ISO 45001: norma imprescindível para melhorias na saúde e segurança
×

ISO 45001: melhorias na segurança do colaborador

 

A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra no século XVIII foi sem dúvida um evento-chave para a humanidade e principal responsável por originar os processos de manufatura tal como conhecemos hoje. No entanto, os maquinários a vapor e a avidez por aumentar a produção também deram origem a uma série de condições inóspitas que lesionaram e mataram muitos trabalhadores.

As consequências se tornaram tão críticas, que as reivindicações em prol da saúde das pessoas se fizeram muito necessárias. E foi a partir daí que nasceram as primeiras medidas relacionadas à Saúde e Segurança Ocupacional dos Trabalhadores.

Obviamente, ao longo dos séculos fomos evoluindo cada vez mais — inclusive no sentido de proteger as pessoas em seu ambiente laboral. E é por isso que hoje temos normas como a ISO 45001, norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, que nasceu exatamente para auxiliar as empresas na prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.

 ISO 45001: a norma imprescindível

No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As atividades de elaboração das Normas Internacionais, geralmente acontecem através do comitê técnico, que neste caso é a ISO/PC 283, bem como nas Organizações internacionais, públicas e privadas em participação com a ISO.   

A ISO 45001 possui uma estrutura que se conecta diretamente às outras normas de um sistema de gestão, sendo assim, pode ser aplicada sozinha ou junto a outras certificações — independentemente disso, devemos nos lembrar de que ela é uma das Normas mais importantes no ambiente laboral e que deve ser adotada em todas as organizações, sem exceção, independentemente do seu tamanho, tipo e atividades.

A ISO 45001 pode modificar totalmente uma dinâmica de uma empresa. Ela não apenas reduz afastamentos por problemas de saúde ou acidentes (que são muito custosos à gestão), como traz outros benefícios:

  • Identificação constante dos perigos (bem como a implementação de controles para gerenciá-los).
  • Aumento na produtividade e motivação dos funcionários, que certamente trabalharão mais felizes sabendo que estão sob condições melhores e mais seguras.
  • Demonstração de conformidade junto a clientes e fornecedores.
  • Alinhamento à conformidade legislativa.
  • Criação de condições extremamente favoráveis para conquistar outros selos ISO.

Além disso, quando você não adota um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional, também pode ter alguns problemas, como seguros mais altos, aumento do custo da mão de obra (pois se um trabalhador se lesionar, será preciso pagar um substituto ou pagar horas extras àqueles que estiverem cobrindo a ausência do colega), além de elevação de gastos do Estado com Previdência Social, pensões e outros.

Devemos lembrar também que nossa legislação é bastante rígida em relação à saúde e segurança de nossos trabalhadores. Em caso de punição por descumprimento de normas legais, as multas podem ser altíssimas.

Conheça as mudanças e saiba como a sua empresa pode se adequar! Assista ao Webinar

Curso EAD Verde Ghaia – ISO 45001 – SSO

Se você deseja implementar um sistema de SSO em sua empresa, a Verde Ghaia oferece o curso ISO 45001:2018 – Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. É um curso à distância – portanto mais barato e podendo ser realizado de acordo com o cronograma disponível de seus gestores – que aborda de forma clara e objetiva todos os requisitos da norma, buscando sempre contextualizá-los à realidade.

Você também terá acesso a materiais didáticos em vários formatos e mídias, tais como videoaulas explicativas, áudios das aulas para download, apostila teórica, slides ilustrativos e avaliação interativa.

Com o curso EaD de Interpretação ISO 45001:2018 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, o aluno irá aprender a interpretar e implementar os requisitos da norma dentro do contexto de sua organização, além de desenvolver habilidades para identificar e avaliar conceitos de Saúde e Segurança Ocupacional no ambiente de trabalho.

Também aprenderá a integrar os requisitos de SSO com os outros Sistemas de Gestão, como a ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão de Qualidade) e a ISO 14001:2015 ( Sistema de Gestão de Meio Ambiente).

Fale com um dos nossos consultores sobre a implementação da Norma ISO 45001. Leia nosso e-book abaixo e conheça mais sobre os benefícios da norma.

ISO 45001 - e-book dos requisitos ISO 45001
Por que implementar a ISO 45001: conheça alguns benefícios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *