CCPR implementa o Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos
×

CCPR: Investe em Gestão Integrado de seus Resíduos Sólidos


 

A Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais – CCPR/Itambé, iniciou suas atividades em 1949 na cidade de Belo Horizonte, quando ainda era a Cooperativa Central. Esta surgiu devido a uma grave crise de abastecimento de leite, que fez com que lideranças de seis cooperativas do interior de Minas Gerais aceitassem o convite do Governo do Estado e assumissem a usina estatal criada inicialmente para abastecer a capital. Foi assim que surgiu a maior cooperativa de leite do Brasil.

Na década de 1950 foi aberto o primeiro armazém e na década de 1960 começaram a fabricação das rações CCPR, cuja fábrica foi inaugurada oficialmente em 1982. Em 2012, a CCPR cria a Itambé Alimentos S.A, que chega a ocupar a 3ª posição em processamento de leite no Brasil em 2014. Em 2015, a Rede de Armazéns CCPR apresenta sua nova diretriz de negócios para as lojas, com a proposta de oferecer mais produtos e comodidade aos seus clientes.

CCPR/Itambé: em busca da evolução em seu sistema cooperativista

Hoje, com a missão de congregar as cooperativas dos produtores de leite, reúne 31 cooperativas dos Estados de Minas Gerais e Goiás, oferecem mais de 150 produtos e congregam 8,5 mil famílias de cooperados, que têm no leite sua fonte de riqueza e trabalho.

Uma cooperativa por si só já tem uma grande preocupação social. Mas, para a CCPR/Itambé, isso é levado muito a sério. Para a empresa, cumprir seu lado social de modo contínuo e duradouro, primeiro ela precisa ser eficiente. Para isso, precisa ser administrada com base em conceitos empresariais. Por isso a CCPR/Itambé é reconhecida como exemplo de evolução no sistema cooperativista, pois sabe conciliar os princípios do cooperativismo e empresariais, demonstrando que não são conceitos contraditórios e sim complementares.

Ser referência em cooperativismo, crescer e ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade do seu negócio só e possível porque em suas ações a CCPR/Itambé segue, além dos valores do cooperativismo, os valores da integridade, excelência, simplicidade, gestão de pessoas e credibilidade.

É com base nestes valores que a CCPR/Itambé se compromete, através de sua política, a:

  • Buscar a melhoria contínua em segurança do alimento, qualidade, saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, atendendo às normas internas, às exigências de mercado, à legislação vigente e aos requisitos definidos pela empresa;
  • Desenvolver produtos e suas atividades de modo a eliminar e /ou minimizar seus impactos ambientais, visando à proteção do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais;
  • Conduzir as atividades com prevenção de acidentes do trabalho, manutenção da saúde dos colaboradores e eliminação e/ou minimização dos riscos identificados;
  • Incentivar a comunicação interna e externa dos assuntos relacionados à sua política.

CCPR/Itambém realiza Gestão de Resíduos Sólidos

Responsáveis pela Gestão de Resíduos da Fábrica de Rações da CCPR (Raula - Anal.de Laboratório, Sr Valdir - Aux. de Produção e Marly do Nascimento - Sup. de Qualidade) 
Fonte: Arquivo CCPR Rações
Responsáveis pela Gestão de Resíduos da Fábrica de Rações da CCPR (Raula – Anal.de Laboratório, Sr Valdir – Aux. de Produção e Marly do Nascimento – Sup. de Qualidade)
Fonte: Arquivo CCPR Rações

A CCPR/Itambé valoriza o bem-estar da sociedade, dos clientes e de todos os seus colaboradores.  Ela intensifica seu relacionamento com as cooperativas e com os cooperados, por meio de diversos projetos e canais de comunicação. E os produtores também estão no foco de suas ações: atualmente, participam dos projetos de assistência técnica da empresa 600 produtores distribuídos em todas as regiões de captação de leite da CCPR/Itambé. 

A organização também ampliou as suas ações de sustentabilidade e possibilitou que os resíduos recicláveis produzidos pela fábrica (papel, plástico, vidro e papelão) fossem doados para uma associação que faz a triagem destes materiais em uma sede dentro da unidade fabril. Conta além disso com uma usina de tratamento de efluentes da fábrica, e fazem uso do software VG Resíduos, do Grupo Verde Ghaia.

Ser reconhecida pela excelência de seu sistema de gestão de resíduos consagra a política de sustentabilidade da empresa e seu compromisso em gerir a logística de seus resíduos, pois os ideais que movem a CCPR/Itambé é a promoção do desenvolvimento sustentável nos âmbitos social, econômico e ambiental, e fomentar a qualidade e o desenvolvimento de seus cooperados.

Assim, a sustentabilidade é uma jornada contínua e inspiradora de suas ações de rotina.

Depoimento de quem vive a Gestão de Resíduos Sólidos

Como a Verde Ghaia pode te auxiliar no conhecimento e gestão de suas obrigações legais.

O plano de gestão integrada dos resíduos sólidos da fábrica de rações foi dividido por tipo de classe e tipo de resíduos. Sempre que possível, faz-se a reutilização e reciclagem interna para o aproveitamento de algum item antes de se dispor para reciclagem.

O processo foi implementado visando a necessidade de destinar corretamente os resíduos gerados na empresa, para tanto, foi realizada uma pesquisa ampla de fornecedores aptos para destinar tais materiais e realizado uma parceria. Com isso, conseguimos separar áreas de acordo com a tipologia e classes dos resíduos que geramos, para que seja acondicionado e assim, as empresas responsáveis pela destinação venham retirar tais resíduos.

Contamos também, com o auxilio da plataforma de gerenciamento de resíduos, VG Resíduos, que nos auxilia na gestão dos resíduos, gestão dos fornecedores, busca por novos fornecedores e na elaboração de relatórios. Este prêmio consagra a política de sustentabilidade e nosso compromisso em gerir, com excelência, a logística de nossos resíduos.

Nossos ideais visam promover o desenvolvimento sustentável nos âmbitos: social, econômico e ambiental, e fomentar a qualidade e o desenvolvimento de nossos cooperados.

Nós, da CCPR, enxergamos a sustentabilidade como uma jornada contínua e inspiradora de nossas ações de rotina. Dessa forma, comprometemo-nos a deixar um legado positivo para nossa comunidade e clientes.

Raula Greice de Castro Resende
Analista de Laboratório | Meio Ambiente


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *