Ambipar ESG

Revisão da ISO 19011 – Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão

Revisão da ISO 19011

Revisão da ISO 19011

A revisão da ISO 19011 que fornece as diretrizes para realização de auditorias de sistema de gestão entrou em processo de revisão e está na primeira fase de votação.

A ISO 19011 é a norma mais popular para auditorias de sistema de gestão fornecendo orientação sobre os princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria e realização de auditorias de sistema de gestão de modo geral. Ela orienta a avaliação dos sistemas de gestão sendo de extrema importância para uma abordagem uniforme do processo de auditoria onde múltiplos sistemas estão implementados e mantidos. A ISO 19011 é aplicável a todas as organizações que necessitam realizar auditorias internas ou externas de sistema de gestão ou gerenciar um programa de auditoria.

A revisão está sendo realizada para acompanhar o crescimento do número de normas de sistemas de gestão, além das revisões recentes de normas muito utilizadas como a ISO 9001 e a ISO 14001. Atualmente a revisão está submetida ao Comitê (CD), quando os países envolvidos na revisão têm a oportunidade de enviar seus comentários.

A publicação da nova versão da ISO 19011 está prevista para meados de 2018.

 

Raquel Alvares S. S. Melo
Consultora Jurídica

 

Sair da versão mobile