×

Como conduzir o sistema de gestão empresarial em tempos de crise?


 
Como conduzir o sistema de gestão empresarial em tempos de crise?
5 (100%) 1 vote

Nos últimos anos, o Brasil vem passando por uma crise econômica que afeta os mais diversos setores. É comum ouvirmos quase que cotidianamente: “está difícil de vender”, “está difícil de inovar”, “o mundo está mais acelerado”, “é muita informação e está difícil acompanhar”, “está faltando dinheiro”, “a gente vai pra que lado?”, “vamos parar, vamos criar um novo produto, vamos conseguir novo cliente?”,  entre tantas outras frases. Isso não é exclusividade de um tipo de negócio.

A crise afeta a todos. E mesmo assim, temos que continuar caminhando, fazendo diferente, criando oportunidades em um cenário incerto.

Conduza o SG da sua empresa em tempos de crise

Diante disso, a questão que surge é: como conduzir o sistema de gestão da sua empresa de forma eficaz em tempos de crise? Como inovar mantendo a qualidade e incorporando numa rotina estratégica da sua organização os padrões de saúde, de segurança e de meio ambiente exigidos?

Na época da Revolução Industrial, a produção era em série e a preocupação era produzir, produzir e produzir. Pouco importava a padronização. Hoje, é impossível imaginar a nossa vida sem padronização, pois em tudo existe um padrão. Obtendo uma certificação ISO, o produto é padronizado por um modelo ISO. O que significa que para onde eu vá, no mundo todo, se eu utilizar um produto ou serviço que siga estas normas internacionais, o produto será igual e vai funcionar. Sem contar que posso ter confiança na qualidade do que estou usufruindo.

No caso do seu negócio, a padronização serve para isso, para poder garantir que você tenha todas as informações necessárias para evitar ao máximo ter qualquer tipo de problema. Ou seja, você age de maneira preventiva. Além disso, ter uma certificação da norma ISO, por exemplo, significa que sua empresa tem diferencial competitivo diante da concorrência, oferecendo qualidade, credibilidade e confiança a seus clientes ao atender aos requisitos técnicos e de qualidade e segurança seguindo padrões internacionais.

E, se por acaso exista algum problema e você precise agir de maneira reativa, toda a documentação que você tem em seu negócio, devido ao certificado ISO, vai minimizar ou eliminar o erro. Isso, do ponto de vista organizacional, permite um sistema de gestão eficaz. E, diante da nossa difícil corrida empresarial para nos mantermos vivos dentro de padrões econômicos, isso faz toda a diferença para gerar bons resultados para sua organização.

Dessa maneira, quando falamos de padronização, de normas ISO, de sistema de gestão eficaz, estamos falando de transparência, reputação, propósito.

Qual o propósito do seu negócio? Manter a empresa por mais 40 ou 50 anos? Abrir para o mercado de ações? Deseja fazer uma fusão, uma aquisição, joy venture? Quer participar de licitações? Não importa qual seja, hoje em dia você só o atingirá se garantir os padrões essenciais de sustentabilidade econômica, social e ambiental. Porque a sustentabilidade é o primeiro ponto a ser analisado em qualquer um desses objetivos.

Dicas para melhorar seu Desempenho Legal

É na crise, que se “Cria”

E diante da crise, nossa mentalidade tem que mudar. Deve ser incorporada a mentalidade do risco e da oportunidade se você deseja um sistema de gestão eficaz. Se você não está preparado para administrar os seus riscos, você vai ficar trabalhando o tempo todo para remediar. E assim, em vez de olhar para frente, buscando sempre inovar, você vai ficar olhando para o retrovisor, preso em problemas que te geram muito mais custos caso tivesse se prevenido inicialmente.

Um bom planejamento estratégico ajuda você nisso. Um planejamento que envolva a alta direção da empresa e os seus diferentes departamentos para analisar e discutir os riscos e as oportunidades de aspectos e impactos, mas também de requisitos legais. Uma metodologia que pode ser utilizada é a da matriz SWOT, na qual é possível verificar forças e fraquezas, oportunidades e ameaças dos processo, produtos, leis, aspectos e impactos para seu negócio.

SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A análise SWOT é uma metodologia clássica da Administração utilizada para avaliar a situação de um negócio e o cenário em que ele está inserido para descobrir qual o melhor caminho a ser seguido. Dessa forma, permite um planejamento estratégico identificando também os principais fatores internos a serem trabalhados e os pontos externos que precisam de mais atenção em relação ao negócio.

Quando se analisa os fatores internos, o foco fica nas forças e fraquezas. Assim, identifica-se os pontos fortes e fracos do negócio, que o colocam em vantagem ou desvantagem em relação à concorrência. Alguns exemplos que podem ser analisados quanto aos fatores internos são: localização, tempo de mercado, reputação, recursos humanos, recursos financeiros, marketing, gestão, capacidade de operação, acesso à matéria-prima, materiais e equipamentos, entre outros.

Fatores Externos: oportunidades e ameaças ao negócio

Em relação aos fatores externos, eles dizem respeito às oportunidades e ameaças que estão do lado de fora da empresa, e que não são controláveis. Aqui, é preciso olhar para o microambiente e para o macroambiente: o primeiro é o setor que você atua, enquanto o segundo é o que vai além da sua empresa ou setor. Alguns pontos a serem analisados sobre o microambiente são: clientes, fornecedores, concorrentes, novos entrantes, substitutos, intermediários e entidades de classe, entre outros. No caso do macroambiente, não esqueça de analisar os cenários político-legais, econômico, demográficos, tecnológico, sociocultural e natural.

Parece difícil? A Verde Ghaia pode te ajudar nisso de uma maneira simples e fácil. A Verde Ghaia é uma empresa que está há 20 anos no mercado oferecendo soluções para alcançar a sustentabilidade empresarial em seu negócio. Seus mais 3.200 clientes são médias e grandes organizações espalhadas pelo Brasil, América e África, que desejam soluções rápidas e práticas para o monitoramento legal e implementação de sistemas de gestão, especialmente de normas internacionais. Ela desenvolveu metodologias próprias para o desenvolvimento de softwares, tais como o SOGI – o Sistema de Gestão Integrada da Verde Ghaia.

O SOGI é totalmente alinhado às normas internacionais de certificação ISO. Ele permite que você monitore os requisitos legais aplicáveis à sua empresa, os aspectos e os impactos ambientais, conheça quais os perigos e riscos inerentes à sua atividade, realize auditorias internas e de conformidade legal e também gerencie as não conformidades e os fornecedores. Dessa maneira, você reduz o risco de possíveis multas e sanções, de acidente de trabalho, crimes ambientais ou trabalhistas, economiza tempo e dinheiro, garante a boa reputação da sua empresa e tem mais assertividade e segurança nas tomadas de decisão, especialmente quando se trata de onde investir e como inovar.

Como a tecnologia impulsiona o negócio

Ele pode ser utilizado de maneira totalmente online, sem necessidade de instalação, permite um número ilimitado de usuários e também conta com a garantia de segurança e sigilo das informações. Por também permitir a elaboração de planos de ação em cada módulo, o SOGI garante seu diferencial diante de tantas outras empresas, porque você pode traçar metas para que as exigências sejam alcançadas de maneira completa e estratégica, em todos os setores, estimulando inclusive seus colaboradores a se comprometerem com a qualidade do que você oferece.

Portanto, em tempos de crise, contando com a ajuda de especialistas no assunto e utilizando o que tem de mais moderno hoje em sistemas de gestão, é possível conduzi-lo de modo eficaz, conhecendo riscos e oportunidades inerentes a seu negócio e tendo a certeza e a segurança de onde ir, sempre de forma estratégica.

Se você quer conhecer mais sobre as nossas metodologias, entre em contato!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat