×

Revisão da ISO 19011 – Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão


 
Revisão da ISO 19011 – Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão
5 (100%) 5 vote[s]

A revisão da ISO 19011 que fornece as diretrizes para realização de auditorias de sistema de gestão entrou em processo de revisão e está na primeira fase de votação.

A ISO 19011 é a norma mais popular para auditorias de sistema de gestão fornecendo orientação sobre os princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria e realização de auditorias de sistema de gestão de modo geral. Ela orienta a avaliação dos sistemas de gestão sendo de extrema importância para uma abordagem uniforme do processo de auditoria onde múltiplos sistemas estão implementados e mantidos. A ISO 19011 é aplicável a todas as organizações que necessitam realizar auditorias internas ou externas de sistema de gestão ou gerenciar um programa de auditoria.

A revisão está sendo realizada para acompanhar o crescimento do número de normas de sistemas de gestão, além das revisões recentes de normas muito utilizadas como a ISO 9001 e a ISO 14001. Atualmente a revisão está submetida ao Comitê (CD), quando os países envolvidos na revisão têm a oportunidade de enviar seus comentários.

A publicação da nova versão da ISO 19011 está prevista para meados de 2018.

 

Raquel Alvares S. S. Melo
Consultora Jurídica

 


5 comentários em “Revisão da ISO 19011 – Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão

    1. Olá, Rosana! Os resultados de uma auditoria levam em consideração os objetivos e todas as constatações de auditoria, que indicam tanto conformidades quanto não-conformidades (vide item 3 da ISO 19011:2012 – Termos e definições). Para registro de uma conformidade devem ser considerados: I- a identificação dos critérios de auditoria; II- a evidência que apoia a conformidade e III- a declaração da conformidade, se aplicável (item B.8.2 da ISO 19011:2012). Espero que tenhamos lhe ajudado!

    1. Olá, Felipe! A 19011 é uma norma que traça as diretrizes para auditorias internas do sistema de gestão da qualidade e ambiental, apesar de ser utilizada como base para auditorias de outros sistemas de gestão também, como Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e outras. Ela é a base para a preparação das auditorias, qualificação dos auditores, cronograma de auditorias, check lists aplicáveis, conclusão, postura em auditoria, abordagem e comportamento dos auditores. Em todos os cursos de formação de auditores internos é obrigatório o treinamento na ISO 19011, a fim de mostrar a prática e teoria utilizada para atuação em auditorias internas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *