Ambipar ESG

Pneus sem Utilidade: Como gerenciar seus resíduos e ainda obter lucro?

Quais os Requisitos Legais aplicáveis ao correto armazenamento, transporte e disposição final de pneus inservíveis, bem como qual a documentação obrigatória devemos exigir dos prestadores de serviço que realizam a destinação final deste resíduo?

A Resolução CONAMA nº 416, de 30-09-2009, dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada. A norma conceitua pneu ou pneumático como sendo o componente de um sistema de rodagem, constituído de elastômeros, produtos têxteis, aço e outros materiais que, quando montado em uma roda de veículo e contendo fluido(s) sob pressão, transmite tração dada a sua aderência ao solo, sustenta elasticamente a carga do veículo e resiste à pressão provocada pela reação do solo (art. 2º, I).

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FINS DE COMPROVAÇÃO DA CORRETA DESTINAÇÃO

Necessário verificar se os pneus inservíveis são entregues nos pontos de coleta e nas centrais de armazenamento ou pontos de comercialização. Deve-se exigir documento que comprove a entrega dos pneus e, que, por sua vez, é dada a destinação adequada do mesmo. Necessário exigir o CTF do Ibama dos prestadores do serviço.

Consultora: Raquel Varoni

Sair da versão mobile