×

Tendências que vão marcar a Gestão Corporativa em 2020


 

No mundo dos negócios é difícil acompanhar as mudanças que acontecem a cada minuto em todo o mundo, pois somos bombardeados a todo o tempo com uma quantidade enorme de informações e dados. Se não soubermos lidar com isso seremos engolidos pelo mercado que está cada vez mais competitivo. Mas, há uma saída: se antecipar. Conhecer as tendências que vão marcar a gestão corporativa em 2020 é uma estratégia fundamental para se destacar no próximo ano.

Sem dúvida é necessário considerar a utilização da tecnologia como uma grande aliada para os negócios. A internet também é outra parceira fundamental, que veio para encurtar distâncias e eliminar fronteiras. Juntas, elas permitem unir a utilização de softwares e ferramentas para analisar os dados em tempo real, ao mesmo tempo verificando o que está acontecendo no mundo como também dentro da sua própria empresa.

Mas somente isso não basta. O empresário de 2020 precisa também se antecipar e conhecer todas as estratégias que podem ser usadas a seu favor. E é isso sobre isso que vamos falar neste artigo: quais as tendências da gestão corporativa que você definitivamente precisa conhecer para começar 2020 com o pé direito e seguro de estar fazendo um bom trabalho.

Gestão corporativa: o que é Business Inteligence?

Um termo que certamente você escutará muito por aí no próximo ano é o Business Intelligence. Essa é uma estratégia que já está em aplicação na maioria das empresas com visão de futuro e que tende a se tornar ainda mais sólida com o decorrer dos anos.

O termo Business Intelligence (BI), que pode ser traduzido como “inteligência de negócios” ou “inteligência empresarial”, se resume a uma série de mecanismos que visam reunir, agrupar, organizar e coletar dados que são essenciais para o crescimento do negócio.

Basicamente, o BI é capaz de reunir e listar um grande volume de informações, tornando-as acessíveis a qualquer hora e a qualquer momento. São informações que facilitam a tomada de decisões e que dão muito mais praticidade e segurança para a rotina empresarial.

É importante entender que o BI não aborda somente a parte comercial, mas destaca também a importância de todos os setores para o bom funcionamento da empresa. Através do BI os dados são reunidos e organizados para dar uma visão do todo, permitindo escolher quais as melhores estratégias a serem dotadas em determinadas áreas. Assim, a gestão corporativa torna-se mais assertiva em suas tomadas de decisão, e a organização como um todo cresce de forma sólida ao longo do tempo.

Soluções intuitivas podem lhe ajudar a ter melhores resultados

A gestão corporativa em 2020 demandará cada vez mais soluções intuitivas, que sejam simples e fáceis de serem interpretadas e utilizadas. Isso pode ser aplicado, por exemplo, a um bom software de gestão.

O software precisa funcionar e estar de acordo com as necessidades da empresa. Não adianta adotar um software que funcione perfeitamente bem para um determinado padrão de negócios, mas não atende as necessidades de outro. Em outras palavras, “o que pode ser bom para um pode não ser para o outro”. Por isso, analise sua empresa e escolha o que for melhor para a situação em que ela se encontra hoje visando atingir o objetivo que você deseja.

E lembre-se: quanto mais fácil de usar, mais rápido o trabalho será feito. Quanto mais simples sua interface, melhor para todos usarem. Quanto mais moderno, maiores são as chances de obter os resultados esperados.

Trabalho colaborativo: uma estratégia essencial na gestão corporativa

Gestão corporativa em 2020 - Investimento em automatizaçãoTão importante quanto organizar e padronizar as informações é tornar o trabalho cada vez mais colaborativo. Ou seja, quanto maior a colaboração dentro de uma gestão corporativa, mais a empresa vai se destacar no mercado, desenvolvendo um diferencial competitivo importantíssimo no mundo atual.

Em 2020 delegar funções continuará sendo uma estratégia sim. E ainda será muito necessária a figura de um líder, até mais que em épocas anteriores. Mas, é preciso também incentivar que os membros de uma equipe compartilhem suas sugestões, deem opiniões, trabalhem juntos visando atingir um resultado comum.

Investimento em automatização

Outra tendência para a gestão corporativa em 2020 é o investimento em automatizações que tornem determinada atividade mais fácil, rápida e eficaz para todos os envolvidos, especialmente para os seus clientes.

Nesse cenário, é preciso citar os softwares de gestão como sendo alguns dos elementos mais importantes para o crescimento de sua empresa, e que com certeza fará uma grande diferença na qualidade da gestão, na assertividade das tomadas de decisão e, consequentemente, na obtenção dos resultados desejados.

Novas capacidades para novos profissionais

https://www.youtube.com/watch?v=SEsQ2OeX4QQ

Foi-se o tempo em que as exigências para a contratação de profissionais eram mínimas. Às vezes, bastava um pouco de conhecimento técnico que a carteira de trabalho já era assinada.

Hoje, o mundo dos negócios está muito mais exigente do que em qualquer outra época. Ter um bom currículo é apenas um dos requisitos mínimos para conquistar uma boa vaga de emprego. Neste sentido, uma das tendências para 2020 é a proatividade. A gestão corporativa do próximo ano exigirá ainda mais que os profissionais apresentem traços de autonomia e disponibilidade, que não esperem receber ordens, mas que se antecipem, vão lá e façam.

Além da proatividade, a tendência é que os profissionais possuam um conjunto de habilidades que envolvem a criatividade, a motivação, o pensamento estratégico e crítico, a capacidade de inovar, a inteligência emocional e a autenticidade.

Essas habilidades remetem à outra tendência: da autogestão e da produtividade. O mercado está se adaptando a esse novo tipo de profissional, e para uma boa gestão corporativa, você precisa se adaptar também, incentivando que todos possam ser líderes de si mesmos na empresa. Ou seja, nada de chefe pegando no pé!

A ideia é que você consiga contar com um time preparado para atuar de maneira independente, não dependendo sempre de demandas, ou ordens e delegações de tarefas. A confiança, é claro, será a base desse relacionamento.

Por que investir em Chatbots no próximo ano?

Quando se fala em desenvolvimento e crescimento empresarial, um dos pontos cruciais é o atendimento ao cliente. Afinal, sem o cliente, uma empresa perde o motivo da sua existência.

A atenção que deve ser dirigida para atender o cliente deve ser uma das principais estratégias para a gestão corporativa em 2020. E a tendência nesse caso é a implantação de Chatbots. Afinal, chatbots é a possibilidade de oferecer ao seu cliente um atendimento em tempo integral, esclarecendo dúvidas, sanando dificuldades ou passando informações de forma rápida e simples.

É neste sentido que a tecnologia mais uma vez se torna nossa aliada. Porque através do aperfeiçoamento tecnológico constante os clientes poderão se comunicar tranquilamente com a máquina, usando linguagem natural e coloquial. Os sistemas super avançados serão cada vez mais capazes de compreender e esclarecer as questões dentro de sua programação.

Centralização dos serviços no cliente – o bem maior de qualquer empresa!

https://www.youtube.com/watch?v=QcKIr3IC_YE

Se o atendimento ao cliente é um dos pontos cruciais, quando se pergunta o que há de mais importante em uma empresa, a resposta tem que ser unânime: o cliente! Absolutamente tudo o que você faz e pretende fazer é para trazer uma experiência nova e satisfatória ao seu público-alvo.

 Por isso mesmo a centralização dos serviços no que diz respeito a gestão corporativa em 2020 estará toda voltada para o cliente. A ideia é proporcionar experiências cada vez melhores, de modo que a clientela volte sempre.

Para isso, é preciso estar a par de todas as novidades do marketing, acompanhar a jornada de compra e criar estratégias para que o cliente se sinta confortável e acolhido em todas as etapas do funil.

O uso de métricas e dados para fazer contato com aquele cliente inativo, e estratégias de fidelização também serão muito bem-vindas.

Antecipe-se e faça a diferença!

As tendências para a gestão corporativa em 2020 têm a intenção de fazer com que você compreenda a sua empresa como um todo. Não há mais espaço para atuações isoladas dos setores nem de pessoas. A organização precisa atuar de maneira uniforme.

Por isso, a gestão corporativa em 2020 parte do princípio de que você deve formar uma equipe de qualidade, construir uma base de valores sólida e apostar nos benefícios do mundo digital e da tecnologia. Faça-os com sejam seus verdadeiros aliados estratégicos na busca pelos melhores resultados para que você se destaque no mercado no próximo ano.


Deivison Pedroza – CEO e Fundador do Grupo Verde Ghaia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *