Riscos Corporativos: o que todo Gestor precisa saber sobre Riscos
×

Quais são os Riscos que permeiam o Universo Corporativo?


 

Você sabe como a gestão de risco obtém resultados para a organização? Em continuidade ao artigo de ontem e, com o objetivo de dar sequência ao tema GRC (Governança, Riscos e Compliance), no artigo de hoje falaremos sobre o segundo componente deste Sistema: O Risco. Vamos lá?

Mas o que é risco?

Todos os dias empresas dos mais diversos tamanhos e setores são obrigadas a confrontar a probabilidade de um evento ocorrer, quer seja uma ameaça, quando negativa, quer seja uma oportunidade, uma vez que positiva.

Deste modo, quando aplicado ao mundo corporativo, o risco afeta processos em diversos âmbitos como por exemplo financeiro, estratégico, operacional, de segurança da informação, trabalhista, de reputação e imagem, de fraude ou de corrupção.

Como a Gestão de Riscos obtém resultados para a organização

Temos que o RISCO FINANCEIRO ocorre quando há a possibilidade de um evento incidir sobre ganhos ou perdas no mercado financeiro, como quando se verifica uma variação de taxa de juros.

Além disso, com relação ao RISCO ESTRATÉGICO, podemos falar na eventualidade de situações externas causarem impactos devido a um planejamento de estratégias falho.

Ademais, no caso do RISCO OPERACIONAL, é possível mencionarmos possíveis falhas de gestão de pessoas e processos.

Quanto ao RISCO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, temos a probabilidade dos dados da organização ou de seus clientes sofrerem ações indevidas que alterem seu valor ou comprometam sua veracidade.

No RISCO TRABALHISTA é pertinente destacar que o que está em jogo é o vínculo empregatício (trabalhador // empregador), ou seja, os riscos são derivados do cumprimento de direitos e deveres atrelados a essa relação.

Quando falamos em RISCO DE REPUTAÇÃO E IMAGEM, temos os fatores que desenvolvem a opinião pública acerca da organização, como por exemplo suas ações, produtos, serviços e relacionamentos com o público em geral. Isto quer dizer, a impressão passada pela organização àquele destinatário.

Sobre RISCO DE FRAUDE, é necessário mencionar que a possibilidade de risco incide sobre a eventuais negócios com outras organizações/indivíduos que usam meios enganosos ou ardilosos com o intuito de contornar a lei ou o acordo firmado entre as partes para obtenção de vantagens.

E, por fim o RISCO DE CORRUPÇÃO diz respeito às práticas que visam corromper alguém ou algo, para obtenção de vantagem ilícita. Que podem tanto ser sofridas pelas organizações, como ocorrerem dentro delas, sem que os gestores tenham conhecimento.

Ou seja, ficar “à mercê” dessas hipóteses se concretizarem traz insegurança e transparece uma certa falta de credibilidade por parte da empresa, mesmo que os reflexos sejam positivos, exatamente porque trazem impactos inesperados.

Portanto, faz-se necessária a realização de uma Gestão desses Riscos.

Mas o que é Gestão de Riscos?

De forma suscinta, trata-se de um conjunto de ações estratégicas elaborado com base na identificação e antecipação, de forma devida, das mudanças cotidianas, ou dos chamados riscos, para auxiliar as organizações na tomada de decisões com a finalidade de atingir os objetivos almejados.

Em outras palavras, conhecer os potenciais riscos e agir antes que se efetivem. Sendo assim, um tema de extrema relevância para todas as organizações, bem como os demais que serão tratados nos artigos ao longo desta semana! Não deixe de acompanhá-los!

Recomendamos a leitura do E-book sobre o Software do SOGI – GRC: Governança, Risco e Compliance que irá elucidar pontos importantes que contribuem no gerenciamento de riscos do seu negócio.

E em caso de dúvida ou se desejar uma apresentação das funcionalidades da ferramenta, entre em contato conosco! Será um prazer apresentar soluções inovadoras, ágeis e segura para o seu negócio.

Verde Ghaia há 20 anos no mercado de Gestão Corporativa!


Raquel Varoni / Danielle Reis / Maria Rossi / Julia Lourenço / Juliana Amora – Dept. de Compliance Ambiental e Riscos da Verde Ghaia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *