×

Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações


 
Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações
5 (100%) 2 votes

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, recentemente, a nova versão da NBR 10152:2017. A norma de Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações substituirá a 1ª edição de 1987, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Acústica (ABNT/CEE-196).

A NBR 10152:2017 traz mais segurança e profissionalismo para o setor de acústica brasileiro, e é fundamental para os profissionais que atuam na área de projetos. A primeira edição desta norma possuía apenas 4 páginas e 1 anexo, enquanto esta segunda edição possui 21 páginas e 4 anexos. Ao longo destes 30 anos entre as duas edições podemos perceber que houve uma mudança completa de conteúdo.

A nova NBR 10152:2017 estabelece:

  • procedimento para execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações;
  • procedimento para determinação do nível de pressão sonora representativo de um ambiente interno a uma edificação;
  • procedimento e valores de referência para avaliação sonora de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso;
  • valores de referência de níveis de pressão sonora para estudos e projetos acústicos de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso.

Caso deseje adquirir a versão atualizada desta NBR, deverá entrar em contato com a própria ABNT, a qual é a detentora dos direitos autorais, através do site http://www.abnt.org.br.

Caso precise de consultoria, a Verde Ghaia está à disposição de sua empresa.

Gabriela Cristina Umbelino Viana
Colaboradora do setor de Legislação e Pesquisa Verde Ghaia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *