×

Você já sabe como identificar um perigo no seu negócio?


 
Você já sabe como identificar um perigo no seu negócio?
5 (100%) 2 votes

Ainda não sabe como identificar um perigo?
Neste artigo, iremos falar sobre as principais dúvidas ao realizar o levantamento e como  conceituar e identificar um perigo.

Principais pontos de Atenção

Ao identificar  um perigo é necessário que as organizações  busquem formas de controlá-los e/ou saná-los. Abaixo citamos alguns pontos de atenção, que as organizações devem se ater:

* Conhecer e controlar seus perigos. E assim, diminuir seus riscos e fornecer um ambiente seguro e saudável;
* Diminuir o número de ocorrências de acidentes e incidentes de trabalho;
* Melhorar o absenteísmo da organização;
* Manter a integridade física e mental de seus colaboradores;
* Garantir que a estratégia da empresa esteja alinhada com a gestão de SSO;
* Reflexo positivo em ambiente de trabalho;
* Reconhecimento de todos do comprometimento da empresa;
* Aumento da confiança de seus colaboradores;
* Antecipar potenciais situações de risco;
* Melhorar o desempenho da saúde e segurança de seus colaboradores;
* Melhorar o envolvimento comprometimento, participação das lideranças e todos os níveis e funções;
* Melhorar a comunicação inclusive na proteção dos trabalhadores contra represálias ao identificar e relatar problemas incidentes, riscos e oportunidades;
* Resguardar a empresa com relação a possíveis multas trabalhistas e denuncias.

Conceituando perigos conforme a ISO 45001:2018

De acordo com a ISO 45001:2018, conceitua-se perigo no item 3.19 como fonte potencial para causar lesões e problemas de saúde (3.18). E traz uma nota de entrada complementando, que os perigos podem incluir fontes com o potencial de causar danos ou situações perigosas. E/ou circunstancias com potencial de exposição, levando a lesões e problemas de saúde.

O que é Levantamento de Perigos?

É um procedimento com a qual a empresa pode identificar suas áreas, processos e atividades executadas. Possibilitando em seguida, identificar suas fontes ou situações que podem gerar lesões, doenças e problemas de saúde aos trabalhadores. E assim, identificar os perigos e riscos associados à essas atividades.

Desse modo, são estabelecidas medidas de controle que diminuam a possibilidade de ocorrências dos eventos adversos. Uma vez que estes podem causar lesões e problemas a saúde de seus trabalhadores.

Levantamento de Perigos e Riscos

O levantamento tem importância estratégica. Isto é, permite que a organização tenha uma visão ampla e real de todos os pontos críticos de suas atividades. Bem como aqueles que possam impactar negativamente seus funcionários, processos e negócios. Com isso, consegue-se planejar e buscar esforços para controlá-lo.

A identificação de perigos ajuda a organização a reconhecer e compreender os perigos no local de trabalho. Tanto para a própria organização quanto para os trabalhadores, a fim de avaliar, priorizar e eliminar os perigos ou reduzir os riscos de SSO.

como identificar um perigo

Como identificar um Perigo?

Os riscos e perigos devem ser identificados de acordo com o contexto da sua organização. Bem como, os incidentes internos ou externos, incluindo emergências e atividades que causam incômodo no entorno.

Podem ser, por exemplo, ruído, odor, dentre outros mais.  Salienta-se que é importante observar a preocupação da norma, não se atenta apenas a segurança do trabalhador, mas a sua saúde também. Sendo assim, todo perigo, psíquico e emocional, precisa ser considerado durante esta avaliação.

Outra novidade é a preocupação com todas as partes interessadas que possuem acesso ao local de trabalho. Assim como visitantes, terceiros e fornecedores, que antes não era considerado no levantamento de perigos e riscos. Além disso, a empresa possui a responsabilidade compartilhada com todos os colaboradores que desempenham atividades para ela.

Dessa forma, o contexto geral, para realizar o levantamento perpassa pela ideia central de que:

O ambiente deve se adaptar ao colaborador e não o colaborador ao ambiente. E quando mencionamos ambiente, podemos entender como as estruturas, maquinários, equipamentos, postos de trabalho, dentre outros.

Portanto, os procedimentos para identificação de perigos e riscos, mencionados na norma, devem conter a Metodologia de Levantamento de Perigos e avaliação dos mesmos.

Conceituando Riscos conforme a ISO 45001:2018

A ISO 45001:2018 conceitua RISCO no item 3.20 como efeito ou incerteza. Sendo considerado como um resultado, consequência, probabilidade ou possibilidade de uma fonte ou situação a ocorrer. Podendo ser um efeito com um desvio esperado positivo ou negativo.

A Norma fala também que a incerteza é o estado, uma probabilidade de uma situação. Mesmo que parcial, de uma deficiência de informação relacionada à compressão ou ao conhecimento de um evento, sua consequência ou sua possibilidade.

Outro ponto importante que a Norma traz, é em relação com os Riscos de saúde e segurança ocupacional – SSO. Sendo a avaliação, consideranda a combinação da probabilidade de ocorrência de eventos ou exposições perigosas relacionadas aos trabalhos. Isto é, execução da atividade ou sua exposição com a gravidade das lesões e possíveis problemas de saúde (318) que podem ser causados por esses eventos ou exposições aos mesmos

 

Viviane Mara Diniz
Consultora de Projetos no Grupo Verde Ghaia
Graduada em Gerenciamento de Projetos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *