!
Assista o 1o CAFÉ CONECTADO: LEGISLAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.


Conheça Ferramenta SOGI: Líder no Brasil em Monitoramento de Requisitos


 

O que é o SOGI?

O SOGI é um software voltado para excelência da gestão legal de uma empresa. Desse modo, o SOGI consegue oferecer a todas as de empresas preocupadas com riscos e prejuízos, soluções para gerenciar seus requisitos específicos sem quaisquer complicações.

Através dos seus módulos, você pode fazer a gestão de requisitos legais, auditorias, documentos internos, fornecedores. Pode fazer uma gestão voltada para normas internacionais como ISO 9001, , OHSAS 18001, SA 8000/NBR 16001, ISO 50001, ISO 22000.  Além disso, podem ser realizados tratamentos de não conformidades e planos de ação. Surpreendentemente, é possível gerar gráficos e planilhas à disposição. Bem como, itens essenciais para facilitar e agilizar a tomada de decisão.

Usabilidade da Ferramenta

O SOGI também possibilita a verificação de índices de sustentabilidade ou de conformidade legal em relação aos seus concorrentes. Surpreendentemente, o SOGI é adotado como a principal metodologia  no Prêmio Compliance Brasil. Essa premiação visa homenageara as maiores e melhores empresas do país.

Salienta-se ainda que o SOGI possui vários outros Módulos para atender às necessidades específicas de cada cliente. Otimize a gestão de requisitos, documentos e de fornecedores da sua empresa!

Conheça a função dos Módulo SOGI

01. Módulo Lira: Conheça todos os riscos e requisitos legais aplicáveis ao seu negócio. Gerenciamento das leis aplicáveis e suas obrigações.

02. Módulo Corporativo: Acompanhe o desempenho e compare todas as unidades da sua empresa. Realize uma gestão otimizada dos requisitos legais de forma corporativa facilitando assim a tomada de decisão estratégica da organização.

03. Módulo Auditoria: Programe e realize auditorias internas e externas. Bem como, registrar todas as informações e gerar relatórios automaticamente.

04. Módulo Gaia: Gerenciamento de aspectos e impactos ambientais, capaz de registrar e avaliar sua matriz de aspectos e impactos. Em outras palavras, aproveite para criar e gerenciar planos de ação para cada aspecto e gere relatórios gerenciais.

05. Módulo PRSST: Gerenciamento dos perigos e riscos da segurança e saúde no trabalho. Registre e avalie sua matriz de perigos e riscos, crie e gerencie planos de ação. E enquanto isso, aproveite para gerar relatórios gerenciais.

Importante entender as funções dos Módulos

06. Módulo TNC: Controle todas as etapas que compõe o tratamento de não-conformidades. Crie e gerencie planos de ação, identifique as causas com a árvore dos porquês. Sendo assim, é possível avaliar a eficácia, realizar análise crítica, dentre outros.

07. Módulo Administrativo: Para uma melhor gestão e controle do soGi, o módulo administrativo possui cadastros ilimitados de usuários. Há, portanto, a possibilidade de criação e adequação de permissões para cada tipo de usuários com relação as necessidades que a organização necessita.

08. Módulo Gestão de Risco: O novo módulo de Gestão de Riscos foi desenvolvido com base na ISO 31000 motivado pelas novas versões da ISO 9001 e ISO 14001 que enfatizam o tema. Dessa forma, através deste módulo é possível identificar/registrar, avaliar e monitorar todos os riscos e oportunidades da empresa.

09. Módulo Controle de Licenças e Condicionantes: Módulo dedicado ao controle de Licenças e Condicionantes. Assim sendo, muitos de nossos clientes realizam este controle através do módulo LIRA. Entretanto, em caso de empresas que têm um processo dedicado de controle das licenças e suas condicionantes, essa gestão se torna complexa.

10. Módulo Risco Legal: Em breve, conheça os riscos legais (multas, sanções, penalidades, etc) associados a cada obrigação aplicável ao seu negócio.

Implantação SOGI

Se sua empresa já monitora Sistemas de Gestão ou pretende monitorar? Lembre-se de que não basta implantar! Tem que viver o Sistema de Gestão!

O soGi é uma plataforma de Soluções para Gestão Integrada. Portanto, seus módulos foram desenvolvidos de acordo com a metodologia Verde Ghaia e orientados pelas normas internacionais de certificação como as ISOs, OHSAS e outras. Sendo assim, pretende-se oferecer ferramentas úteis para promover, agilizar e facilitar sua gestão.

Ainda tem dúvidas sobre o sistema?

Confira o que Deivison Pedroza, idealizador da ferramenta fala sobre o software no nosso Canal no Youtube!


28° Café Conectado: O diagnóstico do Sistema de Gestão e seus Requisitos Legais


 

Diagnóstico do Sistema de Gestão

Diagnóstico do Sistema de gestão, fazer uso desse procedimento ajudará sua empresa a identificar oportunidades de melhorias. E assim, implantar planos de ações que ajudem a alcançar o sucesso dos negócios. Fato que, toda organização que queira está imersa no mercado, deve realizar adequações constantemente.

O grande desafio, no entanto é realizar uma gestão moderna. Assim como, descobrir novas formas de atender às exigências do mercado. Porém, ao mesmo tempo deve manter sua legalidade e integridade.

Como realizar o diagnóstico do sistema de Gestão

Uma maneira para atender esses requisitos é por meio de um diagnóstico adequado e preciso do seu sistema de gestão.  Quando inicia-se o diagnóstico, consequentemente, é preciso obter informações do gerenciamento organizacionais. Isto porque, o objetivo é levar melhoria contínua com eficiência e otimização dos processos.

Tem-se percebido que para uma Gestão otimizada e assertiva, muitas organizações estão aderindo a ideia da gestão integrada. Isto é, a coexistência de *variados sistemas de gestão. Apesar de haver muitas estruturas comuns entre os SG estipulados pelas normas ISO, por exemplo, promover a integração entre os requisitos, significa pôr a baixo as muralhas da burocracia.

* Os variados sistemas de gestão citados são, por exemplo, qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, saúde e segurança.

Café Conectado Verde Ghaia

Acompanhe o bate papo que rolou no 28o Café Conectado da Verde Ghaia,. Basta clicar na imagem para assistir.

Não perca essa oportunidade! Entender melhor o seu sistema de Gestão ajudará na realização do seu diagnóstico e assim, propor melhorias.


27° Café Conectado: Estruturação da Gestão de Requisitos Legais


 

Confira o 27o Café Conectado

Aprenda sobre a estruturação da Gestão de Requisitos Legais. O Café conectado foi apresentado pelas Colaboradoras Laura Monteiro, responsável pelo Sucesso do Cliente e Marcela Guaraci, responsável pela área Jurídica do Grupo Verde Ghaia.

O bate papo tem como tema principal a estruturação da sua Gestão Legal em diferentes níveis hierárquicos. Desse modo, a abordagem permeia o universo de muitas organizações, posto que existe muita dificuldade em elaborar uma estrutura do gerenciamento dos requisitos legais, adequada.

Percepção de quem auxilia na estruturação

A maior dificuldade é percebida nas maiores organizações. Isto porque, muitas organizações possuem unidades espalhadas em todo o país. Há algumas outras,  que ainda têm unidades fora do país e que também necessitam de estruturação da Gestão de Requisitos Legais.

O grande problema é que essas organizações possuem várias atividades, como transportadoras, por exemplo. Neste caso, como precisam transportar algum produto por vários estados, faz-se necessário gerenciar todo o processo.

Tipos de empresas

Empresas como mineradoras, empresas que transportam produtos químicos, empresas de engenharia civil. A maioria são empresas em ramo de atividade que apresentam pulverização territorial muito grande. Por isso, é preciso entender todas as leis de Estados, Municípios e da Federação. E, somente assim, as organizações se sentiram seguras para iniciar a estruturação da Gestão de Requisitos Legais.

Saiba como otimizar a estruturação da Gestão de Requisitos Legais

O primeiro passo é entender qual método é preciso seguir para iniciar o mapeamento da identificação das Leis. A segunda etapa é abranger todas as situações possíveis da unidade, dentro daquele estado. Logo em seguida, é necessário pormenorizar cada requisito aplicável a uma determinada área da empresa.

A partir daí inicia-se a otimização para o próximo passo, a otimização dos requisitos.

Como monitorar tanto Requisitos Legais

É importante, portanto, buscar no mercado ferramentas que tragam indicadores para buscar resultados específicos. Isto é, buscar resultados necessários para que a organizção possa tomar decisões assertivas. Otimizar trabalho signifca levar resultados confiáveis através de indicadores que serão reportados a Alta Direção. Pense em todas as variáveis e como elas refletem na sua estrutura.  O importante é reduzir o trabalho manual, ou seja, otimizar o trabalho de moniotramento.

27o Café conectado – estruturação da Gestão de Requisitos Legais

Vale a pena entender mais sobre o assunto com as Colaboradoras da Verde Ghaia. Elas debatem com precisão o assunto que vão auxiliá-lo a compreender melhor a estruturação do gerenciamento dos Requisitos. E por sua vez, contribuiram no processo de melhoria contínua do seu negócio.

Clique na imagem para assistir o bate papo e esclareça suas dúvidas!


Blog VG

WhatsApp chat