×

Nova Estrutura da ISO 45001: Hora de fazer o Diagnóstico!

Nova Estrutura da ISO 45001: Hora de fazer o Diagnóstico!
5 (100%) 4 votes

Entenda as mudanças e realize o Diagnóstico ISO 45001 

A ISO 45001:2018 em português foi publicada e é preciso começar o diagnóstico ISO 45001!
A norma em português acabou de ser publicada no Brasil em maio/18 pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A norma, que apresenta os requisitos para implantação e certificação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Esses são os Requisitos com orientação para uso, e a mesma permite que:

# A organização venha oferecer locais de trabalho seguros e saudáveis;
# Evitar lesões, doenças e problemas de saúde ao trabalhador;
# Melhorar continuamente o desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho.

Um pouco mais sobre a Norma

A norma está baseada nas diretrizes da Organização Mundial do Trabalho. Assim sendo, a ISO 45001 irá substituir a atual norma de certificação OHSAS 18001. Isso ocorrerá após o prazo de validade da OHSAS. De acordo com o objetivo, busca-se ter maior alinhamento entre os padrões de sistema de gestão da ISO. Por exemplo, as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, visando facilitar a implementação de duas ou mais normas nas empresas.

A equipe técnica da Verde Ghaia acompanha de perto todo o processo. Desse modo, antecipa para você informações sobre as novidades da norma de Saúde e Segurança Ocupacional.

Processo de transição até a publicação da ISO 45001

# DIS  – Draft International Standart até 12/05/2016.
# FDIS – Final Draft International Standart.
# Publicação da norma em espanhol em março/18.
# Publicação da norma em português em maio/18.
# A empresa terá o período de transição de 3 anos. Isto é, a partir da data de publicação da versão oficial da norma.

O que vem de diferente com a chegada da estrutura

Conheça as principais mudanças que devem ser proporcionadas pela ISO45001:

# Adoção da Estrutura de Alto Nível, permite a melhor integração com as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. Desse modo, facilita-se o processo de implementação e gestão de duas ou mais normas pela empresa;
# Levantamento de ações para enfrentar riscos e oportunidades do negócio e do Sistema de Gestão de SST da empresa;
# Planejamento dos planos de ações quanto aos riscos e oportunidades, requisitos legais e preparação às situações de emergências;
# Implementar e manter processos para eliminar os perigos e reduzir os riscos de SSO nas atividades desenvolvidos pelos trabalhadores;
# Incorporação do conceito PDCA para melhor gestão do desempenho do SG de SSO;
# Possibilidade de integração no sistema de gestão. Assim como, de outros aspectos de saúde e segurança, além de tranquilidade e bem-estar do trabalhador;

Quer mais benefícios?

# Sistema de Gestão atuante na gestão de mudanças relacionados aos locais de trabalho e arredores, por exemplo, organização do trabalho; condições de trabalho; equipamentos; desenvolvimento de conhecimento e tecnologia; obtenção de conhecimentos sobre perigos e riscos e etc;
# Mudanças no controle de aquisição de produtos e serviços com os contratados e terceirizados;
# Compreensão prévia do contexto da organização para determinação do escopo.
# Por conseguinte, maior presença das lideranças como “peças-chave”. Assim, busca-se por uma efetiva implementação e gestão do desempenho de SSO.

Saiba sobre o processo de transição

Certificado: segue-se o padrão das demais normas. Sendo que após a publicação oficial da ISO45001, o certificado OHSAS18001 ainda continuará válido. Salienta-se que apenas por até 3 anos, prazo para o processo de transição.

Prazo: a empresa tem um prazo de 03 anos para se adequar aos requisitos da norma ISO45001. Ou seja, a partir da data de publicação da versão final.

Validade certificado: Ao término do período de transição (03 anos), os certificados da OHSAS18001 não serão válidos mais.

O que fazer para se adequar à norma ISO 45001?

Agora, que a tão esperada ISO 45001 foi publicada na versão em portugês, a sua empresa pode adotar alguns passos para se adequar. Por exemplo:

Entendendo a norma:  o primeiro passo será a interpretação da norma. Nele será avaliando as adequações que precisam ser feitas para a implementação. Para isso, a empresa poderá contar com assessoria técnica de Consultores, devidamente capacitados.

