×

Facilitar o comércio internacional de madeira com as normas ISO


 
Facilitar o comércio internacional de madeira com as normas ISO
5 (100%) 1 vote[s]

Facilitar o comércio internacional de madeira com as normas ISO. Onde ficaríamos sem madeira? Somente em 2015, nós, humanos, consumimos 310 milhões de metros cúbicos de madeira maciça e 130 milhões de metros cúbicos de madeira de lei, totalizando US$ 129 bilhões. A fome pela madeira aumenta a cada dia, exemplo disso são os edifícios de madeira de até 18 andares que começam a aparecer, como o construído no Canadá por Engenheiros da Universidade da Colúmbia Britânica.

Com a diversidade de tipos de madeira e o fato de que nem todos os países produzem todos os tipos, o comércio global é um negócio enorme e necessário. Mas, como nem toda política de importação é semelhante, o comércio transfronteiriço torna-se um desafio. Para isso, uma gama de normas ISO visa ajudar. O comitê técnico da ISO sobre estruturas de madeira (ISO / TC 165) desenvolveu um conjunto de Normas Internacionais que ajudam a reduzir estas barreiras ao comércio, produzindo estruturas padronizadas e formas de trabalho que podem ser usadas por todos.

O benefício real das normas será alcançado quando todos os países as adotarem a nível nacional. Prevê-se que a ISO 16598 para a classificação estrutural da madeira serrada será eventualmente adotada globalmente, facilitando o comércio de milhares de tipos de madeira macia e madeira dura.

Paula Baptista
Consultoria e Projetos Especiais – Grupo Verde Ghaia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *