×

Conceituando as Oportunidades da sua empresa conforme a ISO 45001:2018


 
Conceituando as Oportunidades da sua empresa conforme a ISO 45001:2018
5 (100%) 3 vote[s]

A ISO 45001:2018 conceitua OPORTUNIDADE no item 3.22 como, uma circunstância ou conjunto que pode levar a melhoria do desempenho do SSO.

ISO 45001

Conceituando Oportunidades conforme a ISO 45001:2018

A Norma diz também que, a organização deve estabelecer, implementar e manter um processo para avaliar a oportunidade de desemprenho do SSO. Considerando, portanto, as mudanças planejadas, processos, atividades e políticas da organização. As quais, no entanto, devem ser adaptadas ao trabalho, organização e ambiente do trabalho aos trabalhadores. Desse modo, visa-se eliminar os perigos,  a fim de reduzir os riscos.

É importante que avaliar os seus riscos e oportunidades existentes da sua empresa com relação ao sistema de Gestão de SSO. Consequentemente, a organização deverá se concentrar na sua capacidade em atingir resultados desejados, em todas as partes do sistema e em todo seu contexto organizacional.

Os benefícios de se identificar as oportunidades e conhecer as necessidades de partes interessadas, perigos, requisitos legais e outros requisitos, podem ser entendidas como oportunidades. Estes podem afetar, diretamente, a sua capacidade de melhoria continua, além de afetar seu desempenho de SSO.

Identificando as oportunidades

Para identificar essas oportunidades é preciso conhecer e identificar os perigos. A identificação é feita nas áreas, processos e atividades da organização, bem como eles são comunicados, sua análise de risco e sua mitigação desses perigos conhecidos. E assim assegurar que o sistema de gestão de SSO, atinja seus resultados pretendidos. Além de prevenir ou contribuir na redução de efeitos indesejáveis, estando sempre em busca da melhoria continua.

Após a identificação desses ricos ou oportunidades, é necessário que a organização estabeleça ações para abordá-los. Como por exemplo a substituição de um produto menos agressivo a saúde do trabalhador, seja no seu manuseio ou na produção do mesmo. Sendo assim, a organização, em seus processos de planejamento, deve determinar e avaliar os riscos e oportunidades que são relevantes para os resultados pretendidos do sistema de gestão de SSO. E assim, associá-los às mudanças na organização, aos seus processos ou ao sistema de gestão de SSO.

No caso de mudanças planejadas, permanentes ou temporárias, esta avaliação deve ser realizada antes da mudança ser implementada. Com a identificação das Oportunidades, a organização cumpre uma etapa do sistema de gestão. Demonstrando compromisso com a segurança dos trabalhadores, abrangendo o leque para clientes que exigem a certificação, melhora a visão no mercado e aumenta o diferencial entre as outras empresas.

Oportunidades como melhoria para o Sistema de Gestão

A Norma também fala de outras oportunidades. Elas devem abordar as estrangeiras de melhorias do sistema de SSO. Da mesma forma os riscos e as oportunidades devem ter um processo de avaliação e critério. Uma vez que se faz necessária a priorização, com intuito de conhecer seus benefícios e seu potencial para melhoria do desempenho de SSO.

Se a organização já possui um sistema de Gestão seja de Meio Ambiente ou Qualidade, poderá também utilizar a mesma metodologia, Aplicando-a em sua avaliação de riscos ou oportunidades ao sistema de Gestão de SSO. Abaixo segue alguns exemplos de Oportunidades para melhoria de desempenho de SSO, baseado numa necessidade não atendidas, como por exemplos:

* Analise do perigo de trabalho;

* Melhoria do desempenho de SSO, melhorando processos como aliviando o trabalho monótono;

* Criação de permissão de trabalho e análise de risco da atividade a ser executada;

* Implementação de checklist para verificação das condições do trabalho antes de iniciar;

* Melhorar tecnologias utilizadas;Melhorar ou obter novos métodos de execução das atividades;

* Comitês de Segurança;

* Intensificação de treinamentos;

* Implementações de DDS diálogos de Segurança;

* Criação de canais eficazes para comunicação de oportunidades e melhorias em processos, atividades e execução de tarefas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *