Mapeamento de Máquinas Empilhadeiras conforme a NR 12
×

Mapeamento de Empilhadeiras na NR 12


 

Atualização da NR 12

Com a atualização da NR 12 não se faz mais necessário o mapeamento das empilhadeiras dentro do levantamento de máquinas da NR 12?

No inventário de Máquinas e Equipamentos não é necessário a inclusão de máquinas autopropelidas, conforme disposto nos seguintes itens da NR 12:

Saiba tudo sobre a atualização da NR 12 – ano 2019

Por máquina autopropelida ou automotriz, a norma define que é aquela que se desloca em meio terrestre com sistema de propulsão próprio, ou seja, as empilhadeiras não deverão constar no inventários das máquinas e equipamentos.

Aproveite para saber mais sobre a importância da Gestão de RISCOS para a sua organização. Afinal, é possível prevenir e precaver quaisquer tipos de acidentes, esse é o assunto abordado pelo Presidente/CEO do Grupo Verde Ghaia, que possui mais de 25 anos de experiência.

A gestão de risco legal é o mapeamento do seu negócio, como se fosse uma fotografia. É importante, pois é através dessa Gestão que você consegue saber como esta legalmente. Contudo, deve-se fazer uma inspeção, para a Gestão de Risco, com profissionais capacitados e experientes. A Verde Ghaia oferece o serviço Risco Legal  através de uma Assessoria Jurídica completa, cuidando de suas demandas e dúvidas minuciosas. Atuando nas áreas de Meio Ambiente e de Saúde e Segurança no Trabalho.

Assista ao Café Conectado e se mantenha informado!


8 comentários em “Mapeamento de Empilhadeiras na NR 12

  1. Olá;
    O que deverá conter em termos de documentação com relação á empilhadeiras para atender a NR 12? Além do manual de fabrica é necessário ter também um laudo técnico?

    Desde já agradeço.

    1. Olá Elaina, boa tarde!
      Conforme determina a NR 12, para as atividades que envolvem operação de empilhadeiras, deverão contar com:
      Manuais: As máquinas e equipamentos devem possuir manual de instruções fornecido pelo fabricante ou importador, com informações relativas à segurança em todas as fases de utilização. (Item 12.125)
      Identificação: Os operadores de máquinas autopropelidas devem portar cartão de identificação, com nome, função e fotografia em local visível, renovado com periodicidade máxima de um ano mediante exame médico, conforme disposições constantes das NR-7 e NR-11. (Item 12.146)
      Registro das manutenções: O registro das manutenções deve ficar disponível aos trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e reparos, bem como à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, ao Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e à fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego. (Item 12.112.1)
      Procedimentos de trabalho e segurança: Devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurança específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, passo a passo, a partir da análise de risco. (Item 12.130)
      Lembrando que toda a documentação referida na norma deve ficar disponível para o SESMT, CI ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Na Mineração -CIPAMIN, Sindicatos Representantes da Categoria Profissional e Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego. (item 12.154)
      No caso de empilhadeiras, o inventário não é obrigatório. Ademais, o laudo técnico é exigido na norma apenas para utilização de cesto suspenso, conforme determina o item 4.2.
      Karina Passos – Departamento Jurídico

  2. Boa tarde!

    As máquinas como paleteiras e empilhaderias não são enquadradas na NR-12 ou apenas não são enquadradas no inventário das máquinas que uma empresa deve fazer?

    Obrigado!

    1. Prezado Eliton, boa tarde.

      Em resposta ao questionamento, quanto às máquinas como paleteiras e empilhadeiras, que na NR 12 são denominadas como máquinas autopropelida, são sim enquadradas, sendo que, apenas não será mais necessária sua inclusão no inventário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *