×

O que as Startups no Websummit estão propondo ao mercado?


 
Avalie este post

Websummit deu show em todas as suas renomadas palestras. E nāo podemos deixar de falar das Startups que se apresentaram por lá. Muitas portuguesas, obviamente, mas, as estrangeiras também conseguiram destaques nos stands.

As Startups se apresentaram nos pavilhões com Alpha e Beta, que representam negócios em fase de desenvolvimento. Estão abertas aos negócios, mas sem venda concretizada, andam assim como aquelas que já conseguiram certa estabilidade e estão colhendo resultados dos seus esforços.

As atrações foram as mais diversas, desde o stand da Google com instrutor ensinando como meditar e colocar em prática na nossa rotina, para melhorar a qualidade de vida e ajudar a reduzir o stress no trabalho. Valeu esperar por quase uma hora e passar por essa experiência. Mas, quem roubou a atenção nesse dia, foram os famosos “cafezinhos”, o cheiro e o sabor eram os mesmos. Mas, ser servido por um astronauta que portava uma pistola que serve café expresso, é mesmo divertido.  Essa ideia foi a proposta da empresa Delta de servir café em eventos corporativos. O mercado almeja ideias e tecnologia disruptivas, propondo experiências únicas, criativas, tornando aquele momento inesquecível para o cliente.

Uma outra atração foram os boxes de vidro, criados para reuniões, mas com um conceito mais criativo, servindo para quebrar um pouco de gelo na hora de falar sobre negócios. Embora havia aqueles que se sentiram meio sem graça de ter que escalar uma pequena árvore para chegar até o boxe de vidro, muitos se divertiram escalando ou subindo pelas escadas. Dentro dos boxes as cadeiras tradicionais davam lugar aos balanços, aqueles que muitas crianças costumavam brincar nos quintais de suas casas. Não pense que os tímidos ficaram sem local para se reunir. Havia um táxi antigo da Mercedes Benz, da década de 70, com poltronas confortáveis e espaço agradabilíssimo para se discutir negócios e quem sabe fechar algum acordo? Essa foi a ideia do My Taxi.

E que tal fechar um negócio e saber com antecedência como o seu cliente está se sentindo naquele momento? Essa é uma ideia da Startup Japonesa Empath. O App consegue avaliar as emoções das pessoas através do timbre da voz. Para isso, eles utilizam de IA que analisa o timbre, apresentando o estado emocional da pessoa ou até mesmo gerando um perfil detalhado das emoções. Quem sabe no futuro, as áreas de RH passarão a usar IA para avaliar os candidatos, acertando corretamente não apenas o perfil intelectual, mas o emocional, alcançando melhores resultados para as empresas? Esse App já está em fase final, mas ainda não há comprovação de que a ferramenta gera dados 100% confiáveis.

Ideias criativas, inovadoras e com olhar para o futuro é o que não faltou no Websummit. E quem se preocupou com o futuro mais “certeiro” foi a Startup Familypay. Eles criaram um App para pais divorciados. E por curiosidade, descobri que Portugal ocupa o 3º lugar na Europa com 70% dos casamentos desfeitos. E esse App visa ajudar os casais divorciados a gerirem as agendas dos filhos como os horários de visita, agenda de tarefas, horário escolar e claro, os gastos gerados. Mas, o que mais chamou atenção desse App é a possibilidade de realizar transações bancárias. Se esse App chegar ao mercado, provavelmente será um sucesso, pois o índice de divórcios tem crescido muito devido ao grande número de casamentos realizados com imaturidade.

Um App que chamou a nossa atenção, acredito que por causa de alguns acontecimentos semelhantes ao Brasil, foi o aplicativo Nina. A proposta é integrar as plataformas de transportes públicos como o Cabify, Uber, 99 Taxi para divulgar assédios ocorridos nos meios de transporte. A proposta é que através da integração as pessoas que sofrerem algum tipo de abuso possa denunciar imediatamente a empresa responsável, para que esta tome uma atitude, notificando o motorista agressor e tomando providências cabíveis.

A proposta desse App veio da dificuldade de se comunicar com as empresas responsáveis, conscientizando-as de que seus colaboradores não praticam a profissão com ética e respeito aos usuários/clientes. Espero que esse App realmente ajude a dar mais segurança e tranquilidade as pessoas que usam aplicativos de transportes como esses, pois infelizmente muitos passam por momentos constrangedores e traumáticos.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *