Você sabe fazer Gestão de Fornecedores? Qual a sua importância?
×

Gestão de fornecedores, você a faz?


 

Quando estamos diante de um sistema de gestão – seja de meio ambiente, saúde e segurança no trabalho ou até mesmo quando não há uma sistemática formalizada e implementada, um aspecto muito importante requer atenção especial das organizações: seus fornecedores.

PASSOS DA GESTÃO DE FORNECEDORES

Desde o fornecimento de produtos ou na prestação de serviços, os fornecedores são peças-chave para que a “engrenagem” da empresa funcione perfeitamente. Em alguns casos, eles representam sua própria imagem no mercado, de forma que qualquer problema que ocorra, tais como a insatisfação dos clientes, má reputação da empresa ou ainda o não cumprimento a requisitos normativos, pode colocar em risco todo o negócio.

PASSOS DA GESTÃO DE FORNECEDORES

1- Identificação

Para tanto, alguns pontos importantes devem ser observados pela organização no processo de contratação de terceiros. A começar pela identificação de qual ou quais fornecedores são críticos ao seu negócio, ou seja, aqueles que são exclusivos ou de suma importância para suprir seu processo produtivo ou serviço prestado.

2 – Análise Técnica

Uma vez identificados e classificados, esses fornecedores, por menores que sejam, devem apresentar condições de suprir as demandas da organização. E, nessa perspectiva, além de verificar se o parceiro atende aos requisitos da organização, se faz necessário uma análise técnica de outros aspectos que vão desde gestão organizacional e financeira, passando por questões de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e responsabilidade social.

Boas práticas de fabricação, situação legal e contábil estável, licenças ambientais, conscientização ambiental, cuidados com higiene e segurança ocupacional, condutas socialmente aceitáveis no ambiente de trabalho e na sociedade. Estes são alguns dos muitos itens a serem considerados pela organização para que possa garantir de forma eficaz sua cadeia de suprimentos.

3 – Avaliação Periódica

Uma vez conhecidos os requisitos mínimos que a empresa terceirizada deve atender, é necessário que este fornecedor seja avaliado periodicamente por parte da organização, a fim de assegurar que tais parceiros atendem às exigências propostas. Para isso, é preciso levar em consideração os requisitos da própria organização e, tão importante quanto, observar os requisitos normativos e legais associados às atividades, produtos ou serviços prestados.

4 – Indicadores de Desempenho

Além disso, gerar indicadores de desempenho dos fornecedores de forma clara e inteligível é importante para que a organização tenha condições de reavaliar a performance de seus parceiros e atuar de forma estratégica no sentido de prever riscos ou na melhoria de processos.

Diante desse panorama, percebe-se que não basta apenas encontrar no mercado parceiros que podem fornecer determinado produto ou serviço, mas, que tenham condições de fazê-lo com segurança, de forma sustentável e isso, na maioria das vezes, não é tarefa das mais fáceis.

Como posso implementar o SOGI na minha Gestão?

Para tanto, a gestão dedicada de fornecedores se mostra eficiente nesse sentido onde uma metodologia planejada e bem executada pode poupar esforços, otimizar recursos, prever riscos e até mesmo gerar lucro.

A Verde Ghaia presta este serviço através do SOGI Supplier que utiliza da metodologia SOGI e possibilita configurá-lo para que os fornecedores da organização tenham acesso às obrigações legais aplicáveis e requisitos subscritos pela empresa de acordo com o seu escopo de atuação.

Como posso implementar o SOGI na minha Gestão?

Além disso, conta com ferramentas como criação de planos de ações, banco de dados legislativo atualizado, upload das evidências de atendimento, dentre outras funcionalidades. A plataforma permite que seja feita a gestão de fornecedores de uma forma mais inteligente, centralizando todos os fornecedores e seus documentos em um só lugar. Possui históricos de tratativas e ainda traz relatórios e gráficos de atendimento para acompanhamento do desempenho desses parceiros.

Entre em contato com a Verde Ghaia e solicite mais informações à cerca de mais essa facilidade: comercial@verdeghaia.com.br.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *