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Metodologia Outsourcing: como aplicá-la na gestão de sua empresa e extrair o máximo benefício

Metodologia Outsourcing: como aplicá-la na gestão de sua empresa e extrair o máximo benefício
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Outsourcing, em outras palavras, é delegar serviços de sua empresa a terceiros e isso não é exatamente uma novidade. Há ainda muitas empresas que não sabem o que é Outsourcing, embora haja àquelas antenadas em tecnologia, inovação e métodos ágeis que já investem nessa metodologia. Atualmente, várias atividades num ambiente corporativo – como limpeza, catering e TI — costumam ser realizadas de tal forma há muito tempo.

Como aplicar a metodologia de Outsourcing na gestão de sua empresa

No entanto, o Outsourcing tem evoluído em suas aplicabilidades dentro do ambiente empresarial, focando inclusive na gestão e assim mirando no desenvolvimento de processos específicos — gerando, então, uma série de benefícios de curto, médio e longo prazo. Por isso, a metodologia de Outsourcing se revela como uma solução capaz de trazer vantagens infindáveis ao ambiente de sua empresa. Em nosso ramo de atividade, ela se faz presente para garantir que todas as leis aplicáveis ao seu negócio estejam em dia , assegurando assim os melhores resultados possíveis, tanto interna quando publicamente.

Os efeitos de uma contratação externa para verificação dos requisitos e sua conformidade não impacta apenas nos custos — que são reduzidos consideravelmente –, mas principalmente nos funcionários. O outsourcing permite maior dedicação às atividades centrais de seu negócio e também cresce a satisfação dos empregados, que não mais se dividem entre obrigações que podem ser resolvidas de maneira terceirizada.

Uma empresa com selos de certificação, cumpridora das leis e ciente de sua responsabilidade social sem dúvida apresenta muito mais credibilidade diante de seus colaboradores, fornecedores e consumidores.

Como Funciona a metodologia

Uma equipe especializada liderada por um consultor jurídico ficará a cargo de todo o monitoramento e gestão dos requisitos legais e obrigações de sua empresa, revisando cada processo minuciosamente ao longo do ano. A partir daí, algumas medidas serão tomadas:

* Todos os requisitos não pertinentes serão abolidos de imediato;

* O processo completo será registrado em relatório, descrevendo todas as evidências de atendimento ou não atendimento das obrigações, gerando dados sólidos e palpáveis;

* A partir daí, serão criados planos de ação corretivos junto aos responsáveis pela gestão, bem como serão determinados os prazos para correção das obrigações identificadas como não conformes. Se necessário, haverá também monitoramento e manutenção das documentações do sistema, de forma que estas fiquem sempre atualizadas;

* Todo o processo é compatível com o envio pontual dos relatórios de monitoramento;

* Assim, todos os fatores analisados passam por ações corretivas, preventivas e de melhoria. Ao longo do tempo, tais dados podem ser comparados aos marcos do processo, gerando indicadores de KPI altamente eficazes.

Benefícios do outsourcing

Obviamente a adoção da metodologia de Outsourcing garante uma série de vantagens para sua empresa, dentre as quais:

* Finda com o deslocamento de pessoal para dedicação à avaliação dos requisitos, permitindo assim que seus colaboradores se concentrem na atividade principal da empresa. Isto por si só já favorece a otimização, pois elimina a preocupação com imprevistos que exijam que o colaborador se sobrecarregue com várias atividades;

* Redução de custos, principalmente em treinamento e capacitação de pessoal, afinal  a equipe de Outsourcing é formada por profissionais experientes na solução de problemas e dotados de expertise em monitoramento legal. Além disso, uma empresa que oferece  Outsourcing de seu produto ou serviço já possui acesso e experiência na  tecnologias adotada;

* Com a intervenção  do serviço de Outsourcing, há também queda considerável no custo da prevenção de impactos socioeconômicos adversos, incluindo impactos ambientais, lesões e doenças ocupacionais;

* Os requisitos, obrigações e evidências estarão sempre atualizados;

* É um método excelente para empresas que desejam validação e registro de evidências em todas as suas obrigações. Em alguns planos, as ações podem ser diluídas ao longo do ano, evitando a sobrecarga de informações e de problemas a serem solucionados a toque de caixa; com isto, evita-se uma série de estresses em períodos pré-auditoria, pois todas as conformidades estarão em dia;

* A gestão manterá o foco em riscos e oportunidades;

* Haverá melhoria contínua, seguindo como base o monitoramento constante e o planejamento de indicadores e objetivos, bem como a integração destes nas estratégia e no plano de negócios.

* A valorização e acompanhamento da satisfação do cliente serão mais eficazes;

* Será possível mensurar a necessidade de investimento em recursos humanos e em treinamento, gerando planos de treinamento personalizados com base nas necessidades detectadas.

* A revisão dos processos torna os colaboradores mais eficientes e facilita o trabalho cotidiano deles. Ganha-se não apenas em otimização, mas também em redução de desperdícios e na satisfação das equipes.

* Imensa vantagem competitiva, pois o Outsourcing gera mais eficiência e produtividade ao desenvolvimento de soluções porque o trabalho é feito por profissionais experientes e conhecedores do mercado. Como eles têm acesso mais frequente às tendências do segmento, ficará bem mais fácil apresentar uma solução que auxilie na obtenção de vantagens competitivas.

 

A adoção da metodologia Outsourcing pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, mas para que seja bem-sucedida, é essencial garantir que a equipe externa esteja ciente da cultura da organização e também da infraestrutura disponível para execução de seu planejamento. Por isso é importante que todos os objetivos estejam bem alinhados a fim de não haver ruídos na comunicação e nem erros de avaliação.

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