×

A Importância da Motivação no Ambiente de Trabalho


 
A Importância da Motivação no Ambiente de Trabalho
5 (100%) 2 votes

A alta produtividade é imprescindível para o sucesso das organizações. Principalmente hoje, com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, competitividade acirrada e mudanças rápidas. Mas, para se alcançar essa produtividade tão almejada é necessária uma característica fundamental em qualquer equipe: motivação. Afinal, são os colaboradores que fazem a empresa colher bons resultados. Por isso, o bem-estar, a preparação e a motivação deles necessitam de atenção.

Motivação: Pessoal e Profissional caminham juntos

A motivação ou a desmotivação de uma equipe pode se dar por diversos fatores, seja interno ou externo. Às vezes, a desmotivação do colaborador pode acontecer por motivos pessoais ou simplesmente por considerar que não está conseguindo atender as expectativas da empresa.  Uma mudança no mercado ou a entrada de novos concorrentes, situações que ocorrem fora do ambiente interno da empresa e que, muitas vezes, não se pode controlar, também costumam acarretar em uma desmotivação dos profissionais.

O impacto da Comunicação no Ambiente de Trabalho

Manter a comunicação interna sempre em dia pode ser uma ótima maneira de cuidar diretamente do ambiente de trabalho. É importante fortalecer não somente a comunicação de cima para baixo, com informações sobre o mercado e a empresa, mas também de baixo para cima, abrindo um espaço para que os colaboradores se sintam à vontade para se expressarem. Pois, eles, mais do que ninguém, sabem o que pode ser motivo para uma possível desmotivação. E, com essa abertura, eles poderão trazer a causa até a direção e os gestores.

Claro que é extremamente difícil saber o que desmotiva uma equipe, pois cada colaborador tem suas particularidades, seu jeito e sua forma de pensar. Mas uma alta direção aberta a sugestões, ideias e debates tem muito mais chance de atingir um alinhamento perfeito do ambiente interno, possibilitando um clima saudável para todos.

Essa atenção com o ambiente de trabalho é essencial, uma vez que este está diretamente relacionado à motivação dos colaboradores. Além disso, criar motivações internas impede que fatores externos afetem tão fortemente a equipe. Afinal, esse é um espaço em que se tem mais controle, possibilitando monitorar de perto o clima organizacional. Diferente de situações do macroambiente, ou fatores externos, que não se consegue controlar, nem mapear com tanta precisão e que podem, inevitavelmente, vir a influenciar negativamente a produtividade e o desempenho da equipe.

Porque Atualizar e Qualificar sua Equipe

Outro aspecto que pouca gente imagina, mas que pode ser o principal fator desmotivador de uma equipe, é a rápida mudança do mercado em que está inserida. Em certos casos, é extremamente difícil trabalhar sem possuir informações concretas ou com medo de errar. A sensação é de trabalhar no escuro. Por isso, muitos afirmam que “informação é luz”.

Investir em uma equipe atualizada e com o máximo de informações possível pode trazer benefícios inimagináveis para a organização.

Sendo assim, é importante manter a equipe sempre atualizada, capacitada e qualificada. Através dessa qualificação constante, o colaborador certamente irá adquirir um conhecimento cada vez mais aprofundado e diversificado, permitindo que exerça suas atividades diárias com maior qualidade e assertividade.

A atualização da equipe, através de cursos e treinamentos, irá preparar os colaboradores para qualquer mudança de mercado, fazendo com que saibam o que fazer quando um aspecto externo ou macroeconômico surgir. Investir no time é uma forma de cuidar diretamente do ambiente interno e de aumentar a produtividade dos colaboradores.

Portanto, a qualificação profissional apresenta-se como a maneira mais efetiva de manter a produtividade da empresa em níveis elevados. Mostrar esse cuidado com os colaboradores também fortalece o vínculo que eles têm com a empresa. Uma equipe atualizada, qualificada e com vínculos profundos com a organização, certamente, possibilitará resultados concretos e incríveis! Investir nos colaboradores é investir diretamente na empresa!

Baixe nosso e-book e saiba como a Educação a Distância pode ajudar nesse processo de motivação e qualificação dos colaboradores.

Clique aqui!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *