×

Quais são as vantagens ao implementar a Norma ISO 22000


 
Quais são as vantagens ao implementar a Norma ISO 22000
5 (100%) 3 votes

Há muitas vantagens ao implementar um sistema de segurança de alimentos. Primeiro porque é um padrão internacional. Outra é o que seu negócio se torna capacitado, o suficiente, para fazer negócio dentro e fora do país! Além disso, você consegue estabelecer relações comerciais com clientes mais exigentes.

Vantagens da implementação da norma ISO 22000.

Segundo informações da própria ISO 22000, a implementação dessa Norma pode ajudar na gestão da segurança de alimentos da organização. Definindo requisitos que permitam à organização:

a) planejar, implementar, operar, manter e atualizar um sistema de gestão de segurança de alimentos projetado para fornecer produtos que, de acordo com o uso pretendido, sejam seguros para o consumidor;

b) demonstrar o cumprimento dos requisitos legais e regulamentares aplicáveis em matéria de segurança dos alimentos;

c) reconhecer e avaliar os requisitos dos clientes mutuamente acordados e demonstrar conformidade, com o objetivo de aumentar a sua satisfação;

d) comunicar efetivamente as questões relacionadas à segurança de alimentos a seus fornecedores, clientes e partes interessadas relevantes na cadeia de alimentos;

e) assegurar que a organização esteja em conformidade com a política de segurança de alimentos declarada;

f) demonstrar conformidade com as partes interessadas relevantes, e

g) buscar a certificação ou registro de seu sistema de gestão de segurança de alimentos por uma organização externa, ou realizar uma autoavaliação ou autodeclaração de acordo com a Norma.

As consequências do consumo e fornecimento de alimentos inseguros podem ser graves e os padrões de gestão de segurança de alimentos da ISO ajudam as organizações a identificar e controlar os riscos à segurança de seus produtos.

A Norma ISO 22000 proporciona benefícios tanto para e empresa que implementa quanto para os fornecedores, clientes, partes interessadas e principalmente, o consumidor final. Nessa perspectiva, podemos observar os quatro principais benefícios:

  • Confiança e garantia ao consumidor.
  • Mais credibilidade.
  • Maior valor agregado.
  • Transparência.

Além disso:

  • Reconhecimento internacional aplicável a todos os entes da cadeia produtiva de alimentos;
  • Redução de perdas financeiras significativas atuando preventivamente na identificação e controle dos riscos reduzindo custos com retrabalho, desperdício e recolhimento de produtos.

O que pretende a Revisão da Norma ISO 22000

Todas as Normas ISO são revisadas regularmente para garantir que estejam atualizadas. E sempre de acordo com as frequentes mudanças nos cenários globais. No setor de produtos alimentícios estas mudanças podem ser ainda mais impactantes. Isto é, se considerarmos a infinidade de riscos aos quais os produtos estão sujeitos ao longo da cadeia de produção.

A revisão da Norma ISO 22000 introduziu novos recursos. Os quais são também observados em outros sistemas de gestão, como a ISO 9001 e 14001. A proposta da nova revisão foi de adaptar os requisitos às necessidades das organizações do setor alimentício. Por exemplo, o contexto da organização, stakeholders, liderança, riscos e gerenciamento de mudanças.

 Principais novidades contempladas na revisão da norma ISO 22000.

A nova versão da Norma esclarece alguns requisitos. E faz sua adaptação de acordo com as necessidades e a realidade do setor alimentício. Por exemplo:

  • Uso da estrutura de alto nível cujo objetivo é o de oferecer termos e contexto em comum a todos os sistemas de gestão. Isto possibilita uma maior integração com outros sistemas. Eliminando desse modo, as duplicidades e diminuindo o tempo dedicado à administração.
  • Implementação da Gestão de Risco abrangendo o conceito de risco percebido pelas organizações. Além dos relacionados ao HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). É aberta uma nova perspectiva de risco relacionada tanto ao nível do negócio quanto do operacional.
  • A nova revisão propõe também um novo olhar para as oportunidades. isto é, as oportunidades devem ser consideradas, uma vez que o pensamento baseado no risco, não pode ser vinculado a algo negativo. O risco gerenciado corretamente pode se tornar uma oportunidade valiosa.
  • Ênfase sobre a metodologia PDCA (Plan – Do – Check – Act). Propõe uma separação em dois ciclos. Sendo o primeiro, focado em sistema de gestão. Enquanto que o segundo, é focado na operação abrangendo os princípios de HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).
  • Mapeamento das partes interessadas e identificação de suas necessidades e expectativas a fim de garantir o fornecimento de produtos e serviços. De modo que estes atendam aos requisitos estatutários, regulamentares e de clientes.

Como melhorar o gerenciamento do Sistema de Gestão?

Como vimos até agora, as organizações terão muitos benefícios ao implementar os novos recursos da ISSO 22000. Mas, para alcançar o sucesso da sua implementação é preciso uma equipe capacitada. Assim, você evita falhas na implementação da norma.

Conte com o Grupo Verde Ghaia. Possuímos uma equipe especializada e capacitada para auxiliá-lo na implementação da nova versão da norma ISO 22000. Bem como para todos os outros sistemas de Gestão.

Você precisa melhorar seu gerenciamento?
Entre em contato com um dos nossos Consultores e saiba

  • Quais são os requisitos que seu sistema está cumprindo?
  • Quais serão os requisitos necessários para ajudá-lo a melhorar seu gerenciamento?

E melhor ainda!!

Se você está iniciando um planejamento de certificação da ISO 22000 ou planejando realizar uma auditoria interna, conte conosco! Ajudamos você no levantamento de dados para a verificação dos requisitos que a sua organização precisa atender.

Lembre-se:

  • A ISO 22000 é um sistema de gestão globalmente aceito.
  • Pode e deve ser aplicado a qualquer empresa da indústria de alimentos. Assim como, agricultores, fabricantes e transportadoras e até mesmo varejistas.
  • A certificação ISO 22000 tem reconhecimento mundial.
  • Os Requisitos da Norma que atendem aos critérios são reconhecidos por todo o mundo.
  • Muitas empresas exigem de seus fornecedores a certificação ISO 22000.
  • Todos os padrões são validados para a ISO 22000.

Clique na imagem abaixo, para ler o e-book sobre as mudanças ocorridas na Norma ISO 22000. 

importância da ISO 22000

Raquel Alvares da S. Soares de Melo

Consultora Jurídica do Grupo Verde Ghaia
Engenheira de Alimentos Especialista em Qualidade e Segurança de Alimentos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *