×

6° Café Conectado: ISO 22000 e Gestão de Alimentos


 
6° Café Conectado: ISO 22000 e Gestão de Alimentos
5 (100%) 8 vote[s]

ISO 2200: Gestão de Alimentos. Nosso cafézinho de hoje é sobre a gestão da qualidade alimentar. Participe desse bate papo com Deivison Pedroza.

Qual a importancia da ISO 220000

A ISO 22001 é um processo de certificação, relacionada exclusivamente a gestão de alimentos.

Esse tema de hoje vem de encontro para discutirmos o que está acontecendo no Brasil. Muitos estão acompanhando o processo de comercialização e carne no Brasil. Assunt este, que gerou informações diversas e estão bombardeando as mídias sobre esse caso tão sério.

Embora, muitas marcas forma envolvidas nesse assunto, devemos ter cautela. Pois, a qualidade da carne brasileira, principalemente a bovina tem chamado a atenção da Comunidade européia. Para quem não sabe, o Brasil é hoje, o 2o maior produtor de carne. Basicamente, perdemos apenas para o EUA.

Padrões de Certificação

Enfim, a discussão de hoje não é apontar o dedo. Até porque, o nosso Café Conectado vem para discutir a importância de  atribuir valor aos processos que as organizações se propõem. Afim de manterem sua certificação em qualidade e segurança alimentar.

O Brasil tem padrões de gestão e certificação muito bons. Além de serem padrões de certifcação confiáveis e sérias. Podemos envovler nesse caso, a Gestão Ambiental,  ISO 14001 que se aplica ao agronegócio. Assim como a ISO 9001 sobre as padrões de qualidade e a ISO 22000 que envolve controle muito rígido de APCC, Gestão de Risco, Contaminação, Processos.

Processo de Certificação

A certificação ainda é um selo. Talvez um selo que nos diferencie no supermercado. Na hora que um consumidor vai decidir pelo preço ou pela qualidade. Portanto, certificação não é cara. Ao contrário, caro é a nossa atitude de não adotar padrões de gestão desde o início do processo. E são decisões simples como planejamento estratégico, matriz SWOT, Gestão de Risco dos processos, Matriz de APCC para realizar a gestão de risco e a contaminação dos processos. E, além disso, estar associado à uma legislação que já existe.

E para se certificar na ISO, qualquer organização pode. Não importa se é pequena, média ou grande porte. Até mesmo um pequeno produtor de alimentos. O que importa é a sua atitude de atuar conforme os padrões de alimentos e implementar uma gestão eficiente.

Pegue sua xícará de café e venha participar desse assunto tão importante. Sua presença é fundamental nesse 6o Café Conectado.

Saiba sobre as principais mudanças ocorridas na ISO 22000.

Clique na imagem para assistir:


Blog VG