×

Qual a visão dos empreendedores em relação a Governança Corporativa


 
Qual a visão dos empreendedores em relação a Governança Corporativa
5 (100%) 3 vote[s]

Toda organização deve ter dentro do seu planejamento estratégico a visão corporativa do seu negócio, de modo que sua gestão possa ser dirigida, monitorada e incentiva a melhorar sua relação entre seu conselho administrativo, Diretoria, sócios e qualquer outra parte interessada.

Para que o negócio possa desenvolver, é importante que todo empreendedor entenda sobre a governança corporativa na prática, compreendendo, principalmente a sua relevância para um dos envolvidos.

 Para abranger melhor o assunto, vamos analisar esse tema com mais detalhes, descrevendo seu conceito, objetivos e benefícios para as organizações que queiram implementar sua gestão.

O que é Governança?

Qual a visão dos empreendedores em relação a Governança Corporativa

Entender o conceito de governança é o primeiro passo. Governança é composta por processos, costumes, políticas, diretrizes e responsabilidades que norteiam as pessoas a um objetivo em comum.

No contexto da Governança Corporativa, isto é, empresarial, é caracterizada pela forma como a organização é administrada e controlada, envolvendo o relacionamento entre sócios, diretorias, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Qual objetivo primordial da Governança Corporativa?

O principal objetivo é originar um método eficiente para impulsionar incentivos e monitoramento da empresa, com o propósito de garantir o comportamento dos administradores e colaboradores, que devem seguir regras para realizar uma melhor gestão, a fim de propor o alinhamento dos interesses da corporativa com determinados princípios que são descritos através do Código de Conduta Ética.

É essencial que os gestores e todos profissionais entendam a respeito da Governança Corporativa, para poder lidar com questões complexas que podem surgir no “mundo da empresa”.

As decisões importantes devem ser analisadas, para assim garantir a qualidade de uma gestão empresarial que alcance os resultados almejados, por isso será necessário o controle interno e externo de suas atividades, evitando a ocorrência de práticas ilícitas e preservando a qualidade ética da organização.

O alinhamento entre os gestores é fundamental para garantir uma boa Governança Corporativa, afinal, as conversas diárias entre gestores e todas partes envolvidas na gestão serão necessárias para a melhor solução de qualquer problema que possa surgir.

Quais os benéficos da Governança Corporativa?

Quais os benéficos da Governança Corporativa?
  • Confiança no ambiente de trabalho
  • Resolução rápida de conflitos e problemas
  • Priorizar os interesses da empresa
  • Maiores investimentos

Organizar e alinhar os objetivos da empresa com as ideias dos gestores, preocupando-se com a qualidade dos serviços que a empresa oferta, será um grande diferencial no mercado, por isso, será influente no mercado as organizações que possuem uma Governança eficiente.

Por todo exposto é fundamental a elaboração de planejamentos estratégicos com essa visão corporativa, visando na melhoria de todas as relações e principalmente nas atividades exercidas pela organização.

Fique atento nos próximos artigos, iremos elucidar questões sobre o GRC (Governança, Risco e Compliance), não perca essas informações que podem cada vez mais auxiliar positivamente a gestão de seu negócio.

Possui alguma dúvida sobre essa temática? Entre em contato conosco, podemos agregar em seu conhecimento sobre a importância da Governança Corporativa!


Raquel Varoni / Danielle Reis / Maria Rossi / Julia Lourenço / Juliana Amora – Dept. de Compliance Ambiental e Riscos da Verde Ghaia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *