Ebook: O que é ISO 19011 e quais são os seus principais conceitos
×

E-book ISO 19011 – Conheça os principais conceitos!


 
Avalie este post

Ebook o que é ISO 19011 e seus principais conceitos

No e-book ISO 19011,  vamos abordar as diretrizes para auditorias de sistema de gestão. Esta norma se aplica às auditorias de sistemas de gestão em geral, trazendo orientações sobre a gestão de um programa de auditoria e de como realizar as auditorias, incluindo as definições dos princípios de auditoria e avaliação das competências da equipe auditora.

A ISO 19011 fornece orientações para todos os tamanhos e tipos de empresas e auditorias de variados escopos e dimensões, incluindo aquelas conduzidas por grandes e pequenas equipes de auditoria. O que devemos fazer é adaptar conforme o escopo complexidade e dimensão do programa de auditoria e da maturidade do sistema de gestão em questão.

Nos últimos anos, diversas normas de sistema de gestão foram revisadas e publicadas, assumindo uma estrutura em comum com requisitos gerais, logo estes passam a ser muito parecidos em seus termos e definições centrais, os quais são chamados estrutura de Alto Nível, o Anexo SL.

Como resultado dessas mudanças, as auditorias de sistema de gestão devem ter uma abordagem mais ampla e sistêmica. Isso significa que os resultados das auditoria irão fornecer dados mais assertivos para o planejamento estratégico das organizações, auxiliando na identificação das necessidades de melhoria do negócio.

Critérios de Auditoria – ISO 19011:2018

Uma auditoria pode ser conduzida com base em vários critérios de auditoria de forma separada ou unificada. Esses critérios podem ser: requisitos definidos em uma ou mais normas de sistema de gestão, políticas e requisitos especificados por partes interessadas pertinentes, requisitos estatutários e regulamentares, um ou mais processos de sistema de gestão definidos pela organização ou outras partes.

Escopo da auditoria – ISO 19011:2018

Escopo da auditoria é a abrangência e limites de uma auditoria e inclui uma descrição dos locais físicos e virtuais, funções, unidades organizacionais, atividades e processos, bem como o período de tempo.

Dica importante

Se você é auditor e estiver com dificuldade de encontrar o requisito de referência da Não Conformidade, quer dizer que talvez o desvio não exista e você está inferindo. Portanto, tenha muito cuidado! Você tem total responsabilidade sobre suas constatações e conclusões.

É muito importante que os auditores sejam imparciais, isto é, não julguem ou tomem decisões precipitadas. É preciso expressar bem suas colocações e questionamentos e se necessário, repita de diferentes formas a mesma pergunta, a fim de que o auditado compreenda de forma clara os seus questionamentos. O auditor deve usar uma linguagem compatível com o público auditado, respeitando sempre a cultura local, evitando assuntos polêmicos que não condizem com o escopo da auditoria.

A auditoria é baseada e evidências, por isso, frases como: posso ver? me mostre, são cruciais para atestar a conformidade de um sistema de gestão, Ao perceber que a evidência apresentada pode demostrar alguma fragilidade, o auditor deve traçar uma trilha de auditoria para que a situação seja investigada e a decisão pode ser tomada de forma mais assertiva.

Relatório de uma Auditoria

O relatório deve fornecer dados precisos e claros da auditoria e deve conter: os objetivos, escopo, equipe auditora e demais participantes, cliente da auditoria, data e local que as atividades foram desenvolvidas, bem como os critérios de auditoria, as constatações, as evidências e conclusões. Também podemos incluir o plano de auditoria, incluindo as oportunidades de melhoria e os pontos fortes da organização.

Não se esqueça que o relatório deve ser elaborado de uma forma que todos consigam entender e aplicar as melhorias identificadas. Portanto, quanto maior o nível de detalhamento, melhor será o relatório da Auditoria.

Leia o e-book sobre Auditoria de Sistema de gestão, gratuitamente!


Blog VG