Treinamento e capacitação: os principais responsáveis pelo Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional, bem como a alta gestão, precisarão passar por cursos e treinamentos sobre as mudanças trazidas pela nova norma.

Comunicação e Conscientização: todos devem estar envolvidos e comprometidos com a mudança. É importante que seja estabelecido um processo de comunicação efetivo sobre a nova norma. Isto pois, as mudanças que ela proporciona e a importância do sistema de gestão e da certificação para o melhor desempenho de saúde e segurança ocupacional da empresa.

Planejamento: a partir da avaliação das adequações, daquelas que serão necessárias, para atender aos requisitos da ISO45001, a empresa deverá estabelecer um planejamento. Não obstante, neste planejamento, deve-se definir as ações, prazos, responsáveis e custos (caso sejam necessários) para cada etapa do processo.

Benefícios com a implementação da ISO45001

Entender os benefícios que a norma ISO45001 pode proporcionar melhorias na gestão do desempenho de SSO da sua empresa. Logo, a implementação do Sistema de Gerenciamento de SST, contribui para que a organização controle seus riscos de SST e consequentemente, melhore o seu desempenho. Desse modo, facilita-se o diagnóstico e a implementação de duas ou mais normas ISO. Dessa maneira, a partir da adoção da Estrutura de Alto Nível, se integra todos os padrões ISO, exigidos.

Por conseguinte, ressalva-se a importância de se alinhar a gestão da SSO à estratégia da empresa. Uma vez que, se faz importante conhecer e gerir de forma mais efetiva os perigos, os riscos e oportunidades relacionados à saúde e segurança ocupacional.

Sendo assim, deve-se estabelecer controles operacionais para eliminar ou minimizar os efeitos em potencial e, até mesmo, eliminá-los. Além disso, deve-se buscar por melhorias na comunicação e na capacitação para que todos da empresa estejam conscientes e compromissados em eliminar ou reduzir os riscos da saúde e segurança ocupacional.

Contudo, o que todas as 0rganizações devem estabelecer, é uma cultura de segurança e saúde ocupacional, que prima pela prevenção e pela saúde dos trabalhadores.

O que a empresa ganha com a ISO 45001

Sem dúvida, a implantação de um Sistema de Gestão de SSO baseado na norma ISO45001 permite que a sua empresa possa conhecer e gerenciar melhor os seus riscos. Assim sendo, é possível estabelecer os controles e definir objetivos focados na proteção da saúde física e mental dos trabalhadores, bem como considerando as estratégias da Alta Direção.

Conheça alguns dos benefícios que podem ser proporcionados pela ISO45001:

# Promover a proteção da saúde física e metal dos trabalhadores;
# Processos eficazes para identificar perigos, controlar os riscos de SST, bem como potencializar as oportunidades para a Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho;
# Minimizar o risco de incidentes e de acidentes de trabalho;
# Diminuir índices de afastamentos e de turn over;
# Reduzir probabilidade de prejuízos financeiros com multas, embargos e/ou passivos trabalhistas;
# Melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores;
# Fomentar uma cultura que apoie voluntariamente o Sistema de Gestão de SSO e muito mais.

Venha fazer o diagnóstico de SSO através da Plataforma Online?

O consultor especializado em SSO do Grupo Verde Ghaia está à disposição para ministrar o Treinamento Presencial de Interpretação e Implementação da ISO 45001. Em seguida, será disponibilizado o curso online da nova Norma ISO 45001.

Já que as expectativas são muitas, as nossas consultoras Bianca Rúbia e Paula Baptista, organizaram um bate papo sobre as mudanças. O vídeo está disponível em nosso canal do Youtube. Nesse meio tempo, se você quiser saber mais sobre as principais mudanças da ISO, baixe nosso e-book.

Esperamos por você no nosso Curso de EAD que está cheio de novidades. Inclusive com um quadro de Afinidades entre a Norma ISO 45001:2018 e a OHSAS 18001!

 

2 thoughts on “Nova Estrutura da ISO 45001: Hora de fazer o Diagnóstico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *