COMAU conquista 1° Lugar em Gestão de Energia no Prêmio Compliance
×

COMAU: Líder em automação industrial e em Gestão de Energia


 

A Comau é líder mundial no campo da automação industrial. Combinando soluções inovadoras de engenharia com tecnologias facilitadoras e uma automação “aberta” e fácil de usar. A Comau ajuda as empresas de qualquer dimensão e segmento industrial a desfrutarem as potencialidades da digital manufacturing.

COMAU sempre buscou por soluções eficientes

A Comau desenvolve sistemas, produtos  e serviços compatíveis com a Indústria 4.0. O portfólio completo inclui: soluções para junções, montagem e trabalhos mecânicos estudadas para veículos tradicionais e elétricos, sistemas de produção robotizados, uma família completa de robôs (incluindo soluções de robótica colaborativa e de vestir) com uma ampla variedade de modelos e múltiplas configurações de carga útil, equipamentos de logística com condução autônoma e serviços de otimização de recursos, com funcionalidades de monitoramento e de controle em tempo real.

A oferta se estende também ao project management e à consultoria, serviços IoT e à manutenção e formação, destinada uma grande variedade de segmentos industriais.

As soluções oferecidas respondem às exigências da produção automotiva, da indústria pesada, ferroviária, de energia renovável e a uma ampla gama de setores da general industry.

História da COMAU

A história da Comau tem raízes na inovação e na descoberta. Iniciou suas atividades em 1970, como Consorzio Macchine Utensili – Consórcio de Máquinas e Ferramentas, em Turim, Itália. Em 1980, se expandiu para os Estados Unidos, e começa a desenvolver o primeiro Sistema Flexível de Manufatura – SFM – e também tecnologias para mecanização de alta velocidade e os primeiros robôs a laser.

Em 1990, a Comau se expande por todo o mundo, e múltiplos centros operacionais e plantas industriais são abertos na América do Sul, Europa, América do Norte e Ásia. A empresa continua com foco na vanguarda da tecnologia e começa a desenvolver novas soluções nos campos Aeroespacial, Veículos Comerciais e Veículos Pesados, Estradas de Ferro e Energias Renováveis.

Em 2000 é criada a Comau Serviços, expandindo-se para a China, Rússia e Romênia, depois de comprar a Renault Automation na França (especializada em engenharia, corte de metais, montagem mecânica e montagem final da carroceria) e a Pico nos Estados Unidos, México, Alemanha e Reino Unido (empresa líder para a produção de linhas de carroceria).

Em 2010 a Comau lança a Comau Aeroespacial, a eComau e a Comau Adaptive Solutions. A organização continua a criar soluções adaptativas, baseadas nos conceitos de “manufatura enxuta”, a fim de melhorar a eficiência operacional de seus produtos. Isso permite que sejam abertas três novas plantas na China, na República Checa, Turquia e uma nova sede na Alemanha. Foi também ampliada a unidade produtiva da Comau México e foram inauguradas as sedes da Comau na Tailândia e no Brasil.

COMAU e a Fábrica do Futuro

Atendendo o mercado há 20 anos com foco em inovação e tecnologia - Verde Ghaia
Atendendo o mercado há 20 anos com foco em inovação e tecnologia

Atualmente, o Grupo Comau trabalha com o HUMANufacturing, a “fábrica do futuro”, indo de robôs colaborativo até soluções de automação “inteligentes” na óptica da Indústria 4.0. Tudo para responder aos desafios de um mercado em desenvolvimento permanente e aos novos requisitos determinados pela revolução digital.

O HUMANufacturing é a visão da fábrica do futuro: “inteligente”, flexível e conectada, onde as pessoas estão no centro do processo de produção e sua interação com outros elementos do processo de automação é feita de maneira eficiente e segura por meio de robôs colaborativos e tecnologias digitais.

A inovação da Comau continua na área de educação, com a introdução de um novo Executive Master em Automação de Fabricação e Transformação Digital, e muitos outros projetos de formação oferecidos pela Comau Academy.

Investimento em Gestão da energia

As empresas do Grupo Comau estão fortemente comprometidas com a condução de suas atividades, em conformidade com todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis, e com o objetivo de respeitar os mais altos padrões de ética e integridade.

A partir da criação da eComau, a Comau começou a se dedicar na transformação da responsabilidade ambiental em economia comprovada de energia, por meio do fornecimento de soluções tangíveis para auxiliar as empresas a atingirem metas de sustentabilidade e a garantirem a mais alta eficiência energética possível. 

E para coordenar efetivamente sua estratégia de Gestão de Energia, foi introduzida a função de Gestor de Energia em sua estrutura organizacional. A seriedade com que a Comau planeja e executa seu sistema de gestão a condiciona à eficiência em seus processos, destacando o engajamento de seus colaboradores, incluindo a alta direção, e também de seus parceiros.

A empresa acredita que é um compromisso da Comau atender as expectativas das partes interessadas internas e externas, sendo os requisitos legais elementos importantes neste processo. Além disso, faz parte da Política de Sustentabilidade Comau o atendimento aos requisitos legais e outros aplicáveis.

Certificações conquistas pelo Grupo Comau

  • Certificação ISO 50001:2011
  • Eficiência Energética / ISO14001:2004
  • Gestão Ambiental / OHSAS 18001:2007

O Grupo Comau é o exemplo de que inovação, compliance e sustentabilidade podem e devem caminhar juntas. Ao criar produtos e serviços melhores para seus clientes e, ao mesmo tempo, expandir sua rede global para estar mais próxima de suas bases e caminhar em sincronia com princípios que cuidam do meio-ambiente, a Comau demonstra que respeita totalmente os valores éticos e ambientais que ajudam a impulsionar o crescimento da empresa.

Depoimento de quem vive a Gestão

“Para a Comau, a Sustentabilidade é um dos objetivos de seu plano estratégico, e por isso, a empresa estabeleceu e mantém um sistema de gestão de energia como ferramenta para impulsionar o alcance desse objetivo. Uma gestão eficiente de energias possibilita o aumento da eficiência nos processos, a redução dos custos e como benefícios secundários, torna os processos menos agressivos ao meio ambiente.

E, a gestão de compliance é um elemento fundamental para que a Comau esteja ciente de quais são os requisitos legais aplicáveis ao seu negócio e a sua gestão de energias, possibilita cumprir os requisitos reais  e estar em conformidade com a legislação vigente.

Em 2010, a Comau do Brasil, implantou um sistema de gestão de energia  com certificação na norma EN 16001 – Energy Management Systems – em sua unidade de Betim-MG. Posteriormente, no ano de 2013, migrou sua certificação para a norma ABNT NBR ISO 50001. 

No ano de 2018 a Comau estendeu sua certificação para a unidade de Santo André – SP, local onde atualmente está localizada sua sede administrativa no Brasil”.

Eliezer Neves Silva / Coordenador de Sistemas de Gestão Integrado – COMAU


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *