Eficiência Energética: Como fazer gestão conforme a ISO 50001:2018
×

E-book ISO 50001 – Eficiência Energética


 

A racionalização dos recursos energéticos é matéria que cada vez mais ganha destaque, seja entre as preocupações da sociedade, nas políticas públicas do governo ou no planejamento estratégico das empresas dos mais variados segmentos. Isso porque nos últimos tempos, passamos por uma crise energética, como poucas vezes, se te teve notícia no Brasil.

Faltas de chuvas, escassez hídrica, aumentos discrepantes da conta de luz e criação da metodologia de bandeiras, que incluiu a dolorosa bandeira vermelha, que além de representar um aumento ainda maior no valor da conta para os consumidores, indica também (como uma das causas) o aumento da necessidade de maior uso (contratação) de energia advinda de termelétricas.  Logo o Brasil, país cuja matriz energética é composta por mais de mil usinas hidrelétricas espalhadas pelo território nacional e que juntas produzem 65% da energia do país.

Eficiência Energética: visando a sustentabilidade do negócio

Melhoria do desempenho energético, diminuição de desperdícios e gastos e redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Esses são apenas três dos vários benefícios de se implantar um Sistema de Gestão da Energia baseado nos requisitos da ISO 50001:2018. Ou seja, a norma leva a empresa a se preocupar não só com fatores econômicos, mas também sociais e ambientais.

A implantação adequada dos requisitos normativos, seja para uma certificação ou migração para a norma mais atualizada, inicia-se com um bom conhecimento em relação ao conteúdo da ISO 50001:2018.

Capacite seus profissionais na Norma ISO 50001

Quanto mais colaboradores entenderem o propósito do Sistema de Gestão da Energia e seus requisitos, maior a probabilidade de se atingir o resultado esperado. Portanto, é imprescindível para as empresas poder contar com profissionais especializados na ISO 50001:2018 e, assim, realizar a efetiva implementação da norma. Para ampliar o seu conhecimento, faça os cursos de Interpretação e Formação de Auditor Interno da ISO 50001:2018

Acesse o e-book!

E-book sobre Eficiência Energética – ISO 50001 2018

Blog VG