×

Ebook – Dicas para melhorar seu Desempenho Legal


 
Ebook – Dicas para melhorar seu Desempenho Legal
5 (100%) 4 vote[s]

Monitoramento de Requisitos Legais e Melhorar a Gestão

Quando uma Organização decide gerenciar seus requisitos legais, subtende-se que há uma busca pela melhoria de processos internos e externos. Desse modo, portanto, faz-se necessário planejar, desenvolver, controlar e avaliar o cumprimento de cada requisito.

Monitorar e se adequar aos requisitos para ser Certificada

Quando não é realizada a adequação aos requisitos legais, a organização pode sofrer uma não conformidade, afetando o processo de certificação. Portanto, realizar o levantamento dos requisitos legais, direcionado às atividades da sua organização é importante.

De um modo geral, pode-se entender por Requisito Legal toda norma jurídica escrita, aprovada e em vigor. Espera-se, portanto que tais normas, consideradas como obrigatórias sejam cumpridas. Desse modo, é possível definir como requisitos legais: as Leis, Decretos, Instruções normativas, Resoluções, Portarias, uma vez aprovados e em vigor.

PPRA: Requisito Legal de suma importância

Esse requisito é muito importante, principalmente, na construção civil. Refere-se, nesse caso, aos trabalhadores que estão expostos, por exemplo, a ruídos, vibrações, gases, vapores e outros. Conforme aponta a NR09. Esse documento é obrigatório a todas as empresas com mais de 01 colaborador. Em seguida, pode-se citar a NR 07, exigindo das organizações controle médico dos seus colaboradores conforme suas atividades desempenhadas.

Vale a pena citar a existência do Atestado de Saúde Ocupacional. Ele exige exames médicos periódicos, avaliando a saúde do colaborador e atestando sua aptidão ao trabalho a ser realizado. O exames a serem realizados, obrigatoriamente, assim como a frequência de renovação, é uma exigência do PCMSO.

Saiba mais sobre o monitoramento de requisitos legais e de como melhorar sua gestão.
Leia nosso e-book!

 

Dicas para melhorar seu Desempenho Legal

 


Blog VG