Como a Certificação ISO gera valor, confiança e reputação à sua marca?
×

Certificação ISO: como agregar valor ao seu negócio?

 

Por que obter uma certificação ISO? Essa é uma das perguntas mais frequentes. Qual empresa não deseja ser reconhecida por sua ótima reputação, por ser confiável e oferecer produtos de qualidade?

No entanto, nem sempre basta alardear ao público sobre o quanto sua empresa é boa. E é preciso, mais do que simplesmente oferecer excelentes produtos e serviços. Estamos falando de uma comprovação internacionalmente reconhecida.

Certificação ISO: como manter o valor do seu negócio?

Por isso, a certificação é o recurso ideal para comprovar credibilidade e assim demonstrar que seu produto ou serviço atende às expectativas e segue padrões internacionais. Inclusive em alguns casos, a certificação é muito mais do que isso: ela é um requisito legal ou até mesmo contratual, ou seja, o fechamento de um contrato depende da existência de determinadas certificações.

Certificação ISO: padronização e qualidade

Quando falamos de certificação, falamos da ISO, cuja sigla significa International Standardization Organization (Organização Internacional para Padronização), uma entidade fundada em 1947 em Genebra, na Suíça, após 65 autoridades de 25 países se reunirem para discutir meios de facilitar internacionalmente a coordenação e unificação de padrões industriais.

A ISO em si não emite certificações, mas apenas determina os padrões industriais internacionais que devem ser seguidos pelas empresas. Alguns de seus selos são bem conhecidos, como a ISO 9001 (certificação do sistema de gestão de qualidade), e outros ainda não são tão difundidos, como a ISO 37001 (antissuborno) ou a ISO 8000 (padrão global para qualidade de dados e dados-mestre da empresa).

A ISO também não decide quando desenvolver um novo padrão, e sim responde a uma solicitação do setor ou de partes interessadas (que podem até ser formadas por grupos de consumidores). A partir de análise dessa solicitação, um conjunto de especialistas de um comitê técnico desenvolve os aspectos do padrão, incluindo seu escopo, principais definições e conteúdo.

Os benefícios de se conquistar a certificação

Sem dúvida obter uma certificação muda a maneira como sua empresa é vista, principalmente pelo mercado e por órgãos fiscalizadores. O selo ISO é um compromisso público que a empresa firma para com a sociedade. Veja os benefícios diretos obtidos ao se conquistar um selo de certificação:

  • Abertura junto ao comércio internacional – como a ISO é reconhecida internacionalmente, fica bem mais fácil realizar negociações junto a empresas no exterior, já que o selo contribui para a redução de barreiras técnicas.
  • Facilidade para atender a órgãos reguladores e governo – instituições oficiais costumam se basear nos padrões da ISO para desenvolver sua regulamentação. Se você possui certificação, fica naturalmente mais perto do cumprimento de muitos requisitos legais.
  • Vantagem competitiva e credibilidade da marca – uma empresa com selo ISO certamente está à frente daqueles concorrentes que não têm nenhum tipo de certificação.
  • Organização interna – toda empresa que deseja conquistar a certificação passa por dois processos importantes: 1) Implementação de sistemas de gerenciamento 2) Auditorias internas e externas.

Quais os benefícios para as organizações?

Ambos são extremamente benéficos para a organização dos processos e funções numa empresa.

  • Melhoria contínua – os sistemas de gerenciamento em si e as próprias auditorias estimulam a correção de erros e melhoria contínua dos processos.
  • Redução de custos – os sistemas de gestão em geral reduzem processos ineficientes e resultam num melhor gerenciamento de riscos. Como consequência, os custos caem.
  • Satisfação dos clientes – certificações Internacionais indicam que os consumidores podem confiar na segurança dos produtos e serviços da empresa certificada. Um cliente satisfeito sempre volta. Isto reflete diretamente nos lucros daquela empresa.
  • Colaboradores motivados – colaboradores que trabalham em empresas organizadas, dotadas de um sistema de gestão bem definido e que demonstra preocupação para com a saúde e segurança de seu pessoal, certamente são mais felizes. E já está mais do que provado: colaboradores felizes trabalham melhor.
  • Responsabilidade social – toda empresa que se certifica segue uma série de diretrizes que acabam refletindo diretamente em aspectos sociais, como a preservação ambiental.

As normas internacionais da ISO ajudam empresas de qualquer tamanho ou setor a reduzir custos, aumentar a produtividade e acessar novos mercados.

Como obter a certificação ISO?

Para obter a certificação de uma Norma ISO é simples e fácil. Fale com um dos nossos consultores e apresentaremos a vocês formas de implementar e agregar valor ao seu produto ou serviço. Seja destaque no mercado, saiba se diferenciar de seus concorrentes e oferecer qualidade, credibilidade e confiança a seus clientes.

A certificação ISO proporciona garantia e legitimidade ao seu negócio em conformidade com padrões internacionais, pois o seu negócio atenderá aos requisitos técnicos e de segurança do mercado globalizado.

Fale conosco e gere valor ao seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *