Ambipar ESG

Melhorias SOGI: 2018 chega cheio de novidades

Hoje, dia 2 de fevereiro aconteceu o II Workshop da Gerência de Tecnologia da Informação – área de Desenvolvimento do ano de 2018. E as novidades foram muitas! Novas funcionalidades e novos módulos irão melhorar e muito a gestão dos nossos clientes. Confira as melhorias no SOGI:

• Favoritos SOGI (nova funcionalidade)

O objetivo desta melhoria é permitir uma melhor experiência de navegação e usabilidade do SOGI. Os usuários podem marcar como favoritas as telas mais acessadas no dia-a-dia para navegar mais rapidamente entre elas. No caso dos filtros, os usuários poderão salvar os filtros mais utilizados no dia-a-dia facilitando e padronizando as pesquisas. Neste caso ainda é possível compartilhar os filtros com todos os usuários da mesma empresa.

Conheça mais essa funcionalidade: clique aqui

• Gestão de Ocorrências (nova funcionalidade)

O registro de ocorrências foi implementado no início de fevereiro, após conversa com o Departamento Jurídico da Verde Ghaia. Inicialmente o intuito era registrar o período de auditoria dos clientes para que pudéssemos oferecer um suporte mais dedicado neste período, porém, identificamos que podemos explorar muito mais esta ferramenta.

Nosso Jurídico destacou a importância de os clientes registrarem todos os tipos de ocorrências, desde auditorias internas à fiscalizações e autuações de órgãos do governo. Isto permitirá que a Verde Ghaia, ou o próprio cliente, avalie o contexto no qual sua empresa está inserida. Por exemplo, caso a empresa tenha muitos registros de fiscalização de determinado órgão, isto indicará que ela está muito propensa à ocorrência de multas.

No futuro, o módulo irá gerar dados estatísticos de incidência de fiscalizações e multas por regiões, ramos de atividade e outros, o que auxiliará ainda mais no trabalho de avaliação e prevenção de riscos dos nossos clientes.

• Módulo Gestão de Risco

O novo módulo de Gestão de Riscos foi desenvolvido com base na ISO 31000 motivado pelas novas versões da ISO 9001 e ISO 14001 que enfatizam o tema. Através deste módulo é possível identificar/registrar, avaliar e monitorar todos os riscos e oportunidades da empresa. Confira o que será possível fazer:

• Registrar os riscos / oportunidades de forma simples.
• Avaliar usando métodos quantitativos que podem ser configurados por cada empresa.
• Criar os critérios de avaliação e definir o método de cálculo do seu risco (FMEA e Matriz de Risco são exemplos de métodos que podem ser configurados).
• Criar ações preventivas, corretivas, emergenciais, etc (crie tipos personalizados), e definir responsáveis e prazos para cada ação.
• Gerar relatórios e gráficos gerenciais.
Em breve, será possível criar um link entre os riscos identificados e demais módulos do SOGI (LIRA: Requisito Legal / Obrigação, GAIA: Aspecto/Impacto Ambiental, PRSST: Perigo/Risco de Saúde e Segurança do Trabalho, TNC: Não conformidade, Ocorrências: Registro de ocorrência).

• Módulo Controle de Licenças e Condicionantes

Motivados pelas demandas de nossos clientes a Verde Ghaia decidiu investir em um módulo dedicado ao controle de Licenças e Condicionantes. Hoje, muitos de nossos clientes realizam este controle através da funcionalidade Outros Requisitos do módulo LIRA, porém, para o caso de empresas que têm um processo dedicado de controle das licenças e suas condicionantes essa gestão se torna complexa, além de não ter todas as informações desejadas.
Dessa foram, decidiu-se implementar este novo módulo dedicado ao controle de licenças e condicionantes. Agora é possível:

• Registrar as licenças com os devidos períodos de validade e renovação, seus responsáveis, áreas às quais se aplicam, suas condicionantes e o atendimento de cada uma,
• Controlar documentos da licença e do processo de licenciamento,
• Criar ações
• Receber alertas (por e-mail ou notificações do SOGI)
• Gerar relatórios gerenciais de todas as suas licenças e condicionantes.

Está previsto também a inclusão deste controle no Módulo Corporativo, que permitirá uma gestão centralizada das licenças e condicionantes de grandes corporações.

A equipe de TI, apresentou outras novidades também para 2018:

• Software para Gestão de Fornecedores

O software para Gestão de Fornecedores e Terceirizados da Verde Ghaia foi desenvolvido com o objetivo de controlar a conformidade de seus fornecedores/terceiros com as exigências legais e corporativas da empresa e minimizar o risco de co-responsabilidade da contratante.

Através do sistema a empresa poderá elaborar um Check-list (contendo documentação, treinamentos e outros) com tudo que deverá ser exigido dos fornecedores/terceirizados para determinado contrato. Os fornecedores / terceirizados tem acesso total ao sistema para lançamento dos dados. E, por fim, os responsáveis da empresa devem revisar e aprovar/reprovar as informações de cada fornecedor.

Em breve, será possível avaliar e classificar os fornecedores/terceirizados de acordo com critérios específicos de cada empresa e também gerar automaticamente a carta aos fornecedores (documento contendo todas as leis que devem ser cumpridas por cada fornecedor / terceirizado que deve ser assinado para cada contrato).

Aguardem! Acessem o blog do SOGI e acompanhem todas as novidades! Em janeiro também tivemos o lançamento do Future Legis. Conheça!

Future Legis

O Future Legis é um banco de dados gratuito com foco em Legislação de Meio Ambiente e Saúde e Segurança no Trabalho. Por trás desta plataforma está a Verde Ghaia, empresa com 19 anos de mercado e referência em monitoramento legal.

Sair da versão mobile