Arquivos Raquel Melo | Grupo Verde Ghaia
×

Projeto Colunistas: Importância Segurança de Alimentos


 

Nessa edição do Projeto Colunistas, Raquel Melo, engenheira de alimentos e consultora de SGI da Verde Ghaia, dá um panorama geral sobre Segurança de Alimentos no Brasil e no mundo. Ela ressalta a importância da existência de regulamentações nessa área para se garantir o fornecimento de alimentos seguros para os consumidores. Veja agora e entenda mais sobre o assunto! 

Segurança de Alimentos conforme a ISO 22000

Quando se fala sobre Segurança de Alimentos deve-se pensar na adoção de práticas capazes de controlar qualquer perigo que possa ser veiculado pelos alimentos no momento do consumo.

A crescente demanda por alimentos, a velocidade dos processos e a internacionalização do comércio, acrescentam perigos e aumentam ainda mais os riscos à segurança dos alimentos. Em razão disso, as empresas devem ficar atentas às referências nacionais e internacionais sobre padrões para processos e produtos.

No Brasil, a regulamentação dos produtos, insumos e processos da área de alimentos são de responsabilidade, principalmente, da Anvisa e do Ministério da Agricultura. Essa regulamentação é baseada, muitas vezes, em recomendações internacionais, como do Codex Alimentarius.

A divisão é mais ou menos assim: o MAPA trata da regulamentação e fiscalização de produtos de origem animal, bebidas em geral, vegetais in natura e alimentos para nutrição animal.

Legislações, Normas de Certificação e Requisitos

Já Anvisa é responsável por alimentos industrializados em geral, águas envasadas, embalagens, aditivos, entre outros. Além disso, a Anvisa também regulamenta questões específicas, principalmente em relação à contaminação dos alimentos que possam gerar riscos à saúde dos consumidores.

Além da legislação nacional, as normas de certificação também trazem requisitos importantes na promoção da segurança dos alimentos. Normas muito conhecidas como a ISO22000, FSSC22000 e o BRC definem requisitos para controle de produtos e processos capazes de identificar perigos, minimizar riscos e sustentar um sistema de gestão em segurança de alimentos.

Como empresa, garanta a segurança dos seus produtos, otimize seus recursos e aumente a confiabilidade do seu negócio. Como consumidor, fique de olho no que o mercado pode lhe oferecer.

Veja o vídeo e tenha acesso ao conteúdo completo da Coluna!

 

Raquel Melo
Consultora SGI / Colunista Verde Ghaia

 

Conheça os cursos EaD da Verde Ghaia na área de Segurança de Alimentos


Blog VG