Prêmio Compliance: Palestrantes renomados discutindo Gestão de Risco
×

Maneiras práticas de se fazer Gestão de Risco


 
Maneiras práticas de se fazer Gestão de Risco
5 (100%) 2 vote[s]

IV Prêmio Compliance Brasil e a gestão de riscos

Venha discutir maneiras práticas de se fazer Gestão de Risco

Riscos são inerentes a qualquer atividade ou organização e, em uma empresa, eles são a principal causa de prejuízo econômico. Conhecer estes riscos e poder se antecipar a eles, identificando-os antes mesmo deles virem a se tornar problemas, traz a você vantagem competitiva diante do mercado, permite agir com mais confiança nas tomadas de decisão e oferece proteção para seu negócio. Por isso a importância de uma boa gestão de riscos.

E o que é gestão de riscos?

Em poucas palavras, é “o processo pelo qual o risco é medido ou estimado e estratégias são desenvolvidas para evitá-lo, reduzi-lo ou mitigá-lo”. Também pode ser definida como o “processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar ou aproveitar os riscos e incertezas sobre essa organização, que possam causar danos ao projeto, às pessoas, ao meio ambiente e a imagem da empresa”.

É uma gestão de riscos eficaz que permite que sua empresa esteja em compliance, ou seja, esteja em conformidade com todas as leis aplicáveis ao seu negócio.

Esse tema é de extrema importância nos dias atuais. Por isso, no dia 27 de junho o público presente no IV Prêmio Compliance Brasil teve a oportunidade de ouvir o que os grandes especialistas sobre gestão de riscos tinham a dizer sobre essa área.

O que significa ganhar o Prêmio Compliance?

O Prêmio Compliance Brasil surgiu como forma de reconhecimento às boas práticas de seu controle legal, sendo um incentivo para as empresas brasileiras adotarem práticas sustentáveis em seus processos, buscando assim, pelas melhoria contínua.

Esse reconhecimento é essencial, porque conseguir estar em dia com todos os requisitos legais aplicáveis ao negócio não é uma tarefa fácil, uma vez que é extenso o número de normas e leis existentes em nosso país. Então, é mais que justo e necessário reconhecer a excelência de uma gestão corporativa.

As empresas vencedoras foram selecionadas conforme seu ramo de atividade, sendo 10 categorias. São elas: meio ambiente, saúde e segurança, segurança de alimentos, energia, qualidade, responsabilidade social, cadeia logística, resíduos, inovação e gestão integrada .

Conheça as vencedoras do IV Prêmio Compliance Brasil: Clique aqui

Algumas das empresas que já ganharam o Prêmio Compliance Brasil em edições anteriores são: Nestlé, Comau, Coca Cola, Bunge, PKC Group, Kanjiko, Yamana Gold, Uberlândia Refrescos, Anglo Gold Ashanti, Tarkett, Renault.

Palestras sobre Gestão de Risco, Conformidade e Desempenho

E para ajudar a sua empresa a estar em compliance, e quem sabe também ser reconhecida e premiada no próximo Prêmio Compliance Brasil, a Verde Ghaia selecionou e convidou os nomes mais renomados quando o assunto é gestão de riscos para contarem suas experiências e quais os seus segredos para estar em conformidade com todas as leis aplicáveis ao seu negócio.

Quer saber tudo sobre normas ISO? Daniela Pedroza, diretora Técnica da Verde Ghaia falou sobre gestão de riscos nas mais diversas áreas. Ela é auditora Líder ISO 14001, ISO 22000, OHSAS 18001, ISO 9001, graduada em Engenharia Ambiental, com especialização em Negócios e Engenharia de Segurança do Trabalho.

Outro nome de peso que o IV Prêmio Compliance trouxe foi Carlos Pitanga, COO Assurance, Americas na BSI. Carlos é especialista nas áreas de Governança, Risco e Compliance, Sistemas de Gestão e Serviços de Avaliação de Produtos. Além disso, ele desenvolve organizações, fornecendo soluções de negócios.

A Verde Ghaia, responsável pelo Prêmio Compliance Brasil proporcionou aos seus convidados a experiência mais completa possível sobre este tema.

Outra convidada da premiação foi Roberta Volpato Hanoff, advogada, coordenadora da Comissão de Estudos sobre Governança e Riscos do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE); membro da Comissão Permanente de Estudos sobre Compliance do Conselho Federal da OAB;  e coautora da obra “Compliance: Como Implementar”, da Editora Trevisan (São Paulo/SP).

Três Palestrantes renomados para discutir Gestão de Risco

Daniela, Carlos e Roberta. Os três mostraram como é possível estar em compliance e mesmo assim crescer de forma sustentável ao adotar a gestão de riscos. Além de mostrar que é possível, eles falaram da importância de se estar em compliance, como por exemplo para evitar a responsabilização e até penalização de CEOs, Diretores e Técnicos por desvios de conduta das marcas que estes representam ou para evitar multas, penalidades, e perda de reputação de imagem e de valor perante o mercado e a sociedade.

Além das palestras sobre gestão de riscos, também falou-se sobre inovação disruptiva e compliance. Após as palestras, foram premiadas as melhores empresas brasileiras que alcançaram a excelência em gestão sustentável. Em seguida, acontecerá um happy hour, um momento pensado exatamente para criar um ambiente propício para um bom networking, troca de ideias e novas experiências.

Três Palestrantes de peso para discutir sobre Gestão de Risco

Portanto, dia 27 de junho foi um dia dedicado a viver a experiência de um grande evento com grandes nomes no cenário empreendedor nacional, de se inspirar, se motivar, se engajar, tirar dúvidas, conversar, aumentar sua rede, fazer seu trabalho ser reconhecido. Um momento único com pessoas únicas.

E de acordo com uma boa gestão de riscos, já identificamos os riscos enormes que você e sua empresa correm se não participarem do próximo Prêmio Compliance Brasil: ficar parado no tempo, fazendo mais do mesmo, sofrendo para cumprir tudo que a legislação exige, e ainda todo o trabalho e esforço feito no dia a dia não ser visto nem reconhecido por ninguém.

Será uma enorme oportunidade. Não corra o risco de ficar de fora! Em 2020, venha fazer parte desse momento!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *