O efeito COVID-19 na Gestão de Riscos Pós Pandemia
×

LIVE: Gestão de Risco Pós Pandemia

 

Realizar a Gestão de risco sempre foi uma tarefa constante para muitas organizações, mesmo antes da pandemia do COVID-19. Contudo, o fluxo dos processos sofreu algumas mudanças devido a um novo formato de trabalho: o remoto.

A questão agora é: Como ficará a gestão de risco da sua organização, quando essa pandemia acabar e voltarmos às rotinas? Já parou para pensar nisso? Quais mudanças ocorrerão? Seu fluxo de gestão terá algum impacto?

Se você quer saber mais sobre essas mudanças e como preparar a sua organização para a retomada, não perca a Live da Verde Ghaia no dia 10.06 às 16 horas.

Abaixo segue um pouquinho sobre o que será discutido na LIVE!!

Gestão de Riscos: temas a serem debatidos na LIVE

Nessa LIVE serão abordadas as ações que as organizações estão realizado para reduzir os impactos trazidos pela pandemia nos negócios e o importante papel desempenhado pelas Normas do Sistema de gestão na retomada das atividades com segurança, eficiência, eficácia e economicidade, garantindo a sobrevivência do seu negocie em tempo tão difíceis.

Vamos discutir sobre o Panorama rápido do cenário atual vivido e amplamente divulgado, sobre as dificuldades encontradas pela organizações – impactos nos objetivos estratégicos / resultados, produção, financeiros, cadeia de fornecedores, etc. Discutiremos quais são os principais impactos que as organizações estão enfrentando neste momento advindos da pandemia.

Dentro desse panoramas discutiremos: Risco de mudanças que estão sendo realizadas neste momento sem qualquer avaliação ou critério. Contratações emergenciais de fornecedores não adequadamente avaliados

No contexto da Gestão de riscos apresentaremos um panorama sobre quais normas estão envolvidas. E iremos discutir e comentar sobre a permeabilidade e transversalidade da gestão de riscos nos sistemas de gestão.  Abrangeremos as Normas ISO 31000 / 9001 / 14001 / 45001 / 19600 e 37001, dentre outras. 

Além disso, apresentaremos as revisões mais recentes destas normas, trazendo o conceito basilar de risco embutido em seu conteúdo. Enfatizaremos a Estrutura de Alto Nível (High Level Structure – HLS) especialmente a Cláusula 4 – Contexto da organização.

Ferramentas para Gestão de Riscos Pós Pandemia

Abordaremos sobre as ferramentas existentes no mercado, que as empresas podem utilizar para gerenciar os riscos e evitar impactos. Esse ponto é muito discutido dentro das organizações e muitos buscam a compreensão desse tópico na prática. Por isso, faremos uma introdução comentando exemplos, tais como, Plano de emergência, plano de contingência, plano de retomada de atividades? Qual a função e utilidade de cada um.

Nesse sentido, apresentaremos a relevância dos Sistemas de Gestão, quando adequadamente implementados, uma vez que estes servem de ferramentas para gerenciar os riscos da organização.

De forma objetiva, o sistema de gestão deve avaliar os riscos e fornecer dados sobre os processos ao “ambiente de controle”, para suportar a tomada de decisão, rumo aos objetivos estratégicos da organização.

A organização deve reconhecer os sistemas gestão em suas diferentes vertentes (Compliance, Meio ambiente, Qualidade, Saúde e Segurança, etc), como ferramenta para adequada gestão dos risco – o que não ocorre em todos os casos. Os sistemas de gestão são, em muitas situações, vistos como burocráticos e descolados dos objetivos estratégicos das organizações e acabam se transformando num problema e não na solução.

O efeito COVID-19 na Gestão de Riscos Pós Pandemia

A gestão de riscos não é um tema novo, visto que este assunto tem sido abordado pelas empresas há bastante tempo através das normas de sistemas de gestão. As Normas de SG possuem na sua abordagem sobre o risco as suas mais recentes revisões. Contudo, queremos discutir nessa LIVE sobre a pandemia, que tem feito com que, muitas empresas acordem para o tema.

SPOILER: Após o COVID-19, isso tem ocorrido, primeiramente pelo impacto que a pandemia tem causado nos negócios, muitas empresas estão totalmente perdidas neste cenário, sem saber por onde começar. Não sabem o que fazer primeiro – se atuam na emergência ou se começam a “reconstruir” o que foi perdido.

Importância de ressignificar os sistemas de gestão, não focar na obtenção de certificação somente, pois isso é uma consequência, e sim na mudança de comportamentos e inclusão na cultura da organização reconhecendo a importância do tema.

Lembrando que, a diferença entre inventariar riscos e gerenciar os riscos – uma prática atual que se verifica é que, grande parte das organizações inventaria os riscos, ou seja, apenas cria uma lista de tópicos, mas não faz a adequada gestão definindo ações apropriadas para mitigá-los.

Como fica a Gestão de Riscos Pós Pandemia? O que é possível fazer?

Primeiramente, é preciso utilizar as normas como paradigma e parâmetro para a gestão de riscos e não a intuição, o “achismo” ou aplicar benchmark de organizações com realidades completamente diferentes. O que é bom para um pode não ser bom para outro.

Estamos num momento benéfico para aproveitar a oportunidade de solidificar a cultura de gestão de riscos na organização – realmente ser e não parecer ser. Em breve falaremos sobre isso numa futura live: “O custo de implementar um SG de fachada!”.

A Gestão de Riscos e seus fatores internos e externos

A gestão de riscos é algo vivo na organização e deve ser constantemente revisto/revisado, não é uma lista que deve ser elaborada uma vez e nunca revisitada – muda conforme os fatores internos e externos da organização e suas partes interessadas.

Comentar que neste momento estamos realizando para vários clientes consultorias focadas em temas específicos em forma de pacotes e também diagnósticos de gestão de riscos que tem auxiliado as organizações a priorizar e decidir onde e como atuar para sair da crise de forma rápida e até mais fortalecida.

Aguardamos você na LIVE da Verde Ghaia. Acesse o Instagram da Verde Ghaia e fique por dentro!!


Roberta Volpato | Advogada e Especialista em Compliance e Gestão de Risco

Marcelo de Souza | Gerente da Regional São Paulo da Verde Ghaia


Sugestão de Leitura:

A importância de realizar a Gestão de Risco Normativo da organização

Indicadores de risco para atender Requisitos Legais?

Quando e porque integrar os Sistemas de Gestão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *