×

Como a Educação a Distância pode melhorar a Produtividade nas Organizações


 
Como a Educação a Distância pode melhorar a Produtividade nas Organizações
5 (100%) 1 vote

Não há forma melhor de manter uma equipe entusiasmada e focada do que investir na educação e no aprimoramento dela!

É de conhecimento de todos que uma equipe desmotivada pode fazer o rendimento e os resultados de qualquer empresa caírem muito. Sendo assim, é fundamental que se tenha uma atenção real nos colaboradores, buscando sempre mantê-los motivados e qualificados. Nesse sentido, a Educação a Distância aplicada à empresa ou negócio pode ser uma grande aliada, trazendo um aumento considerável de produtividade.

Quer alguns motivos para investir em Recursos Humanos através da Educação a Distância?
Então, vamos lá!

 

Educação a Distância: Flexibilidade e Facilidade

Uma das maiores vantagens da Educação a Distância é com certeza a flexibilidade que ela permite. O aluno pode estudar como, quando e de onde quiser, organizando-se da forma que considerar mais adequada. Seja durante o intervalo do trabalho, no almoço ou depois do expediente. Sempre que tiver algum horário disponível, independentemente de onde estiver. Sem perder tempo com deslocamento, trânsito e outros inconvenientes. Inclusive, pode estudar até mesmo realizando outras atividades, como dirigindo, no ônibus ou enquanto faz uma caminhada, através dos áudios.

Para isso que a Educação à Distância foi criada: para facilitar a vida dos mais apurados. Essa flexibilidade é extremamente benéfica para quem não possui muito tempo livre, ou para quem não gosta muito da forma de aprendizagem comum, muitas vezes mais passiva.

No ensino a distância, o foco não é o professor, e sim o aluno.

A facilidade no aprendizado também é um ponto positivo. Por possuir a possibilidade de personalizar o horário, o tempo de dedicação e a forma de estudo, o aluno terá mais disposição para aprender. Pois, assim, torna-se o protagonista do próprio aprendizado, percorrendo os conteúdos do jeito que considerar mais produtivo para ele.

O aluno tem a liberdade de aprender do jeito que se adapte melhor ao seu perfil. E para isso, possui materiais didáticos em diversos formatos e mídias. Podendo estudar através de videoaulas, áudios, apostilas, slides e infográficos animados. Basta um clique para acessar as aulas e escolher qual conteúdo deseja percorrer naquele momento. Essa autonomia garantida pela Educação a Distância vai fazer até quem não é muito disciplinado avançar nos estudos e aprender de forma personalizada e individual.

Garantia de Aprendizado

Na Educação a Distância, quem faz o horário é o aluno, e quem decide o formato de ensino também. Dessa forma, não há erro quanto ao aprendizado, ele será garantido. Além disso, as plataformas, em geral, ficam disponíveis durante 24 horas, facilitando o acesso aos cursos. Muitas vezes também, é possível fazer download de materiais para uso offline e utilizar celular e tablets para percorrer os materiais.

A tutoria também foi feita para dar ênfase nesse processo de aprendizado remoto. Os tutores estão sempre prontos para tirar dúvidas e atender aos alunos de forma individualizada. Um diferencial é buscar por cursos ministrados por especialistas que, além de possuírem conhecimento teórico, atuem nas áreas. Isso permite um ensino mais didático e prático.

É importante também buscar uma plataforma que seja simples, fácil de usar e bem intuitiva. Onde o foco seja o ensino do aluno, e não haja barreiras tecnológicas. Dessa forma, garante-se um melhor aprendizado pelos profissionais/alunos, alcançando mais qualificação e motivação da equipe e dando um grande passo na busca por maiores resultados nas empresas.

Aumento Direto da Produtividade

Um funcionário qualificado é um funcionário motivado. E um funcionário motivado é garantia de produtividade para a empresa.

Mais do que produtivo, esse colaborador se tornará antenado com o mercado em que atua e  adquirirá um conhecimento cada vez mais aprofundado e diversificado. Assim, ele saberá como reagir à prováveis mudanças e sofrerá um menor impacto em relação às inovações da área.

Além disso, é possível que o colaborador crie um vínculo maior com a empresa, ficando ainda mais motivado a representar a marca.

Custo x benefício

Uma outra grande vantagem que o Ensino a Distância apresenta, é o fato de ser mais econômico em comparação ao modelo convencional. Por não possuírem estrutura presencial, os cursos online não têm custos com locais físicos, permitindo às instituições ofertá-los a preços mais acessíveis.

De 2003 até os dias de hoje, a modalidade de ensino a distância foi a que mais cresceu no mercado. Esse crescimento também proporcionou grande concorrência, tornando os preços mais justos e atraindo diversas pessoas para essa forma de aprendizado.

Para as organizações fornecerem treinamento e qualificação para seus colaboradores, a EAD representa ainda mais economia. Além de ser mais acessível, não necessita de parar a equipe para realizar cursos e treinamentos, além de não haver gastos com logísticas.

 

Por isso, a tendência da EAD é crescer cada dia mais, oferecendo cursos de aperfeiçoamento e atualização de alta qualidade, por preços cada vez menores. Viu como vale a pena investir em cursos EAD para seus colaboradores?

Você pode ter todos esses benefícios e a certeza de um aprimoramento completo dos seus colaboradores através da Educação a Distância.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *