×

Passo a passo e 4 dicas para conseguir sua certificação internacional


 
Passo a passo e 4 dicas para conseguir sua certificação internacional
3 (60%) 2 votes

Pensando nisso, elaboramos um passo a passo e também quatro dicas infalíveis para você conseguir uma certificação da Norma ISO para o seu negócio. Confira a seguir tudo o que você precisa saber.

O que é uma certificação?

É uma certificação funciona como um reconhecimento, conferido por uma organização independente e habilitada. A empresa é avaliada quanto aos requisitos técnicos para obter uma certificação em determinado processo, produto ou ação.

O que é a ISO?

Criada em 1947 na Suíça a ISO – International Organization for Standardization ou em português, Organização Internacional para Padronização, tem como principal objetivo aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos. Tais como: normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, para que assim, empresas do mundo todo possam trabalhar com um padrão reconhecido mundialmente e fazer negócios sem problemas. Visto que ambas seguem os padrões internacionais exigido pela norma.

Existe ISO no Brasil?

No Brasil, a aplicação e certificações da norma ISO são feitas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Dentre as certificação mais conhecidas e aplicadas no Brasil estão as normas: ISO 9000 / ISO 9001/ ISO 14000 / ISO 14064 / ISO 14000 / ISO 14064.

Como obter uma certificação ISO?

Para ser certificado, é preciso atender às exigências de cada norma durante o processo de auditoria. Porém, para que isso aconteça, muitas vezes são necessárias diversas adequações e eliminação de não-conformidades em diferentes processos da empresa. Para tornar o processo mais simples, aqui vai um passo a passo completo para sua empresa conseguir alcançar a certificação ISO.

Existem diversas certificações, como por exemplo, para a gestão da qualidade, segurança de alimentos, meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde no trabalho e muitas outras. É importante que seja feita uma certificação, por vez, a fim de evitar problemas no cumprimento das exigências e a organização não ficar perdida com as ações corretivas necessárias para que a auditoria ocorra com tranquilidade.

Para escolher a certificação, é importante que seja feito mapeamento interno da organização, definido o que seria mais estratégico para obter um reconhecimento internacional. Por isso, alinhamento deve estar em conformidade com os objetivos organizacionais, tais como a missão, valores e a visão.

Após a definição da norma para certificação, é necessário identificar quais serão as áreas afetadas e que precisarão realizar mudanças, visando melhorias para atender aos requisitos da certificação. Saiba que é possível reduzir tempo e recurso para alcançar a sua certificação.

Formação de uma equipe focada na gestão da certificação

O terceiro passo é formar uma equipe com membros de diferentes áreas da organização, principalmente, àquelas relacionadas diretamente ao processo da certificação. Toda a organização deverá canalizar seus esforços na adequação dos processos interno, exigidas pela norma para a certificação. Não existe um número certo de colaboradores para compor esta equipe. Porém, é necessário lembrar que são grandes os esforços, além de necessários para ser uma empresa certificada. Portanto, quanto mais estratégico e focado for o time, melhor e mais próximo da certificação, você chegará.

Mapeamento dos processos

Agora, está na hora de mapear todos os processos, de todas as áreas que deverão passar pela auditoria. Não importa qual o tamanho e o impacto do processo. Todos devem ser mapeados e, cautelosamente descritos, para que possam ser acompanhados e analisados visando melhorias. Leia o nosso e-book e entenda melhor como funciona a relacao entre certificação ISO 9001 e aqualidade dos seus produtos e serviços.

Identifique as  não conformidades

Após mapear todos os processos é importante identificar as etapas que apresentam não-conformidades com os requisitos legais aplicáveis ao negócio ou que não atenda às exigências das normas ISO. Fique atento, pois este é um dos passos mais importantes e que poderá ser decisivo na hora de obter a certificação. Todos os detalhes devem ser analisados, bem como as consequências  quando as não-conformidades não são tratadas. Para isso, ajudar no monitoramento de não-conformidades, a Verde Ghaia, possui o módulo LIRA, muito útil no processo de certificação.

Elabore um plano de ação para as não-conformidades

Após a identificação é fundamental montar um plano de ação para corrigir todas as falhas que geram as não conformidades. Trace objetivos claros e tenha diferentes estratégias para a implementação de melhorias. Além disso, insira as possíveis correções para as NC e o tratamento de não conformidade no módulo LIRA do SOGI.

Analise os resultados obtidos

A mensuração de resultado garante que o plano de ação seja realmente eficiente e que resolva todos os problemas relacionados às consequências das não conformidades apontadas. Fique atento para garantir que todos os problemas foram mesmo resolvidos e/ou se ainda existem pendências que podem causar problemas.

Realize auditorias internas

Antes de realizar a auditoria para a certificação, é importante pedir à equipe, que realize auditorias internas. Salienta-se que essa auditoria seja fidedigna à realidade da organização. Pois, após a auditoria interna, ainda é possível tratar as Não Conformidades antes da auditoria com os Órgãos Certificadores. Portanto, é fundamental que você faça anotações para apontar resultados, gerar relatórios e compartilhar com todos os envolvidos, pois a partir de então, iniciam-se as mudanças necessárias exigidas pela Norma ISO.

Processo de melhoria contínua

Após todo o processo de certificação, a organização deve se certificar se os processos ainda estão sendo seguidos de maneira completa, a fim de atingir o processo de melhoria contínua, nas diferentes áreas da organização.

Dicas para a certificação internacional

Embora o processo de certificação pareça ser complexo, a organização pode realizá-lo com tranquilidade, visto que, a complexidade se dá mais ao campo da cultura organizacional do que processual. Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar no momento da implementação ou da recertificação:

Dica 1: Tenha uma consultoria para obter a sua certificação

Obter uma certificação internacional, em qualquer uma das áreas, exige conhecimentos específicos e o envolvimento de profissionais que sejam especialistas na área. Por isso, contar com uma assessoria, online ou presencial, faz com que o processo seja feito com mais consistência e que a certificação venha de fato, tornando o processo mais otimizado e menos custoso.

Portanto, contratar empresas com renome é uma forma de garantir resultados. No Brasil há um grande número de consultores autônomos, que infelizmente, não oferece os mesmos benefícios que uma empresa especializada. Sendo assim, avalie bem os pós e o contra ao contratar os serviços de consultoria.

Dica 2: Escolha o momento certo para se certificar

Qual o momento certo para se certificar? Não há como definir o momento certo, mas a organização pode traçar planos, conforme o seu planejamento estratégico. Embora seja comum, as organizações buscarem pela certificação apenas quando precisam ter a vantagem competitiva. Fique atento, seja uma empresa certificada e que esteja entre os principais players do setor, com referência em processos e ações de qualidade, mantendo os padrões internacionais e em constante melhoria contínua.

Dica 3: Não deixe de fazer a migração da sua certificação

Quem já obteve a certificação, precisa se (re) certificar, pois a norma ISO 9001 e 14001 passaram por atualizações. Muitas organizações precisam realizar a migração das certificações, padronizando seus processos de acordo com as exigências mais recentes. Uma assessoria também pode auxiliar neste processo de maneira mais assertiva.

Dica 4: Olhe para o seu setor

Na hora de se certificar faça um estudo e identifique quais são as principais certificações que os concorrentes possuem, ou qual certificação poderá fazer seu negócio se sobressair em relação aos demais.

Agora que você já tem uma boa ideia do processo de certificação da Norma ISO, é importante partir para ação e enxergar na certificação uma oportunidade de elevar seus processos aos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade, gestão do meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde no trabalho.

Conte com o Grupo Verde Ghaia para fazer parte desse sucesso! Temos experiência no mercado, com mais de 20 anos de atuação, atendendo mais de 2.300 clientes de grande e médio porte, nacionais e internacionais.

E, se você é uma empresa micro ou pequena, temos serviços especializados com a mesma qualidade e que cabem no seu orçamento. Queremos te ajudar a crescer e se tornar competitivo no mercado globalizado.

Fale com a gente!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *