×

Como identificar a correlação entre a OHSAS 18001 e a ISO 45001?


 
Como identificar a correlação entre a OHSAS 18001 e a ISO 45001?
5 (100%) 5 vote[s]

Grande parte das empresas que já são certificados na OHSAS 18001, estão com dificuldades e inseguros de como utilizar a estrutura da OHSAS 18001 – Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho – SST implementado e/ou existente, uma vez que a ISO 45001 vem com diversos e novos contextos para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – SSO.

ISO 45001

Conexão entre OHSAS 18001 e ISO 45001.

É de conhecimento de todos que a OHSAS 18001 foi publicada iniciclamente em 1999, e desde então tem sido considerada a norma de Sistema de Gestão de SST mais utilizada em certificação no mundo. Atualmente, algumas empresas já estão desenvolvendo atividades para a migração e/ou certificação direta na ISO 45001. Contudo, quando iniciam o trabalho, percebem diversas diferenças entre as normas.

Diante disso, é importante compreender a correlação entre a OHSAS 18001 e ISO 45001, uma vez que ajudará a empresa a otimizar as adequações para migração SSO – Sistema de Gestão de Saúde Ocupacional da organização

Em carater de contextualização, as novidades consistem primeiramente na nova estrutura de Alto Nível – Anexo SL, que tem como objetivo facilitar a integração dos sistemas de gestão. Tais como a interpretação dos requisitos normativos; contexto da organização; a liderança e responsabilidade da Alta Direção e dos envolvidos como um todo; gestão de risco no negócio e do sistema de gestão; novos conceitos; gestão de fornecedores e informação documentada.

Como devo fazer a identificação da correlação entre as Normas?

O objetivo da identificação na correlação das normas, vem com o intuito da empresa aproveitar o que já foi realizado no sistema de gestão da organização. Essa etapa é de extrema relevância, pois a empresa identificará em cada item normativo existente o que deverá ser acrescentado na nova estrutura da ISO 45001.

Agindo assim, a equipe de SSO irá concentrar suas energias na parte que até o momento é considerado como algo assustador, porque tudo que traz uma ideia e sentimento de ser “inédito”, vem com muitos desafios e, consequentemente, investimentos tanto humano, tecnológico e físico.

De início, a sugestão para realizar a conexão das normas é montar uma tabela das diferenças entre a OHSAS 18001 e ISO 45001, levando em consideração desde os termos e definições até o item 10, melhoria. Isso contribuirá para que todos tenham uma visão certa de quais itens normativos a empresa já atende, como por exemplo: o escopo; política; identificação de perigos e riscos; requisitos legais; objetivos e metas; responsabilidade, funções e autoridades; competência e conscientização; controle operacional; controle de documentos e registros; preparação e resposta a emergência; monitoramento e medição; avaliação do atendimento aos requisitos legais; investigação de incidentes, não conformidade, ação corretiva e ação preventiva; auditorias interna e análise crítica.

É importante salientar que em cada ponto citado anteriormente, exigem particularidades especificas para atendimento total para a ISO 45001, como o caso do 6.1.3 Requisitos legais e outros, que descreve em nota que “os requisitos legais e outros requisitos podem resultar em riscos e oportunidades para a organização”. Visto que, não é um requisito novo para o sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Contudo é citado o termo de riscos e oportunidades.

ISO 45001

Tabela sobre as diferenças entre a OHSAS 18001 e ISO 45001

Segue abaixo um modelo de tabela das diferenças entre a OHSAS 18001 e ISO 45001 para auxiliar a organização na migração no Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional:

Primeiramente, quando os envolvidos forem identificar a correlação das normas, automaticamente os mesmos estarão estudando os itens normativos, assim como resultado farão a ligação entre o que existe da empresa (OHSAS 18001) e o que a empresa necessita para ter a ISO 45001.Quais são as vantagens de identificar a correlação da OHSAS 18001 e ISO 45001?

Em resumo, pode-se perceber de início o aumento de capacidade intelectual e técnica; engajamento nas questões de SSO da empresa; mais facilidade em compreender as necessidades da empresa em atendimento a norma. Esta por sua vez, apresentam dados para tomada de decisão com mais assertividades e sempre em busca de aumentar o desempenho de SSO da empresa.

Quais são os assuntos da ISO 45001 que não são abordados na OHSAS 18001?

 Durante todo o processo de migração para a ISO 45001, os envolvidos no sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional devem estudar, compreender os detalhes e levantar as informações com base em seu negócio e estrutura da empresa.

Os tópicos são: Contexto da organização (item 4), que contempla a Compreensão da organização e seu contexto (item 4.1), etapa vinculada as premissas do planejamento estratégico/estratégias organizacionais da empresa realizado pela Alta Direção; compreensão das necessidades e expectativas dos trabalhadores e outras partes interessadas (item 4.2), que identificar as partes interessadas afetadas pelas atividades desenvolvidas pela organização, bem como suas necessidades, expectativas e requisitos legais aplicáveis; sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (item 4 (item 4.4), que estabelece os processos necessários e suas interações e a melhoria contínua do SSO da organização através de um organograma por exemplo;

Ações para abordar riscos e oportunidades (item 6.1), onde aborda o levantamento dos riscos e oportunidades do negócio da organização e também do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Para atender este item normativo recomenda-se utilizar a Matriz SWOT: Forças e Fraquezas (ambiente interno) e Oportunidades e Ameaças (ambiente externo); identificação de perigos e avaliação de riscos e oportunidades(item 6.1.2); Eliminar perigos e reduzir riscos de SSO nos controles operacionais ( item 8.1.2); gestão de mudanças (item 8.1.3), que tem a finalidade de desenvolver o controle de mudanças temporárias e permanentes planejadas que impactam o desempenho de SSO; a fragmentação de contratados e terceirizados no item 8.1.4 – Aquisição e por último, o processo de melhorias constante, promovendo a participação dos trabalhadores, bem como sempre em busca de aumentar o desempenho de SSO, item 10.3 – Melhoria contínua.

 

Como devo iniciar a migração da OHSAS 18001 para a ISO 45001?

Uma vez levantada as diferenças entre a OHSAS 18001 e a ISO 45001, a organização deve realizar um diagnóstico de atendimento em sua totalidade de todos os itens normativos. Com base claro, nas informações atualizadas do sistema vigente.

A verificação do cumprimento dos itens normativos proporciona aos envolvidos uma tomada de decisão com mais assertividade, imagina a empresa já identificando logo no início quais são os gaps que devem ser trabalhados. A empresa deverá fazer perguntas como, por exemplo, a organização determinou as questões externas e internas relevantes para o seu propósito e que possam afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos de seu sistema de gestão de SSO? A organização determinou as outras partes interessadas, além dos trabalhadores, que são relevantes para o sistema de gestão de SSO? e aí por diante. Após as respostas, a empresa terá um quantitativo de itens parcialmente realizados, que são os existentes da OHSAS 18001 e os novos em função da ISO 45001.

A partir daí, portanto, a empresa já terá dados quantitativos e qualitativos do sistema de gestão para iniciar a próxima etapa que é a efetiva implementação da norma, lembrando sempre a necessidade da elaboração de planejamento de todas as atividades, tais como: atualização da política de SSO; criação do contexto da organização; riscos e oportunidades; revisão da identificação de perigos, riscos e controles operacionais; objetivos e metas; auditoria de conformidade legal e avaliação; auditoria interna e etc.

Conclusão

Diante das informações e dicas de como identificar a correlação da OHSAS 18001 e a ISO 45001; os fatores de êxito e vantagens com a aplicação da conexão entre as normas; os assuntos que não são elencados na OHSAS 18001, bem como realizar o start de migração para a ISO 45001, é possível visualizar que a Alta Direção e os trabalhadores inseridos no projeto terão inúmeros benefícios.

Isso porque, quando nos seres humanos internalizarmos a essência do propósito no trabalho, as tarefas ficam mais fáceis e leves de executá-las com excelência. Afinal, o objetivo é sempre evitar lesões, acidentes, doenças e problemas de saúde ao trabalhador para que seja ofertada melhoria contínua ao seu desempenho em conformidade com a segurança e saúde no trabalho, bem como a qualidade de vida de toda a equipe da empresa.

O Grupo Verde Ghaia dispõe de uma equipe de consultores multidisciplinares para ajudar a acelerar a migração da ISO 45001 da sua empresa.  Para saber mais detalhes da forma de trabalho da Verde Ghaia, basta acessar o nosso site ou e-mail.

Fabiana Gonçalves Félix Brant
Consultora e Auditoria de SGI
Mestranda em Ensino,
Engª Ambiental,
Engª de Segurança do Trabalho,
Engª de Qualidade com Ênfase em Black Belt.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *