Quais são as vantagens ao implementar a Norma ISO 22000
×

Quais as vantagens ao implementar a Norma ISO 22000?


 
imagem de várias frutas, legumes e verduras sob a mesa - ISO 22000 - Saúde e segurança de alimentos e Segurança Alimentar
ISO 22000 – Saúde e segurança de alimentos

Há muitas vantagens ao implementar um sistema de segurança de alimentos. Primeiro porque é um padrão internacional. Outra é o que seu negócio se torna capacitado, o suficiente, para fazer negócio dentro e fora do país! Além disso, você consegue estabelecer relações comerciais com clientes mais exigentes.

Vantagens da implementação da norma ISO 22000.

homens trabalhando com luvas e manuseando alimentos perecíveis - - ISO 22000 - Saúde e segurança de alimentos e Segurança Alimentar
ISO 22000 – Saúde e segurança de alimentos

Segundo informações da própria ISO 22000, a implementação dessa Norma pode ajudar na gestão da segurança de alimentos da organização. Definindo requisitos que permitam à organização:

a) planejar, implementar, operar, manter e atualizar um sistema de gestão de segurança de alimentos projetado para fornecer produtos que, de acordo com o uso pretendido, sejam seguros para o consumidor;

b) demonstrar o cumprimento dos requisitos legais e regulamentares aplicáveis em matéria de segurança dos alimentos;

c) reconhecer e avaliar os requisitos dos clientes mutuamente acordados e demonstrar conformidade, com o objetivo de aumentar a sua satisfação;

d) comunicar efetivamente as questões relacionadas à segurança de alimentos a seus fornecedores, clientes e partes interessadas relevantes na cadeia de alimentos;

e) assegurar que a organização esteja em conformidade com a política de segurança de alimentos declarada;

f) demonstrar conformidade com as partes interessadas relevantes, e

g) buscar a certificação ou registro de seu sistema de gestão de segurança de alimentos por uma organização externa, ou realizar uma autoavaliação ou autodeclaração de acordo com a Norma.

As consequências do consumo e fornecimento de alimentos inseguros podem ser graves e os padrões de gestão de segurança de alimentos da ISO ajudam as organizações a identificar e controlar os riscos à segurança de seus produtos.

A Norma ISO 22000 proporciona benefícios tanto para e empresa que implementa quanto para os fornecedores, clientes, partes interessadas e principalmente, o consumidor final. Nessa perspectiva, podemos observar os quatro principais benefícios:

1. Confiança e garantia ao consumidor.

2. Mais credibilidade.

3. Maior valor agregado.

4. Transparência.

Além disso:

1. Reconhecimento internacional aplicável a todos os entes da cadeia produtiva de alimentos;

2. Redução de perdas financeiras significativas atuando preventivamente na identificação e controle dos riscos reduzindo custos com retrabalho, desperdício e recolhimento de produtos.

O que pretende a Revisão da Norma ISO 22000

Contaminação de alimentos – ISO 22000 – Saúde e segurança de alimentos

Todas as Normas ISO são revisadas regularmente para garantir que estejam atualizadas. E sempre de acordo com as frequentes mudanças nos cenários globais. No setor de produtos alimentícios estas mudanças podem ser ainda mais impactantes. Isto é, se considerarmos a infinidade de riscos aos quais os produtos estão sujeitos ao longo da cadeia de produção.

A revisão da Norma ISO 22000 introduziu novos recursos. Os quais são também observados em outros sistemas de gestão, como a ISO 9001 e 14001. A proposta da nova revisão foi de adaptar os requisitos às necessidades das organizações do setor alimentício. Por exemplo, o contexto da organização, stakeholders, liderança, riscos e gerenciamento de mudanças.

Principais novidades contempladas na revisão da norma ISO 22000.

imagem de um fábrica de laranjas - ISO 22000 - Saúde e segurança de alimentos e Segurança Alimentar

A nova versão da Norma esclarece alguns requisitos. E faz sua adaptação de acordo com as necessidades e a realidade do setor alimentício. Por exemplo:

1. Uso da estrutura de alto nível cujo objetivo é o de oferecer termos e contexto em comum a todos os sistemas de gestão. Isto possibilita uma maior integração com outros sistemas. Eliminando desse modo, as duplicidades e diminuindo o tempo dedicado à administração.

2. Implementação da Gestão de Risco abrangendo o conceito de risco percebido pelas organizações. Além dos relacionados ao HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). É aberta uma nova perspectiva de risco relacionada tanto ao nível do negócio quanto do operacional.

A nova revisão propõe também um novo olhar para as oportunidades. isto é, as oportunidades devem ser consideradas, uma vez que o pensamento baseado no risco, não pode ser vinculado a algo negativo. O risco gerenciado corretamente pode se tornar uma oportunidade valiosa.

3. Ênfase sobre a metodologia PDCA (Plan – Do – Check – Act). Propõe uma separação em dois ciclos. Sendo o primeiro, focado em sistema de gestão. Enquanto que o segundo, é focado na operação abrangendo os princípios de HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

4. Mapeamento das partes interessadas e identificação de suas necessidades e expectativas a fim de garantir o fornecimento de produtos e serviços. De modo que estes atendam aos requisitos estatutários, regulamentares e de clientes.

Como melhorar o gerenciamento do Sistema de Gestão?

imagem de uma mão com luvas entregando um hambúrguer -  - ISO 22000 - Saúde e segurança de alimentos e Segurança Alimentar

Como vimos até agora, as organizações terão muitos benefícios ao implementar os novos recursos da ISSO 22000. Mas, para alcançar o sucesso da sua implementação é preciso uma equipe capacitada. Assim, você evita falhas na implementação da norma.

Conte com o Grupo Verde Ghaia. Possuímos uma equipe especializada e capacitada para auxiliá-lo na implementação da nova versão da norma ISO 22000. Bem como para todos os outros sistemas de Gestão.

Você precisa melhorar seu gerenciamento?
Entre em
contato com um dos nossos Consultores e saiba Quais são os requisitos que seu sistema está cumprindo e Quais serão os requisitos necessários para ajudá-lo a melhorar seu gerenciamento.

E melhor ainda!!

Se você está iniciando um planejamento de certificação da ISO 22000 ou planejando realizar uma auditoria interna, conte conosco! Ajudamos você no levantamento de dados para a verificação dos requisitos que a sua organização precisa atender.

Lembre-se:

1. A ISO 22000 é um sistema de gestão globalmente aceito.

2. Pode e deve ser aplicado a qualquer empresa da indústria de alimentos. Assim como, agricultores, fabricantes e transportadoras e até mesmo varejistas.

3. A certificação ISO 22000 tem reconhecimento mundial.

4. Os Requisitos da Norma que atendem aos critérios são reconhecidos por todo o mundo.

5. Muitas empresas exigem de seus fornecedores a certificação ISO 22000.

6. Todos os padrões são validados para a ISO 22000.


Leia nosso E-book sobre as Mudanças ocorridas na Norma ISO 22000. 

e-boook - O que é ISO 22000
E-book – O que é ISO 22000

Raquel Alvares da S. Soares de Melo

Consultora Jurídica do Grupo Verde Ghaia
Engenheira de Alimentos Especialista em Qualidade e Segurança de Alimentos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *