Qual a sua relevância da Auditoria de Fornecedores para o seu SGI?
×

Auditoria de Fornecedores: Qual a sua relevância no seu SGI?


 

Com os usuários cada vez mais interessados sobre a procedência dos produtos e serviços, a atenção da organização também deve ser voltada sobre a sua cadeia de fornecedores. Por isso, é importante realizar a Auditoria de Fornecedores!

Importância para a organização

No processo de implantação ou de manutenção do sistema de gestão, um dos pontos que podem passar despercebidos são os fornecedores. Esse erro ou distração podem acabar impactando nas atividades/processos e nos resultados da empresa.

A realização da auditoria de fornecedores é uma forma de controlar e gerenciar futuros riscos que podem lesar a reputação da marca ou da organização. Esse tipo de auditoria, visa assegurar que estes parceiros cumpram os seus padrões de qualidade, segurança ou questões ambientais e sociais. E além disso, certificar que os mesmos apoiam os valores da sua organização.

A auditoria de fornecedores tem como objetivo identificar quais são os fornecedores críticos ou não críticos aos negócios da organização. Isto é, aqueles que são exclusivos ou importantes para atender ao processo produtivo ou serviço prestado. Além disso, permite obter respostas a questões pontuais, que surgem sobre o desempenho da cadeia de suprimento ou de serviços prestados, que influenciam diretamente no produto final e, assim, gerir o risco associado. Conseguindo, portanto, reduzir custos relacionados às atividades.

Quando e Por que fazer auditoria de fornecedores?

É recomendável que a auditoria de fornecedores seja realizada periodicamente ou sempre que a organização homologar um novo fornecedor. Pois é através da realização da auditoria de fornecedores, que serão identificados potenciais riscos de qualidade, meio ambiente, operacionais, estruturais, de segurança e sociais a organização. E consequentemente, passamos a ter conhecimento se o sistema de gestão do seu fornecedor está conforme e cumprindo com os requisitos legais aplicáveis e outros requisitos.

Caso, seu fornecedor não esteja conforme, você pode solicitá-lo a tratar as não conformidades e buscar por melhorias em seus processos. É a auditoria de fornecedores que auxilia as organizações a encontrarem parceiros que possuem um sistema de qualidade funcional e que trata de seus eventuais desvios durante o processo de produção.

Como fazer auditoria de fornecedores

A auditoria de fornecedores deve ser feita através de uma sistemática elaborada. Podendo esta ser pela empresa interessada ou pela consultoria responsável para a realização da mesma. Para dar ínicio a auditoria, faz-se necessário o reconhecimento de área para entender do ambiente da empresa e de suas operações. E assim, identificar seus fornecedores mais críticos.

Na sequência, realiza-se um planejamento de auditoria onde são escolhidas, através de um check list, as estratégias para se obter as evidências. E logo em seguida, verifica-se os controles internos. A partir de então, com base nas evidências, identifica-se os pontos fracos e os riscos que o sistema de gestão da organização pode sofrer. Cabe salientar, que toda a cadeia de fornecimento, passa pelo processo de auditoria de fornecedores.

No final, após o término da auditoria de fornecedores, utilizando documentos solicitados, será apresentado o relatório de auditoria. Este relatório é a parte final da verificação. A partir dele, a organização poderá saber se os fornecedores atendem a todas as exigências impostas. E, se existem observações em relação a algum aspecto. Além de saber se existem não conformidades relacionados ao serviço prestado.

Tipos de auditoria

Auditoria à qualidade do produto. Garante a conformidade com as características que a organização e/ou as normas legais definem.

Auditoria de Rastreabilidade na Cadeia de Valor. Serve para controlar a subcontratação por parte de fornecedores. Além de validar a origem de produtos ou subprodutos associados ao seu processo produtivo.

Auditoria Ambiental. Tem como propósito validar se o fornecedor cumpre os requisitos ambientais legais e outros requisitos, definidos pela organização.

Auditoria de Segurança Alimentar. Assegura o cumprimento dos requisitos da gestão da segurança alimentar em toda a cadeia de fornecimento.

Auditoria de Segurança e Saúde no Trabalho, Tem como objetivo garantir as condições de trabalho a todos os colaboradores presentes na cadeia de fornecimento. Além de diminuir os riscos de acidentes.

Auditoria de Responsabilidade Social. Visa analisar e identificar o impacto das operações dos fornecedores. Bem como a sua interação com todas as partes interessadas.

Auditoria de Código de Conduta. Pode ser feita com enfoque internacional ou em normas específicas da organização. Podendo estas estarem relacionadas com responsabilidade social, ambiental ou outras.

Soluções Verde Ghaia

Em virtude do que foi mencionado, podemos perceber que a auditoria de fornecedores garante que a organização tenha um controle maior de seus fornecedores. Estando sempre atenta se seus fornecedores atendem aos seus requisitos legais aplicáveis e outros requisitos de seu sistema de gestão. Esse cuidado é importante, pois, busca-se proteger a sua marca e realçar a boa cidadania corporativa.

A Verde Ghaia presta o serviço de auditoria de fornecedores com uma equipe de consultores totalmente qualificados para a sua realização. E oferece também, o serviço de gestão de fornecedores através do SOGI Supplier que utiliza da metodologia SOGI . Através dessa plataforma, é possível configurá-lo para que os fornecedores da organização tenham acesso às obrigações legais aplicáveis e requisitos subscritos pela empresa. Tudo conforme o seu escopo de atuação.

O SOGI tem sido uma ferramenta revolucionária para controle, monitoramento dos requisitos. Veja o que a Syngenta disse sobre a ferramenta SOGI

“Utilizamos o soGi desde janeiro de 2013 e consideramos que é um produto muito bom. Nunca trabalhamos com software semelhante e o soGi! Ele nos atende plenamente para monitoramento dos requisitos legais, controle dos planos de ação e riscos internos.”

Laila Liege Almeida Pereira
Assessora de Sustentabilidade
Engenheira Ambiental e Sanitária


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *