×

Como é possível estar em compliance no Brasil?


 
Como é possível estar em compliance no Brasil?
5 (100%) 1 vote[s]

Vamos falar sobre compliance?

Compliance. Você já deve ter ouvido essa palavra várias vezes. Mas você sabe o que realmente significa? Conhece empresas que estão em compliance? Compliance é uma derivação do verbo “to comply”, cuja tradução significa estar de acordo com um conjunto de regras.

No caso de uma empresa, estar em compliance assegura que a empresa está cumprindo totalmente todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento.

Pela atual situação econômica e política do Brasil, é muito comum relacionar a palavra compliance com a ideia de antissuborno e anticorrupção. É claro que uma empresa tem que se preocupar com essas questões, porque ela será responsabilizada, caso seja flagrada ou comprometendo-se a dar ou oferecendo suborno ou se estiver em práticas corruptas, fraudulentas, coercitivas ou obstrutivas. Enfim, essa responsabilização independe do porte ou ramo de atuação, se era ou não de conhecimento da alta direção ou de quem tenha assumido tal comportamento, desde que tenha agido em nome e por interesse da empresa. Preocupar-se e agir de forma a não praticar tais atos é um dos significados de estar em compliance.

Maneiras diversas de estar de acordo com a Legislação

Maneiras diversas de estar de acordo com a Legislação

Mas há muitas outras maneiras de uma empresa também estar de acordo com toda a legislação aplicável à sua atividade, alcançando assim resultados mais satisfatórios, tendo vantagem competitiva ante os concorrentes, acesso a linhas de crédito facilitado, além de melhor retorno dos investimentos aplicados, melhora da reputação da empresa e aumento dos ganhos financeiros.

E quais são as áreas possíveis de estar em compliance? Por exemplo, saúde e segurança ocupacional, responsabilidade social, segurança de alimentos, energia, qualidade, segurança na cadeia logística e sustentabilidade. Mas uma das principais é em relação à sustentabilidade. Não é nada fácil hoje em dia, estar de acordo com todas as normas e requisitos legais aplicáveis a uma atividade, uma vez que é extenso o número de normas e leis ambientais existentes em nosso país.

A Verde Ghaia, presente no mercado há 20 anos, se destaca na área de Compliance com foco em Sustentabilidade. Para entender melhor o que é Compliance Sustentável, convido a leitura de um outro artigo.

Diferencial ao Implementar Programa de Compliance Sustentável

A Verde Ghaia foi fundada em 1999 com o objetivo de oferecer o primeiro sistema online de monitoramento de requisitos legaisno Brasil. Através de uma metodologia própria ela desenvolveu o SOGI, seu software online de gestão integrada, legal e estratégica, que permite processos mais ágeis de monitoramento e gestão.  Por isso, é referência no mercado nacional quando o assunto é sistemas de gestão.

Outro diferencial da Verde Ghaia é que ela segue toda a legislação ambiental e tem total conhecimento de todas as leis existentes no Brasil. Tanto que todas as legislações, requisitos legais e normas são constantemente atualizadas no sistema de gestão online da empresa. Por exemplo, em 1999, ano de sua fundação, haviam 7.315 leis em seu banco de dados, e 134 revogações. Em 2019, já são 113.476 leis e 512 revogações – um aumento de 106.161 leis em vinte anos. Nada fica de fora, e seus clientes sabem da importância disso para manterem seus certificados de norma ISO ou terem a certeza de que estão de acordo com todas as leis aplicáveis às suas atividades, cada vez mais complexas e com fiscalizações mais rígidas.

Por isso, é tão difícil estar em compliance. É um universo gigantesco de leis a serem seguidas. Tendo conhecimento disso, a Verde Ghaia criou o Prêmio Compliance Brasil, no qual são premiadas as melhores empresas que cumprem com todos os requisitos legais aplicáveis às suas atividades. Através desse prêmio são reconhecidas as boas práticas e o controle legal adotados pelas organizações em todo o Brasil, sendo um incentivo para que as empresas brasileiras desenvolvam práticas sustentáveis em seus processos.

Por que as empresas que buscam por Programas de Compliance?

Aproximadamente 1,5 mil organizações, de grande e médio porte, estão concorrendo em dez categorias: meio ambiente, saúde e segurança, segurança de alimentos, energia, qualidade, responsabilidade social, cadeia logística, gestão integrada, resíduos e inovação.

As empresas que estão concorrendo ao prêmio já estão na vanguarda do compliance de sustentabilidade. E as melhores ainda serão reconhecidas e premiadas para mostrar que, apesar das milhares de leis que regem uma atividade, é possível crescer e dar certo no Brasil, sempre de forma sustentável.

Todas estas empresas estarão juntas no dia 27 de junho, em Belo Horizonte, para receberem a premiação e também conversarem com todos os participantes do IV Prêmio Compliance Brasil. Os principais representantes de cada empresa premiada estarão ali, juntos, para contar como conseguem lidar com tantas leis, normas e requisitos, e qual o segredo para conseguirem avançarem a ponto de serem reconhecidas a nível nacional por estarem em compliance.

Acha pouco poder estar junto de grandes empresas em uma noite incrível de troca de experiências e aprendizado? Nós também! Por isso, reservamos um momento para nossos convidados participarem de palestras sobre o assunto e com quem entende de Compliance!

No evento também acontecerão palestras sobre gestão de riscos, inovação disruptiva e compliance. Os melhores de cada uma dessas áreas vão contar toda a sua experiência, dando dicas e falando sobre os segredos para o compliance de sustentabilidade.

E uma das palestras mais aguardadas é o do fundador, CEO e presidente da Verde Ghaia, Deivison Pedroza. Ele é o grande responsável por tornar a Verde Ghaia referência em sustentabilidade. Em sua palestra, no Prêmio Compliance Brasil, Deivison vai contar como lá em 1999 ele já havia percebido a importância da sustentabilidade no mundo dos negócios, e porque transformou ela na palavra de ordem em tudo o que fez até hoje. E claro, também vai ensinar como é possível estar em compliance no Brasil, mostrando que não é um bicho de sete cabeças, podendo ser muito mais simples do que a ideia que vendem por aí.

Portanto, compliance é a palavra de ordem do momento. E no mundo de hoje, não dá para ficar fora de nada relacionado a esse tema.

Participando do Prêmio Compliance Brasil, além de estar presente nas principais discussões nessa área, você também tem a chance de conhecer pessoalmente as empresas que desenvolvem o compliance na prática, que são a vanguarda de uma nova forma de crescer, respeitando o meio ambiente, seus clientes e toda a sociedade e, claro, aumentando também seus lucros, sempre de forma sustentável.

É exatamente isso que a Verde Ghaia faz, é exatamente isso que Deivison vai ensinar, é exatamente isso que o IV Prêmio Compliance Brasil mostra!

Para saber mais, acesse o site do Prêmio Compliance. E vamos aproveitar juntos essa grande oportunidade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *